Conheça a dieta que foi eleita sete vezes como a melhor do mundo
Essa escolha de alimentos conseguiu a aprovação de muitos especialistas no assunto.
Dietas costumam ser temas bastante sensíveis entre os médicos especialistas no tema e pacientes. De uma forma geral, qualquer recomendação alimentar pode ser considerada uma dieta, mas a palavra ainda acaba sendo muito vinculada a questões restritivas. O problema é que nem sempre as dietas acabam sendo aprovadas pelos médicos.
E isso acontece especialmente em virtude de determinadas escolhas alimentares surgirem a partir de determinadas ideias que acabam indo de encontro a ideia de que as pessoas devem ter uma alimentação equilibrada, que é o que defende, em linhas gerais, a medicina moderna.
Muitas dietas acabam surgindo com promessas de fazer com que as pessoas percam peso muito rapidamente, o que nem sempre acaba sendo fácil. Estas escolhas podem acabar colocando a vida em risco na medida que coloca uma restrição na ingestão de determinados tipos de nutrientes.
Por outro lado, existem determinadas dietas que acabam sendo chanceladas pelos profissionais da área da saúde. Inclusive uma delas foi eleita sete vezes como a melhor dieta do mundo.
Qual a dieta considerada como melhor do mundo?
A dieta considerada como melhor do mundo é a Mediterrânea. Essa escolha foi feita a partir uma classificação realizada pela publicação US News & World Report, que faz um painel de especialistas que inclui médicos, nutricionistas e pesquisadores focados em perda de peso.
De acordo com as informações que são divulgadas pelos responsáveis, o estudo inclui avaliações que acabam sendo feitas por médicos, nutricionistas e pesquisadores, sendo todos especialistas na área de perda de peso. Eles atribuem pontos para aquelas dietas que acabam se tornando populares, com base em uma série de fatores, incluindo integridade nutricional, sustentabilidade a longo prazo e a facilidade de ser incluída no dia a dia.
E, levando tudo isso em consideração, a dieta mediterrânea foi eleita sete vezes como a melhor do mundo entre aquelas que acabam se tornando as mais famosas e populares. Os especialistas destacam que essa dieta não acaba tendo um grupo de alimentos que se destaca, e sim um padrão alimentar que prioriza o que pode ser considerado como “comida de verdade, diversificada e inclusive, sem ser restritiva”.
Principais benefícios da dieta mediterrânea
Essa dieta acaba tendo uma grande quantidade de benefícios para a saúde das pessoas. As escolhas alimentares que são incentivadas a partir dela, que teve uma origem a partir da alimentação que normalmente acaba sendo feita em locais como Grécia, Itália e Espanha, que são as regiões costeiras do Mediterrâneo.
As pessoas que se alimentam desta forma podem ter efeitos de uma redução nos índices de inflamações crônicas. Além disso, ela podem acabar se tornando muito interessante para controlar dietas como diabetes, problemas cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Ela também pode acabar se tornando muito interessante para o tratamento da obesidade e até mesmo para transtornos psíquicos, como depressão e também ansiedade.
Alimentos permitidos na dieta mediterrânea
Essa é uma dieta que acaba sendo caracterizada pela presença, de uma forma mais abundante, por uma série de alimentos considerados como saudáveis, incluindo vegetais folhosos, legumes, frutas, especialmente as pequenas e escuras, mais peixes do que carnes vermelhas, grãos e azeite de oliva, que é um potente anti-inflamatório natural.
Existem algumas quantidades que podem acabar sendo consideradas como referência na hora de compor estes pratos dentro da dieta mediterrânea. Começando pelas verduras, pelos legumes e também pelas frutas. Os primeiros dois grupos devem compor 80% do prato, preferencialmente crus. Depois, acabam sendo consumidas as proteínas que devem seguir esta ordem de prioridade: peixes, em seguida as aves (aqui também incluímos os ovos) e, por fim, em menor quantidade, as carnes vermelhas.