Aprenda a criar um cantinho da meditação em casa

Confira algumas dicas para ter um espaço para relaxar e colocar a mente em ordem.

Publicado em 29/06/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A meditação é uma prática muito recomendada, especialmente nos dias de hoje, no qual as pessoas sofrem bastante com problemas mentais como ansiedade causada pela grande exposição que temos, o tempo todo, a uma grande quantidade de informações vindas de todos os lados, especialmente através das redes sociais. Também não ajuda o fato das pessoas estarem em trabalhos que, cada vez mais, deixam as pessoas desgastadas fisicamente e emocionalmente.

Aprenda a criar um cantinho da meditação em casa

Ter boas noite de sono, por exemplo, ajuda muito no dia a dia, com o corpo utilizando o período de descanso para repor as energias. Mas também é importante fazer pequenas pausas durante o dia para conseguir colocar a mente no lugar e focar no que é realmente importante. E a meditação acaba ajudando muito nesta tarefa.

O que é meditação?

Em termos mais teóricos e para ter uma base do que realmente pode ser considerado como meditação, podemos definir a palavra que se refere a um conjunto de técnicas para regulação do corpo e também da mente. Ao longo do processo, as pessoas conseguem não apenas ter um resultado restaurador das energias, mas também ajuda a treinar a capacidade de foco e também de atenção.

Anúncios

Pesquisadores e especialistas conseguem apontar uma série de benefícios para quem consegue incluir a meditação na sua rotina do dia a dia, não apenas para a mente, mas também para a saúde física, permitindo que as pessoas sintam melhorias na regulação do sangue, na pressão arterial e na frequência cardíaca.

Como começar a meditar?

Existem diversas técnicas que permitem com que as pessoas comecem a meditar, mas na maioria dos casos as pessoas acabam iniciando com estratégias mais simples, como apenas desligar a mente por alguns momentos. Existem também técnicas de meditação guiada, ou ainda aquelas que se concentram na respiração e afins.

Anúncios

Mas um dos principais pontos que devem ser observados na meditação, independentemente da técnica escolhida, é que ela deve ser feita sempre em um ambiente tranquilo, no qual as pessoas consigam ficar um tempo sem ser perturbada, ao mesmo tempo que elas também devem ficar confortável.

Nem sempre as pessoas conseguem ter toda essa privacidade dentro de casa, já que existem outras pessoas que costumam dividir o mesmo imóvel. Neste caso acaba sendo ainda mais importante definir um ponto fixo para meditação, até mesmo para que as outras pessoas consigam respeitar este momento.

Existem diversos cantos da casa que podem ser transformados em um local da meditação, como a parte de cima de algum móvel, uma área coberta que fica na parte externa da casa ou ainda um nicho na parede. Mas é importante que seja realmente um ponto fixo e que fique um pouco distantes dos pontos de maior circulação da casa.

Confira algumas dicas para conseguir criar um ponto de meditação na sua caa:

Elementos da natureza

Os quatro principais elementos que podem ser encontrados na natureza acabam sendo muito importantes na grande maioria das técnicas de meditação. Por isso, pode ser interessante ter um símbolo para representar ar, fogo, terra e água no cantinho da meditação. Essas referencias podem ser feitas das mais variadas formas, desde imagens até os próprios elementos sendo representados. Mas é importante que seja um resultado harmônico e que faça com que a pessoa se sinta bem.

Escolha as cores corretas

As cores também podem acabar tendo um efeito importante na mente e na forma como as pessoas conseguem se tranquilizar. Dentro do que pode ser chamado de psicologia das cores, alguns tons são mais recomendados para conseguir criar um ambiente mais tranquilo, como o azul pastel e também o branco.

Aromatize o espaço

O cheiro também é um importante elemento que ajuda as pessoas que querem se acalmar. A escolha dos cheiros costuma ser muito pessoal, uma vez que alguns costumam apreciar mais determinados odores mais fortes, enquanto outros os mais suaves. Mas, independentemente da escolha, é muito importante tomar alguns cuidados, como manter eles sempre bem afastados de qualquer elemento que possa ser combustível, como sofás, cortinas, toalhas, etc.

Fique de olho na direção

Em determinadas técnicas de meditação, pode fazer diferença a direção para a qual a pessoa fica voltada durante o momento. As mais recomendadas são o nordeste e o leste, e existe uma explicação para isso: o Sol, nascendo no leste, ajuda a conectar as pessoas com sua memória ancestral.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.