5 dicas fundamentais para mobiliar e decorar apartamentos pequenos
Confira algumas dicas para conseguir otimizar estes espaços.
Espaços de moradia pequenos já são uma realidade para a grande maioria das famílias brasileiras, especialmente as que optam em morar em apartamentos nas grandes cidades. Os valores dos imóveis continuam muito acima do que os brasileiros médios conseguem pagar. E as construtoras estão investindo cada vez mais em apartamentos pequenos e apostando em áreas de convivência coletiva.
Essa não é uma realidade apenas no Brasil, podendo ser considerado como uma tendencia no mundo todo pelas grandes cidades. A decisão de diminuir os espaços de moradia leva em consideração não apenas os aspectos econômicos, mas também o fato das famílias estarem, de uma forma geral, diminuindo.
Mas nem sempre os apartamentos compactos significam que as pessoas terão que morar em um local que seja considerado como inconfortável. Junto com a redução dos espaços, a indústria também tem pensado em soluções que para conseguir encaixar os mais variados tipos de móveis e de acessórios para que possam ser adaptados aos espaços menores.
Também é importante que as pessoas acabem adaptando alguns dos seus conceitos e mudando o que era considerado como padrão para as casas maiores. Confira algumas dicas fundamentais para conseguir mobiliar e também decorar os apartamentos menores:
Opte pelas cores claras
Boa parte da ideia de espaço que temos de um determinado ambiente está relacionada com a forma como o nosso cérebro faz a leitura do ambiente. E as cores acabam tendo um efeito muito importante em qualquer espaço. Por isso, as escolhas das cores que vão ser utilizadas tanto nas paredes como também nos acessórios que possuem mais presença na casa, como as cortinas, interferem na sensação de espaço.
As cores mais claras são aquelas mais recomendadas para abrir os espaços e passar a sensação de amplitude para o cérebro. Mas isso não significa que as cores mais escuras e fortes não podem ser utilizadas nos apartamentos. Neste caso, elas podem acabar sendo utilizadas em locais pontuais para criar contrapontos.
Cuidado com os eletrodomésticos
As cozinhas destes apartamentos mais compactos costumam ser muito pequenas, geralmente no formato de corredor. E isso pode acabar se tornando um problema não apenas para mobiliar, uma vez que é possível comprar os móveis planejados específicos para estes ambientes, mas também em virtude dos eletrodomésticos serem grandes.
Para estes espaços, é muito importante que o planejamento da cozinha não seja feito apenas para os móveis. Os eletrodomésticos devem ser pensados em conjunto, e todos os espaços devem ser aproveitados. Além disso, também é importante se utilizar do poder dos nichos nestes espaços, para que eles possam ir sendo encaixados para aumentar a capacidade de manter os itens necessários.
Aposte em espelhos
Ainda seguindo a ideia de “enganar” o cérebro para que ele tenha a sensação de estar em um espaço maior do que realmente é, um outro item que costuma fazer este papel muito bem é o espelho. Por isso ele pode estar presente em diferentes partes, como a sala de estar, ou o quarto.
Mas é importante também tomar alguns cuidados. No momento em que as pessoas decidem colocar um grande espeço em uma determinada parede do apartamento, ela não vai conseguir utilizar este mesmo espaço para colocar outros elementos que também são importantes, como os nichos e as prateleiras. Por isso eles devem ser colocados sempre em pontos estratégicos.
Ilumine bem os espaços
Além das cores mais claras, também é muito importante investir em uma boa iluminação para que os espaços pareçam maiores. Uma dica que costuma ajudar muito e criar efeitos interessantes é não utilizar apenas pontos únicos de luz. O ideal é apostar nos suportes que permitem com que os pontos sejam direcionados para diferentes cantos.
Também é mais recomendado optar pela luz fria do que pela luz quente, quando estamos falando nos pontos de luz principais. Já a luz quente pode ser inserida em pontos específicos, como nos abajures ou em fitas de led abaixo dos armários da cozinha.
Busque soluções criativas
Por último e não menos importante, é fundamental ser criativo e pensar em soluções fora da caixa. Caso tenha um espaço disponível em cima do fogão, que tal colocar ali um arame para pendurar as panelas e liberar espaço nos armários? São essas alternativas que devem ser pensadas para otimizar os apartamentos menores.