Como montar a árvore de Natal? Confira dicas

Decoração é um dos elementos mais clássicos do período natalino.

Publicado em 11/12/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O período natalino é cheio de tradições às quais as pessoas vão aderindo ao longo do tempo. Apesar de ser um período cristão, a grande maioria das pessoas que acreditam em outras religiões, e até mesmo aquelas que não acreditam em nenhuma religião, comemora o Natal e até mesmo adere aos costumes da data, com os preparativos começando muito antes do dia 24 de dezembro.

Como montar a árvore de Natal? Confira dicas
Créditos: Depositphotos

Uma das principais características desse feriado ou dessa data comemorativa, quando comparada com outras ocasiões semelhantes ao longo do ano, está na decoração. As pessoas cristalizaram esse costume ao longo dos séculos, e hoje em dia ainda se preocupam em preparar o ambiente para essa data, inclusive com alguns elementos que eram utilizados pelos nossos antepassados.

E a grande estrela da decoração natalina é a árvore. Saiba mais sobre a origem da tradição e confira também algumas dicas para montar a sua.

Qual a origem da árvore de Natal?

Anúncios

Existem diversas histórias sobre as origens dessa decoração de Natal, e nem mesmo os historiadores conseguem chegar em um acordo referente ao exato momento do seu surgimento. Existem diversas histórias e pesquisas que encontram muitos dos símbolos que foram adotados pela Igreja Católica em outras religiões e sociedades, incluindo a comemoração natalina.

Mas, em relação à forma como as árvores de Natal são montadas nos dias de hoje, as mais próximas seriam as que começaram a ser utilizadas na Alemanha ao longo do século XVI. Eles pegavam pinheiros naturais e enfeitavam com velas, maçãs e outros itens simples, remetendo ao nascimento de Jesus Cristo. E essa prática acabou se espalhando para o resto da Europa e depois para o mundo.

Anúncios

A escolha do pinheiro não foi por acaso. A ideia de usar essas árvores surgiu a partir da observação de que ela é uma das poucas nativas da região que mantém suas folhas verdes ao longo do ano inteiro, mesmo quando enfrenta os invernos mais rigorosos.

Depois da era da industrialização, a grande maioria das pessoas acabou deixando de lado a tradição de levar um pinheiro de verdade para dentro de suas casas e começou a apostar nas réplicas feitas com outros materiais.

Que dia devo montar minha árvore de Natal?

Uma outra tradição que faz parte desse conjunto de tradições em comemoração ao Natal é a montagem da árvore. Ela não acontece no dia e nem na véspera de Natal, sendo montada semanas antes e sendo mantida ainda por mais tempo, passando esse ar natalino para o ambiente.

O que muitas pessoas não sabem é que, dentro das tradições cristãs, existe uma data específica que é considerada como a correta para montar a árvore de Natal. Esse dia é conhecido, no calendário da Igreja Católica, como o primeiro domingo do Advento – que, para o calendário cristão, representa o período de quatro semanas que antecedem a chegada de Jesus Cristo.

No ano de 2024, por exemplo, essa data caiu no dia 1º de dezembro. Já em 2025, a data cairá no dia 30 de novembro.

Dicas para montar sua árvore de Natal

Reaproveite decorações de anos passados

Antes de mais nada, para evitar gastar dinheiro desnecessário e também para contribuir com a redução de descartes de lixo, a dica é reaproveitar os itens que foram utilizados nos anos anteriores. Muitas decorações podem ser utilizadas ao longo de anos, o que ajuda até mesmo a criar esse aspecto tradicional.

Existem até formas de tornar os itens de decoração que estão velhos e desgastados como novos. Por exemplo, as bolinhas, que são muito tradicionais penduradas nos galhos da árvore, podem acabar sendo repintadas. Tecidos estampados e papéis decorativos espalhados pela casa também podem ser parte da decoração.

Crie uma árvore diferente da tradicional

Uma outra forma de ter uma decoração natalina diferenciada é subverter a ideia da árvore. Nos últimos anos isso se tornou bastante comum, com as pessoas utilizando sua criatividade para recriar esse símbolo de uma forma diferente. Para quem não possui uma árvore propriamente dita, pode ser possível criar uma na parede da sala de estar, por exemplo.

Uma outra ideia bacana que também pode remeter diretamente a uma árvore é empilhar itens que remetam à forma tradicional dos pinheiros, com as decorações também alternativas.

Ilumine bastante

Um dos grandes diferenciais de uma boa árvore de Natal é sua iluminação, que acaba trazendo um efeito completamente diferente para o pinheirinho. Hoje em dia existem todos os tipos de luzes que podem ser encontradas no mercado, desde os piscas-piscas mais simples até as luzes de LED que trazem efeitos mais complexos.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.