Arte Déco: confira dicas para usar este estilo nos seus projetos de decoração
Alguns elementos podem ficar muito interessantes em casas e apartamentos.
A Art Déco é um estilo artístico e arquitetônico que se tornou muito famoso no mundo inteiro ao longo dos últimos séculos, responsável por levar a imponência para os mais variados tipos de edifícios e de construções, mas que também pode ser aplicado em casas e apartamentos, a partir de determinados elementos que fazem referência direta para esta escola.
O termo surgiu a partir de uma abreviação de “artes decorativas” na tradução, uma vez que originalmente o estilo nasceu na Europa. Mas do ponto de vista histórico, a partir das pesquisas feitas pelos profissionais do segmento das artes, o movimento que marcou oficialmente o começo deste movimento aconteceu em 1925, durante a Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas.
Um outro momento considerado bastante importante para este tipo de movimento artístico aconteceu no ano de 1943, quando aconteceu uma exposição no Metropolitan Museum of Art (MET) de Nova York. A partir de então as ideias e as principais características desta escola acabaram a ficar mais próximas da indústria de uma forma geral, permitindo com que ele fosse incorporado.
Principais elementos da Art Déco
Uma das principais característica desta escola é o fato dela se preocupar especialmente com a ideia de glamour e de elegância. Como de costuma, esta escola acabou sendo influenciada por uma série de outros movimentos artísticos que se tonaram muito importantes em suas épocas, como o futurismo, o cubismo e o construtivismo.
Para buscar essa forma de destaque e conseguir entregar um resultado mais imponente e elegante, esta escola se utiliza de uma série de elementos, como as formas geométricas, a riqueza dos detalhes, a utilização de materiais que são considerados como nobres pela indústria, o design abstrato, as cores mais sóbrias, os motivos florais, a luxuosidade, as linhas retas e também o brilho.
Abaixo você confere algumas dicas interessantes de como estes elementos podem ir sendo aplicados nos mais variados tipos de projetos decorativos, incluindo o de ambientes residenciais como casas e apartamentos:
Foco em móveis simbólicos
Como é um tipo de escola artística que prima muito pelos detalhes, as pessoas que se inspiram nele para criar uma decoração própria geralmente acabam focando mais em itens mobiliários. Investir em móveis próprios acaba sendo interessante para deixar os ambientes mais característicos e elegantes.
A dica é focar naqueles que sejam produzidos com itens considerados mais nobres, como a madeira maciça. Além disso, a forma destes móveis também acaba sendo muito importante, dando prioridade para os designs mais geométricos e com detalhes que deixam o ambiente mais belo e valorizado.
Invista nos detalhes
Como a Art Déco teve o seu ápice no começo do século passado, muitas das suas principais características acabam se contrapondo as ideias mais modernas de arquitetura e decoração. Por conta disso, os espaços e ambientes que se utilizam deste tipo de decoração acabam sendo recheados de detalhes, com muitos elementos espalhados por todos os cantos, ao invés do visual mais minimalista visto nos ambientes chamados de modernos.
Por isso, pode ser interessante apostar em elementos que eram considerados como clássicos e símbolos de elegância, como lustres que sejam um pouco mais imponentes, papéis de parede, quadros com molduras retas, flores frescas e cortinas feitas com tecidos que tenham uma composição mais fina.
Utilize materiais nobres
Estes materiais nobres, que geralmente são mais caros mas que acabam fazendo toda a diferença no design final de um determinado espaço ou ambiente, devem ser explorados de uma forma prioritária. Dentre os itens que costumam ser muito elegantes e ajudam a compor um visual Art Déco estão madeiras maciças e do vidro, materiais como aço inoxidável, prata, mármore, marfim e pedras preciosas.
Mas é sempre importante estudar bem a forma como estes itens serão incorporados dentro de um determinado ambiente e especialmente como eles vão conversar entre si. Somente desta forma as pessoas terão uma decoração elegante e vai correr menos risco de ter um resultado brega.
Instale acabamentos metálicos
O metal surge como um complemento muito interessante para grande parte destas materiais mais nobres, e por isso devem estar contemplados no projeto e na decoração como um todo. Eles podem estar presentes nos acabamentos, o que ajuda a passar um ar de mais sofisticação para o espaço como um todo.