6 passos básicos para melhorar seu bem-estar físico e mental

Confira atitudes que podem melhorar seu dia a dia.

Publicado em 04/10/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O conceito de bem-estar acabou sofrendo profundas mudanças com o passar dos anos e ainda sofre bastante com as questões relacionadas as características locais e sociais de determinadas culturas e sociedades. Em determinados períodos da história da humanidade, a preocupação estava relacionada apenas as questões de saúde física. Com o passar dos anos, questões relacionadas a posse material acabaram se tornando essenciais.

6 passos básicos para melhorar seu bem-estar físico e mental

Hoje em dia este é um conceito que se tornou muito mais amplo e que envolve uma série de questões relacionadas à percepção da saúde nos aspectos mental, emocional, social e físico. Também está relacionado algumas características da humanidade atual que acabaram se tornando fontes de problemas, como a tecnologia e a conexão global, que aumentou a sensação de ansiedade e abre as portas para outros problemas psicológicos e até mesmo físicos.

Para conseguir melhorar o bem-estar físico e mental, um dos principais segredos é realmente apostar em uma série de passos que devem fazer parte de uma rotina. Confira alguns passos que podem ser seguidos no dia a dia:

Desafie os pensamentos

Anúncios

Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas mantenham uma mente questionada, especialmente em relação as coisas e os pensamentos que podem ser considerados como causadores de acontecimentos negativos. Estes pensamentos negativos devem sempre ser questionados para que as pessoas consigam entender se eles fazem algum sentido. Em muitos casos, eles estão apenas carregados de emoções e não possuem, de fato, comprovações de que sejam uma realidade.

Basicamente ele se resume no fato de que muitas pessoas, em determinado momento da sua vida, podem acabar se deparando com situações as quais elas acreditaram que não iriam conseguir resolver, mas no final conseguem.

Mantenha-se focado no presente

Anúncios

É muito complicado, especialmente nos dias de hoje, em que vivemos na era da informação, conseguir focar sua mente para pensar apenas nas coisas que estão acontecendo naquele momento, sem acabar se prendendo ao que aconteceu no passado e também sem conseguir ficar pensando nas coisas que podem acontecer no futuro. Mas o foco no presente costuma ser uma das melhores formas de ficar bem consigo mesmo.

O ideal é que as pessoas consigam aceitar o presente sem julgamentos, sendo que este julgamento não deve ser feito nem em relação as outras pessoas e nem em relação a si mesmo. Ao conseguir isso, muitos acabam percebendo que existe uma redução significativa no estresse e também na autocobrança.

Faça exercícios de forma regular

As atividades físicas são muito importantes. Não é necessário se tornar um grande atleta e nem seguir o que todo mundo está fazendo em uma determinada época, como se matricular em uma academia, mas é fundamental manter o corpo em movimento, como algo que traz benefícios tanto para o corpo como também para a mente. As atividades físicas contribuem pra a liberação de neurotransmissores ligados aos sentimentos de prazer e contentamento. Mas isso tende a funcionar de uma forma mais efetiva quando as pessoas encontram algo que realmente acabe dando prazer para elas.

Mantenha uma boa rotina de sono

Dormir bem também é algo considerado fundamental para quem deseja se sentir melhor tanto fisicamente quanto mentalmente. Diversas pesquisas já comprovaram que as pessoas que dormem mal acabam sofrendo mais com questões relacionadas a ansiedade, impulsividade e também irritabilidade. Tente manter sempre um horário para dormir e também um horário para acordar. Isso vaia judar muito no processo de ajuste do ritmo biológico como um todo.

Conecte-se com as outras pessoas

Em tempos de conexões virtuais, o relacionamento com outras pessoas se tornou algo diferente. Manter relações sociais saudáveis acaba tendo uma série de benefícios no dia a dia, inclusive melhorando bastante o humor de uma forma geral. Isso também pode ser feito utilizando os aparatos tecnológicos disponíveis, mas é importante que isso seja feito de uma forma mais natural possível, e com todas as partes envolvidas realmente presente naquele momento, ao invés de estar fazendo outras coisas.

Cuidado com o excesso de informação

Consumir informação é realmente muito importante, mas pessoas devem ter cuidado com o excesso de informação que as pessoas podem acabar ficando muito expostas. Além de correr o risco de se deparar com informações que nem sempre são confiáveis, isso também pode gerar ansiedade, e até mesmo cansaço, uma vez que o cérebro fica o tempo trabalhando em estado de alerta.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.