5 formas de melhorar o bem-estar no ambiente de trabalho, segundo a ciência.
Confira as dicas para melhorar o dia a dia dentro de escritórios e que foram baseadas em uma pesquisa.
A saúde mental pode ser considerada, cada vez mais, como uma preocupação das pessoas de uma forma geral. E também acabou se tornando uma preocupação latente das empresas que possuem uma visão de futuro, já que elas normalmente entendem que a forma de se obter bons resultados realmente é com o funcionário trabalhando de uma forma saudável, em todos os aspectos.
Recentemente foram divulgados os resultados de uma pesquisa e de um estudo feito por Laurie Santos, professora de psicologia da Universidade Yale (EUA) e apresentadora do podcast “The Happiness Lab” – “O Laboratório da Felicidade”, em tradução livre, disponível no Spotify.
O principal objetivo desta pesquisa feita foi identificar os hábitos que poderiam ser adotados pelas pessoas para que elas consigam ter um melhor bem-estar quando estão trabalhando em seus escritórios. A pesquisa também acaba tendo como objetivo fazer com que as empresas também possam adotar diferentes comportamentos afim de melhorar a saúde mental dos seus colaboradores.
Junto com as dicas, a professora também apresentou alguns números que indicam como realmente acaba sendo importante discutir a saúde mental. Pelo menos 40% dos estudantes universitários nos EUA afirmam estar deprimidos demais para realizar atividades cotidianas – e 67% estão ansiosos na maior parte do tempo. E pesquisas locais também indicam que a saúde mental dos brasileiros também segue no mesmo ritmo.
Confira as dicas apresentadas pela pesquisadora para melhorar o bem-estar dentro do ambiente de trabalho:
Reconheça emoções negativas
Antes de mais nada, as pessoas precisam aprender a reconhecer suas emoções negativas. Existe uma tendência de acreditar que no ambiente de trabalho as pessoas devem esconder sentimentos de cansaço, frustração ou tristeza. Mas eles devem ser encarados no dia a dia.
A professora recomenda que as pessoas parem e consigam pensar e entender o que causa determinados sentimentos de tristeza ou qualquer outro aspecto negativo. A partir do momento que as pessoas acabam conseguindo identificar essas causas, acaba sendo mais fácil criar um plano de ação que poderá ajudar a resolver essas situações.
Repense as noções de produtividade
Outro passo que acaba sendo muito importante para as pessoas no dia a dia é que elas repensem as noções que elas acabaram criando durante toda sua vida de produtividade, e que atualmente podem ter mudado de uma forma drástica. Nem sempre ser produtivo é ter uma agenda cheia de reuniões ou ficar o tempo todo fazendo atividades menores, como conferir e-mails e mensagens.
É importante direcionar os esforços mentais para atividades que realmente tenham uma contribuição efetiva para os projetos e para as metas de uma forma geral. Além disso, é importante reconhecer os próprios limites em relação a sua capacidade de trabalho.
Exercite a autocompaixão
A professora também afirma que as pessoas precisam exercitar a sua autocompaixão para que elas consigam ter um melhor desempenho e conseguir se sentir melhor dentro do ambiente de trabalho. A professora acaba indo mais além, afirmando que isso envolve um processo de três partes:
1. identificar a situação pela qual você está passando; 2. reconhecer suas falhas e limitações, lembrando que cada pessoa tem as suas; e 3. se perguntar o que pode fazer para ser mais gentil consigo mesmo.
Busque um emprego que seja compatível com seus valores
Caso a pessoa esteja inserida em uma realidade na qual ela acaba tendo a oportunidade de escolher diferentes ofertas de emprego, a professora garante que vale muito mais a pena escolher uma atividade profissional em uma empresa que esteja na mesma página em relação aos seus valores.
Mesmo que o salário seja um pouco menor, a incompatibilidade profissional pode acabar se tornando um dos principais motivos de frustração no dia a dia das pessoas, sendo que em muitos casos isso acaba tendo impactos negativos na saúde mental fora do espaço profissional.
Faça amizades no trabalho
Mesmo que nem sempre seja uma tarefa fácil conseguir amigos sinceros dentro do ambiente de trabalho, os profissionais que de fato possuem amigos acabam se tornando muito mais felizes. Basicamente as relações de amizade criadas entre os colegas ajudam na melhoria do senso de pertencimento, favorecendo o desempenho profissional como um todo.