Colesterol alto: Confira dietas para reduzir os índices

Confira alimentos e combinações recomendadas para diminuir o colesterol ruim.

Publicado em 24/10/2022 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Um dos diversos exames que fazem parte de um check-up e que pode ser feito a partir da análise do sangue do paciente é relacionado aos índices de colesterol. A palavra está relacionada a um problema de saúde, mas muito mais por uma simplificação do que efetivamente de maneira técnica, uma vez que o colesterol é muito importante para o funcionamento do corpo como um todo.

Do ponto de vista médico e científico, o colesterol é um tipo de gordura (lipídio) que é encontrado naturalmente no organismo de todas as pessoas. Ele também é considerado como o componente estrutural das membranas celulares do corpo, estando presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração.

Existem basicamente dois tipos de colesterol que podem ser encontrados no corpo humano. O chamado HDL é também chamado de “colesterol bom” e forma uma classe de lipoproteínas que ajuda a carregar o colesterol do ateroma dentro das artérias, e transportá-lo de volta ao fígado para que possa ser excretado.

Colesterol alto: Confira dietas para reduzir os índices

Anúncios

Mas o colesterol que realmente causa problemas é o LDL, que transporta o colesterol de células que mais produzem do que usam, para as células que mais necessitam. É considerado ruim pela relação que existente do alto índice de LDL com doenças cardíacas. Esse tipo de colesterol traz uma série de problemas e pode causar doenças sérias.

Para quem está com problemas de colesterol, é muito importante mudar alguns comportamentos e rotinas. A prática de atividades físicas de forma rotineira é importante, mas também é fundamental fazer mudanças na alimentação.

O que comer para reduzir o colesterol ruim?

Anúncios

 Basicamente as pessoas precisam evitar os alimentos que possuem uma grande quantidade de gorduras na sua composição. Mas existem algumas gorduras que acabam sendo ainda mais problemáticas para estes pacientes, que são aquelas classificadas como as ultra processadas. As gorduras trans e também os alimentos que possuem grandes quantidades de açúcar também devem ser evitados.

Por outro lado, não adianta apenas cortar alimentos, também é preciso aumentar o consumo de outros tipos de alimentos que também ajudam para regular o organismo, fazendo com que existe um aumento na produção do colesterol alto. Dentre os mais recomendados estão as frutas, os vegetais e também aqueles alimentos integrais.

Alimentos como tomate, goiaba, melancia, toranja e cenoura são naturais e contam com algumas propriedades interessantes, como a alta concentração de licopeno, substância com propriedades antioxidantes que ajuda a diminuir o colesterol mal.

O vinho tinto, quando consumido com moderação, também é interessante, pois conta com resveratrol e outros compostos que atuam como antioxidantes e impedem que as moléculas de gordura fiquem depositadas na parede das artérias, favorecendo, assim, a circulação de sangue.

O azeite de oliva também é um alimento muito recomendado para as pessoas que estão com o seu colesterol alto elevado. O alimento conta com propriedades anti-inflamatórias e reduz a pressão arterial. Mas ele conta com grandes quantidades de calorias, por isso devem ser consumidos com moderação.

Exemplo de dieta para reduzir colesterol

Café da manhã

1 copo de leite de aveia + 1 fatia de pão integral torrada com manteiga de amendoim OU 1 xícara de café sem açúcar acompanhada de 1 fatia de pão integral com 2 colheres de queijo ricota + 2 xícaras de uvas roxas.

Lanche da manhã

1 copo de suco de uva natural sem açúcar com 1 colher de sopa de aveia + 30 g de nozes OU 1 banana média cortada em rodelas com 1 colher de sopa de aveia.

Almoço

Purê de batatas com salmão grelhado + 1/2 xícara de salada de brócolis e cenoura cozida temperada com 1 colher de chá de azeite de oliva + 1 maçã OU Macarrão integral com peito de peru cortado em cubos e preparado com molho de tomate natural e orégano + salada de espinafre ao vapor temperada com 1 colher de chá de azeite de oliva + 1 pêra.

Lanche da tarde

1 iogurte natural sem açúcar com pedaços de frutas + 1 colher de sopa de sementes de chia OU 1 xícara de melancia em cubos.

Lanche da noite

1 xícara de chá de alcachofra sem açúcar OU 1 xícara de chá de dente de leão sem açúcar.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.