Confira dicas para não errar na compra da mesa de centro

Saiba como escolher o móvel ideal para valorizar a sua sala de estar.

Publicado em 14/08/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

As mesas de centro estão entre os móveis mais importantes de uma sala de estar. Mesmo que não seja um item obrigatório, uma vez que são muitas as pessoas que optam pro não ter, especialmente quando as salas são muito pequenas, para quem consegue ter um espaço um pouco maior neste cômodo a mesinha costuma ser muito interessante e útil.

Confira dicas para não errar na compra da mesa de centro

De acordo com um levantamento feito do ponto de vista histórico, as mesas de centro podem surgiram na Grã-Bretanha, mais precisamente durante a chamada Era Vitoriana. Por lá, quando elas começaram a ser utilizadas para essas finalidades, eram geralmente mais altas, já que as salas não tinham outros elementos que podiam ficar tapados pela mesa, como uma televisão.

Mas, com o passar dos anos e na medida em que essa mesa foi sendo adotada por outros países, ela foi ficando mais baixa, tendo como principais referencias as mesas de chá que são muito populares no Japão. Hoje em dia elas podem tanto ser vistas apenas como um móvel com uma determinada utilidade, que varia muito de acordo com o perfil dos moradores, ou então uma peça importante no design da sala como um todo.

Anúncios

Elas também podem ser encontradas em diferentes formatos e feitas com os mais variados materiais. Para quem quer ter ideias do que podem ser comprado em termos de visual e tipo de mesa, confira algumas dicas:

Principais tipos de mesa de centro

As mesas de centro podem ser feitas nos mais variados formatos, mas em alguns destes formatos acabam acabaram se tornando bastante comuns no mercado e se tornaram modelos para a criação de linhas inteiras. Dentre as mais interessantes, podemos destacar as seguintes:

Formato orgânico

Anúncios

Essas mesas costumam ter um formato irregular, com curvas, sendo encontradas dos mais variados tamanhos. Além disso, essas mesas também costumam ser feitas de materiais que acabam conversando com elementos terrenos, como a madeira. As bases das madeiras também costumam ser mais grossas e aparentes, com uma tampa mais fina.

Mesa de centro de vidro

Essa pode ser considerada como um verdadeiro clássico e uma das escolhas mais tradicionais. Elas combinam com salas de diferentes estilos, mas costumam ter um maior destaque nas salas que possuem um tamanho maior e também aquelas que possuem uma decoração mais clara e modernista. Elas podem ser tanto apenas de vidro como com outros elementos, como bandejas de madeira mais na parte de baixo.

Mesa de centro em madeira

Essas mesas costumam ter um tampo mais grosso, com uma madeira mais robusta. Elas costumam ser uma escolha mais interessante para quem pretende utilizar a mesa mais do que como um item de decoração.

Fique de olho no tamanho

Uma das informações mais importantes para quem pretende adquirir uma nova meda de centro para sala de estar é o tamanho. O dado do espaço disponível deve estar junto com os compradores no momento em que eles se dirigem a loja ou quando eles compram pela internet. Existem algumas fórmulas que podem ser utilizadas como referência, como aquela que afirma que a largura da mesa acompanha a proporção entre ½ e 2/3 da altura do estofado escolhido.

Verifique se a altura conversa com outros itens da sala

Também é importante que a altura da mesa converse com os outros móveis e itens que podem ser encontrados na sala. É importante que a mesma não fique na frente de itens como a televisão, por exemplo. Também é recomendado que a altura não seja maior do que a altura do sofá como um todo.

Confira as utilidades para cada formato

De uma forma geral, os formatos das mesas de centro podem acabar sendo interessantes para determinadas funcionalidades ou então seguindo a forma do cômodo como um todo. A mesa retangular, por exemplo, é a melhor opção quando a sala conta com pouco espaço de circulação. Já a mês quadrada se ajusta mais para as salas amplas.

As mesas com um formato oval ou orgânico são muito interessantes para quem tem criança na casa, já que elas não possuem quinas, diminuindo os riscos de ferimentos. E as mesas redondas costumam ser muito interessantes para as salas que tenham sofás de canto.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.