Centella asiática é seguro? Saiba como usar na sua rotina de skincare
Produto se tornou o novo “queridinho” das rotinas de beleza do rosto.
São diversos os produtos que são considerados como naturais e que acabaram se tornando base para o desenvolvimento dos mais variados tipos de produtos para beleza. A centella asiática, por exemplo, pode ser utilizada nas rotinas de skincare das pessoas de uma forma geral, com diversos benefícios para a manutenção da beleza do rosto.
Trata-se de uma planta que tem origem asiática, mas que acabou sendo exportada para diferentes países do mundo. Suas características incluem poderosas propriedades anti-inflamatórias, além de antioxidantes. Ela conta, na sua composição, com grandes quantidades de elementos como complexo A, B e C, além de ácidos graxos e sais minerais.
Além de ser atualmente incorporada em diversos produtos de beleza, essa planta também já é utilizada, há algum tempo, pelas suas propriedades medicinais, incluindo o tratamento de úlceras e feridas cutâneas de uma forma geral. Internamente, ela também pode ajudar no tratamento de disenteria, úlceras gástricas e lesões sifilíticas.
Principais benefícios da centella asiática no skincare
A planta se destaca especialmente pela sua capacidade cicatrizante. Ela oferece, em quantidades consideráveis, produtos como triterpenos, que ajudam no processo de cicatrização da pele, ajudando a normalizar o tecido conjuntivo e melhorando o tônus e a elasticidade.
Além disso, todos os produtos naturais que contam com propriedades anti-inflamatórias também ajudam muito no processo de redução da produção de células inflamatórias, podendo ser utilizada inclusive para o tratamento de acnes e queimaduras de sol. Além disso, o produto também pode ser interessante para ajudar em alguns fatores externos, como acalmar vermelhidão causadas pela ação do sol.
A lista de benefícios é bastante extensa, com destaque para os seguintes:
- Ameniza a aparência de rugas e linhas de expressão
- Ameniza celulites e varizes
- Ajuda no processo de cicatrização
- Acalma peles irritadas e inflamadas
- Estimula a produção de colágeno
- Auxilia na hidratação da pele
- Estimula a circulação sanguínea
- Previne a hiperpigmentação
- Diminui quadros de acne
Centella asiática é segura para a skincare?
De uma forma geral este acaba sendo um produto muito interessante e seguro para a rotina de skincare de uma forma geral. A planta em sí não é considerada como um produto fotossensível, ou seja, ela não reage com a luz solar. Sendo assim, as pessoas podem acabar utilizando produtos que tenham a planta como base tanto durante o dia como durante a noite, mas sempre lembrando que é preciso ficar atento aos outros componentes do produto em si.
De uma forma geral, a centella asiática não possui contraindicações, apenas para quem tiver hipersensibilidade ao ativo ou pacientes que apresentam dermatite de contato. Nesses casos, é muito importante consultar um dermatologista para verificar se é adequado usar a centella asiática e qual a concentração ideal para o seu tipo de pele. Gestantes e lactantes também devem receber orientação sobre o ativo.
Outros benefícios da centella asiática para saúde
Além da planta sendo utilizada nos mais variados tipos de produtos que podem ser utilizados na rotina de skincare, existem ainda outros benefícios que a planta pode oferecer para a saúde, tais como:
Promove a cicatrização – Ela ajuda no aumento da produção de colágeno de uma forma geral. Com isso, o corpo acaba conseguindo melhorar o seu processo de cicatrização, tanto externo quanto interno. Para isso, ela pode ser tanto ingerida no formato de erva como aplicada também diretamente no local.
Melhora a circulação – Este produto também pode ser muito interessante para as pessoas que estão buscando uma melhoria na sua circulação de uma forma geral. Seus componentes promovem uma melhoria nas varizes e hemorroidas, além de diminuir inchaços, dormências, cansaço e cãibras nas pernas. Também ajuda no tratamento e prevenção de doenças do coração, como derrame, aterosclerose, pressão alta e infarto.
Reduz a inflamação – Suas propriedades anti-inflamatórias são poderosas, além de ter componentes que combatem as bactérias de uma forma muito poderosa. Com isso, ela pode acabar sendo utilizada para o tratamento de doenças que sejam consideradas como inflamatórias, como artrite reumatoide ou lúpus.
Controle da ansiedade – Pesquisas mais recentes sobre os benefícios da planta indicam que ela também pode ser utilizada de uma forma muito eficiente para diminuir a ansiedade de uma forma geral. O extrato da planta, quando utilizado para um chá, por exemplo, promove função estimulante, revigorante e tranquilizante.