Ácido glicólico: entenda como este produto pode se tornar um aliado na beleza da pele
Saiba como o produto atua contra o envelhecimento precoce.
Diversos tipos de ácidos acabaram entrando na rotina do dia a dia das pessoas que realizam etapas de skincare para cuidados com a pele. E um dos ácidos que acaba se tornando mais importante nestes produtos é o chamado glicólico. Ele pode ser encontrado em uma série de produtos que podem ser utilizados para tratamento de pele, especialmente a do rosto.
O que é o ácido glicólico?
Este é um ácido que faz parte do de um grupo que é conhecido como alfa hidroxiácidos (AHAs), e que acaba tendo como uma das principais características a possibilidade de atuar nas camadas mais superficiais da pele. Ele pode ser utilizado em diferentes concentrações, sendo que conforme ele vai se tornando mais concentrado, ele pode ser utilizado como um peeling, por exemplo.
Este é um ativo que pode ser encontrado em diversos tipos de produtos, tais como tônicos, séruns, cremes, máscaras noturnas. Além disso, alguns outros produtos que acabam sendo aplicados na pele com uma certa frequência podem acabar tendo um efeito mais brando, mas que quando combinado com outros ativos pode realmente oferecer uma camada extra de proteção, como alguns demaquilantes.
Para que este ácido serve?
Quando este tipo de ácido acaba sendo utilizado dentro de uma rotina de skincare, de uma forma geral ele tem como principal objetivo ajudar no trabalho de remoção das células mortas que vão se acumulando na superfície da pele em um processo de renovação que acontece de uma forma bastante natural.
Portanto, de uma forma geral, este produto, quando entra em contato com a pele, acaba gerando uma resposta biológica das camadas mais profundas da epiderme, acelerando, assim, a renovação celular.
Principais benefícios do ácido glicólico
Dentre os principais benefícios que podem ser destacados do ácido glicólico quando aplicado na pele estão os seguintes:
Ajuda no tratamento da acne: Este pode ser considerado como um dos principais efeitos, sendo que por isso ele acaba estando presente em diversos produtos específicos para a acne. Ele ajuda a reduzir o pH da pele, tendo um efeito considerado como antibacteriano contra a acne. Ele também acaba agindo como um esfoliante, reduzindo a obstrução dos poros;
Atua no clareamento de manchas: Como este ativo acaba atuando de uma forma muito forte no processo de renovação de renovação celular, ele ajuda no surgimento de novas camadas de pele, o que pode fazer com que determinadas manchas, especialmente aquelas que vão surgindo com a idade, sejam atenuadas;
Diminui o tamanho dos poros: Como existe um processo de equilibro do pH da pele, o produto também atua na redução do tamanho dos poros. E isso acaba tendo um efeito na pele muito interessante, uma vez que a pele de uma forma geral acaba exibindo um efeito mais uniforme;
Suaviza linhas de expressão: Além disso, este ácido, quando combinado com outros ativos, também atua fazendo com que a pele recupere um pouco da elasticidade e da firmeza que naturalmente vai sendo perdido com o passar dos nãos. E isso também faz com que exista uma redução nas rugas e nas linhas de expressão como um todo;
Como usar o ácido glicólico?
Este é um item que faz parte dos ativos de determinados produtos que são lançados para rotinas de limpeza e manutenção da pele. Por conta disso, dificilmente as pessoas vão encontrar este produto na sua forma mais pura para que ele seja aplicado. Por isso, de uma forma geral a forma de utilização deste ácido deve seguir as instruções para cada produto.
Mas existem algumas recomendações gerais que acabam valendo para diversos tipos de produtos. Por exemplo, fazer um teste de alergia é muito recomendado sempre que a pessoa começara a utilizar um novo produto diferente. Mas especialmente estes itens que contam com determinados tipos de ácidos na sua composição, é importante fazer este teste.
Além disso, para que o produto consiga ser mais eficiente em relação aos benefícios que ele traz para pele, é muito importante que a pele esteja sempre muito bem higienizada, de preferência com a utilização de sabonetes criados de forma específica para que sejam utilizados na pele.