Cerca elétrica: confira dicas de segurança para manter este sistema na residência.

Método oferece uma camada extra de proteção, mas exige cuidados.

Publicado em 13/02/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Existem diversos métodos de segurança que geralmente acabam sendo aplicados nos imóveis e nas residências de uma forma geral para proteger o patrimônio. Quando estamos falando dos ambientes fechados, a principal preocupação que as pessoas acabam tendo é com relação ao controle de acesso, evitando invasões.

Cerca elétrica: confira dicas de segurança para manter este sistema na residência.

São as mais variadas estratégias que podem acabar sendo utilizadas para dificultar a ação de criminosos, e uma das mais conhecidas é a cerca elétrica. Nas últimas duas décadas esse sistema acabou se tornando bastante popular, com uma redução significativa nos preços. E isso faz com que ele deixe de ser um sistema exclusivo dos mais ricos e passe a ser adotado especialmente pela classe média.

Mas, diferentemente de métodos como grades, portões e muros, este acaba exigindo alguns cuidados.

Como funciona a cerca elétrica?

Anúncios

Antes de mais nada, é importante que as pessoas consigam entender de fato o que é e como funciona a cerca elétrica. Ela basicamente é um certo, normalmente instalado ao redor do imóvel em cima dos muros ou das grades, que funciona através da geração de pulsos elétricos de alta tensão, mas de curta duração. Estes pulsos acabam sendo enviados por fios ou fitas condutoras.

Sempre que algo vivo acaba encostando nos fios ou nas fiotas, fecha-se o circuito, fazendo com que o pulso passe pelo corpo em questão, causando o choque. Na grande maioria dos casos, quando estamos falando de uma cerca elétrica bem instalada, este choque não vai ser fatal em humanos. Mas pode acabar sendo fatal para alguns animais, como gatos, por exemplo.

Principais cuidados ao instalar uma cerca elétrica

Instale placas de avisos

Anúncios

Antes de mais nada, mesmo que não estejamos falando de choques letais, é de fundamental importância manter placas de aviso em locais onde as pessoas consigam ver. Com isso, espera-se uma redução dos casos de choques acidentais, que podem acabar se tornando bastante dolorosos e inconfortáveis. Essas placas devem ser colocadas em locais estratégicos.

Cuidado com os animais de estimação

Outro cuidado que as pessoas precisam ter é justamente com os animais domésticos de uma forma geral. Quando estamos falando dos animais da própria residência, é muito importante que cães e gatos sejam ensinados a não chegar perto da cerca elétrica, o que pode ser feito até mesmo mediante alguns truques de adestramento.

Já para os animais de rua, pode ser interessante instalar junto com a cerca alguns outros elementos que dificultem que eles tenham acesso aos fios e cabos de uma forma geral.

Treine todas as pessoas da casa

É muito importante também que a equipe responsável pela instalação da cerca ofereça o devido treinamento de segurança para todo mundo que mora na mesma residência, para que elas consigam operar o sistema de segurança sem correr riscos. O treinamento deve acabar ensinando as pessoas a como ligar e desinstalar o sistema, além de oferecer dicas de como se portar diante determinados problemas que podem acontecer junto a cerca.

Mantenha inspeções de rotina

Além do treinamento, espera-se também que a empresa responsável pela instalação do sistema ofereça revisões e inspeções de rotina, que vão permitir detectar problemas, de forma antecipada, que podem vir a comprometer a cerca de uma forma geral.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.