5 dicas para não errar na escolha das cadeiras da sala de jantar

Design e conforto devem ser levados em consideração no momento da compra.

Publicado em 12/01/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A sala de jantar conta com alguns elementos característicos. Antes de mais nada, este é um espaço separado pelas pessoas para que elas possam fazer suas refeições, seja em família ou seja quando as pessoas recebem amigos e demais convidados. Por isso, uma mesa acaba geralmente sendo o centro de todo o cômodo.

5 dicas para não errar na escolha das cadeiras da sala de jantar

E ao redor da mesa acabam ficando as cadeiras, que também acabam tendo um papel fundamental nestes cômodos. Basicamente elas acabam tendo uma função prática, que é permitir que as pessoas sentem para que consigam fazer as refeições à mesa. Mas elas também acabam tendo um impacto estético muito importante, já que elas ocupam um espaço considerável, além de geralmente ficarem posicionadas em uma região central da peça.

Confira algumas dicas para não errar na hora de escolher as cadeiras mais interessantes para a sua sala de jantar:

Meça a altura da mesa

Anúncios

Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas saibam exatamente a altura da mesa no momento em que elas forem comprar as cadeiras, especialmente se as peças acabarem não estando inseridas em um jogo ou em um conjunto. É importante também ficar atento a alguns outros detalhes e características da mesa que possam acabar interferindo na forma como as pessoas ficam posicionadas no momento da refeição.

Por exemplo, existem determinadas mesas que contam com detalhes e elevações, que fazem com que elas sejam mais altas do que parecem para quem olha de fora. Essas alterações geralmente são identificadas no tampo e nos pés. Com essas informações é possível escolher um modelo de cadeira que deixe todos confortáveis.

Anúncios

Como referência, para uma mesa com altura padrão, variando entre 70 a 80 cm, as cadeiras ideais devem ter a altura do assento entre 45 a 50 cm.

Escolha a quantidade ideal

Existe um padrão de mercado no qual as pessoas compram jogos de cadeira que normalmente possuem 4 ou 6 peças. Mas nada impede que as pessoas comprem menos ou mais. O importante é que as pessoas tenham a quantidade de cadeiras que seja considerada como ideal para atender o público que frequenta o espaço.

E isso vale especialmente para os ambientes menores, já que muitas vezes as cadeiras acabam apenas deixando o ambiente menor ainda, sem que ela sejam de fato utilizadas. Além disso, a quantidade de cadeiras também deve acabar sendo proporcional ao comprimento e ao formato da mesa. É importante que a distribuição das cadeiras acabe sendo bem equilibradas pela mesa, justamente para que o espaço não fique desequilibrado.

Não esqueça de optar pelo conforto

É muito importante também que as pessoas não deixem de ficar atentas com o conforto das cadeiras. Hoje em dia existe uma grande variedade de modelos disponíveis, mas geralmente aquelas cadeiras que apresentam pelo menos algum tipo de almofada no assento e na região das costas acaba sendo muito mais interessante para quem pretende passar um tempo a mais sentado.

Mas também é importante que o conforto das cadeiras acabe não se tornando um empecilho para os requisitos anteriores. Afinal de contas, as cadeiras que estão na sala de jantar normalmente acabam não sendo ocupadas por muitas horas ininterruptas, o que acontece com outros assentos, como os sofás da sala de estar.

Opte pode modelos diferentes

Outro padrão que acaba se tornando bastante comum no segmento de venda de cadeiras é que todas elas tenham o mesmo formato. Mas as pessoas também podem optar por trabalhar com um mix de cadeiras, com diferentes modelos, que podem até mesmo atender diferentes necessidades das pessoas que vão ocupar este espaço.

O mix de cadeiras também pode acabar resultando em um visual realmente bastante interessante. A composição alternada, modificando as cadeiras das pontas da mesa ou até mesmo escolhendo todas diferentes, podem deixar um efeito muito bonito. Mas, neste caso, é sempre importante que elas criem pelo menos algum tipo de harmonia.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.