Ácidos para pele: entenda os diferentes tipos disponíveis
Conheça os efeitos que cada um deles acaba exercendo sobre a pele.
Os ácidos acabaram se tornando a base do desenvolvimento dos mais variados tipos de produtos lançados para o tratamento da pele. Além disso, eles também acabam sendo utilizados como base para o desenvolvimento de determinados tipos de procedimentos feitos dentro de clinicas e afins.
Os diferentes tipos de ácidos que acabaram sendo utilizados pela indústria da estética de uma forma geral acabam tendo diferentes resultados, portanto são indicados para determinados tipos de buscas.
Confira quais são os ácidos mais indicados para cada tipo de necessidade:
Ácido salicílico
Esse se tornou um dos ácidos mais importantes para a medicina moderna de uma forma geral, utilizado nos mais variados tipos de produtos e de medicamentos. No segmento da estética, este tipo de ácido costuma ter uma ação esfoliante na pele, mas também atua de forma anti-inflamatória.
Ele acaba sendo mais indicado para o tratamento de problemas como a acne, já que acaba se tornando bastante eficiente para reduzir a produção excessiva de sebo, além de promover um maior controle da oleosidade que pode acabar se tornando um dos principais motivos do surgimento das famosas espinhas.
Ácido azeláico
Um tipo de ácido que acaba sendo considerado como um item que promove um tratamento mais suave para a pele, com uma série de propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas. Ele acaba sendo muito interessante para promover um tipo de tratamento que é considerado como peeling suave, uma vez que ele consegue remover as células mortas e limpar os polos, mas sem acabar entrando de uma forma muito efetiva nas camadas mais profundas da pele.
Um outro efeito que este ácido acaba tendo na pele é uma maior regulação da produção de melanina, pigmento responsável pela cor da pele. Com isso, ele acaba sendo muito interessante também para o tratamento as pessoas que possuem áreas mais escuras e manchas na pele.
Ácido glicólico
Um tipo de produto que faz parte da família dos alfa-hidroxiácidos (AHAs), grupo de ácidos orgânicos derivados da atividade sintética de plantas e frutas. Dentre os principais benefícios que os profissionais de beleza acabam buscando com este tipo de ácido estão os processos de retardamento de sinais d envelhecimento, acne e estrias. Ele é considerado como uma alternativa menos invasiva do que o ácido retinóico.
Geralmente este ácido acaba sendo encontrado em dermocosméticos, como esfoliantes, géis de limpeza e séruns de ácido glicólico, em formulações manipuladas ou utilizado em consultório para peelings químicos, que pode ser combinado com outros ativos.
Ácido retinóico
Outro ácido que acaba sendo considerado como uma verdadeira estrela dentro no segmento de estética e beleza de uma forma geral. Ele é um dos mais indicados para o tratamento de acne grau 1, caracterizada por cravos inflamados, e dos sinais de fotoenvelhecimento, como rugas finas, hiperpigmentação, manchas, sardas e irregularidade na textura da pele.
Mas este acaba sendo um ácido que é considerado um pouco mais forte em termos de efeitos. Por isso normalmente acaba sendo um pouco mais controlado, sendo contraindicado para as mulheres que estão grávidas, por exemplo. Ele também só pode ser utilizado a partir de um receituário médico.
Ácido mandélico
Mais um ácido que faz parte do grupo dos AHAs, contando com uma série de propriedades clareadoras, emolientes e antifúngicas. Um dos seus principais diferenciais quando comparado com outros tipos de ácidos é o fato dele ter um grande poder de renovação celular. Por isso geralmente é indicado para tratamento de problemas dermatológicos como acne, hiperpigmentação solar, melasma e fotoenvelhecimento.
Ele costuma ser encontrado em dermocosméticos, como cremes e séruns, formulações manipuladas e, mais raramente, utilizado na realização de peelings químicos em consultório. Estes produtos devem ser utilizados especialmente durante a noite, após um processo prévio de limpeza de pele.
Ácido kójico
Este pode ser classificado como um ativo multifuncional, sendo interessante para que ele seja utilizado combinado com outros produtos no tratamento de condições de pele. Dentre os tipos de tratamentos feitos com estes ácidos estão hiperpigmentação, melasma e acne. Além disso, ele protege a pele contra o envelhecimento precoce, amenizando a aparência de linhas de expressão e melhorando a textura da pele.
O produto costuma ser encontrado de uma forma mais recorrente na forma de creme, gel, emulsão e loção aquosa. Diferentemente de outros ácidos, este acaba sendo mais recomendado para o uso diurno.