Câncer de mama: Conheça 7 dos sintomas mais comuns

Doença ainda é uma das principais causas de morte entre as mulheres no mundo inteiro.

Publicado em 23/10/2022 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O câncer de mama é uma das doenças que mais afetam a vida das mulheres ao redor do mundo. Mais do que isso, também acabou se tornando como uma das principais causadoras de morte, especialmente devido ao fato de que frequentemente este tipo de câncer consegue rapidamente se espalhar para outras partes do corpo.

Os dados e os números realmente são muito preocupantes: de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são mais de 65 mil novos casos por ano de câncer de mama apenas no Brasil. E por conta disso que existe um grande trabalho na tentativa de conscientização da importância de uma série de atitudes preventivas que elas devem tomar para conseguir, pelo menos, identificar o câncer no seu estágio inicial.

Uma das principais dificuldades do combate ao câncer de mama é o fato dele ser considerado muito individual. Mesmo que os cientistas e médicos saibam muito bem como ele funciona dentro do corpo, ele também acaba tendo um comportamento muito específico que muda de acordo com o paciente. Por conta disso, as mulheres podem ter os mais variados tipos de sintomas e reações aos tratamentos.

Câncer de mama: Conheça 7 dos sintomas mais comuns

Anúncios

Mas existem alguns sinais que podem ser considerados como os mais comuns entre as mulheres que podem estar em um estágio inicial no desenvolvimento da doença. Confira alguns deles:

Sentir alguma dor na mama ou no mamilo

Na grande maioria dos casos o câncer de mama cresce de uma forma mais silenciosa, mas não é muito incomum que elas sintam alguma dor ou desconforto na região, especialmente no mamilo, que tende a se tornar mais sensível. Mas, na maioria dos casos, essa dor acaba surgindo quando o câncer já está em um estágio mais avançado. Por conta disso, qualquer dor sentida na região deve realmente ser levada à sério, indo em um médico rapidamente.

Apresentar uma pele da mama mais enrugada

Anúncios

Na medida em que o tumor vai crescendo no interior da mama, um dos principais sintomas é a inflamação, que inclusive pode acabar sendo utilizada para que os médicos consigam entender melhor qual o estágio da doença nos primeiros exames. Com o aumento da inflamação, existe uma tendencia de retração da região, o que pode acabar deixando a pele da mama com um aspecto mais enrugado, como se fosse uma casca de laranja, com algumas ondulações.

Pele com vermelhidão e irritação

Um outro sinal externo que também pode acabar surgindo e sendo um sinal do desenvolvimento do câncer de mama é uma infecção nos tecidos mamários, chamada de mastite. E isso pode acabar sendo refletido externamente, com a pele no local apresentando uma certa vermelhidão e também uma irritação. Este é um sintoma que também pode acabar surgindo em situações benignas, por conta disso é muito importante procurar um médico para que seja possível fazer uma avaliação mais completa.

Inchaço na mama

Este processo inflamatório que vai acontecendo no interior da mama e que acaba sendo um dos principais sintomas do câncer também pode acabar aparecendo externamente na forma de inchaço. Este inchaço pode aparecer tanto em toda a região da mama ou apenas em uma parte, dependendo basicamente do estágio e também do tumor de uma forma geral.

Feridas

O surgimento de determinados tipos de feridas na região da mama também deve ser visto como um sinal de alerta. De acordo com um artigo do Journal of the Advanced Practitioner in Oncology (JADPRO), cerca de 2% a 5% dos casos de câncer de mama avançados desenvolvem feridas na mama.

Nódulo escurecido

O nódulo que geralmente pode acabar indicando o surgimento do câncer conta com algumas características, como o fato dele ser mais endurecido, fixo e com crescimento progressivo. Na maioria dos casos este nódulo também é indolor. Por isso que é tão importante o auto-exame, com as mulheres apalpando a região para tentar verificar se existe alguma coisa ali que possa parecer com um nódulo.

Nódulo na axila

Não é apenas na região da mama que as mulheres devem concentrar suas buscas. Também é importante que a procura seja feita também na região da axila, uma vez que existem grandes chances do tumor a tingir os linfonodos (gânglios linfáticos) dessa parte do corpo.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.