Couro cabeludo sensível: confira dicas e cuidados para tratar

Problemas podem acabar afetando até mesmo a qualidade dos fios que nascem.

Publicado em 13/08/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O couro cabeludo é local de onde nascem os fios que formam o conjunto conhecido como cabelo. Essa base acaba se tornando uma parte do corpo sensível, justamente em virtude dessa proteção que o cabelo cria ao longo da vida. E a saúde dessa parte do corpo vai acabar definindo também a saúde dos fios que nascem. Muitos problemas dos fios acabam tendo como causa justamente as questões relacionadas ao couro cabeludo.

Couro cabeludo sensível: confira dicas e cuidados para tratar

O topo da cabeça acaba sofrendo alguns impactos que interferem diretamente nas suas caraterísticas. O sol, por exemplo, emite seus raios que acabam atingindo diretamente o topo da cabeça que anda pelas ruas durante muito tempo sem proteção. No momento do banho, é o topo da cabeça, na maioria das pessoas, que sofre o impacto direto da temperatura da água. Portanto, quando ela está muito quente, atinge diretamente a saúde do couro. E estes são apenas alguns exemplos.

Tudo isso pode ir deixando o couro cabeludo mais sensível. E isso também pode acabar sendo causado por outras situações, como condições genéticas. Os primeiros sinais de que essa parte do corpo está sensível é quando o topo aparece com sinais de ressecamento, além de apresentar uma vermelhidão e até mesmo a ardência durante determinados momentos do dia, especialmente no banho.

Anúncios

É muito importante ter uma atenção para essa situação, pois o couro cabeludo sensível pode causar uma série de outras condições que podem afetar a saúde dos fios e da cabeça de uma forma gera.

Principais causadores de sensibilidade no couro cabeludo

Mudança na temperatura – como é uma região mais sensível do corpo, as mudanças de temperatura externa costumam ter um efeito direto nesta parte do corpo, deixando a região mais frágil. Além disso, quando esfria, as pessoas tendem a tomar banhos mais quentes, o que causa um efeito direto no couro cabeludo;

Anúncios

Poluição – da mesma forma que a poluição acaba tendo um efeito direto na pele das pessoas, os índices mais elevados podem acabar causando efeitos negativos no couro cabeludo;

Estresse – as pessoas com essa condição de saúde acabam produzindo, no organismo, índices mais elevados de uma substância chamada de cortisol, hormônio produzido pelo organismo em resposta a situações de perigo ou ameaça, e que está associado a queda dos fios;

Ar seco – a falta de umidade relativa do ar também pode acabar fazendo com que o topo da cabeça sofra com este problema de maior sensibilidade;

Troca de produtos – quando as pessoas passam a utilizar shampoos e condicionadores que sejam muito agressivos para a sua pele, a tendencia é de que o organismo tenha uma resposta, que pode ser a de tornar essa parte do corpo mais sensível;

Higiene exagerada – lavar o couro cabeludo muitas vezes ao longo da semana contribui para essa parte do corpo mais sensível;

Doenças – problemas de saúde como a dermatite atópica causam uma maior sensibilidade no local;

Cuidados que devem ser tomados com o couro cabeludo sensível

Evite o sulfato

Antes de mais nada, é muito importante tomar alguns cuidados com a substâncias que fazem parte dos produtos utilizados para higiene do couro cabeludo. Os shampoos que contam com sulfato na sua composição, por exemplo, podem acabar tornando amis grave o quadro de sensibilidade de uma forma geral.

Não utilize o formol

Mesmo que essa seja uma substância que esteja sendo banida dos centros de beleza de uma forma geral, ainda existem diversos procedimentos que possuem formol na sua base. E, como é uma substância muito forte, tende a tornar o problema ainda mais grave.

Identifique outras substâncias irritativas

Existem outras substâncias que costumam ser utilizadas na indústria da beleza de uma forma geral que podem causar uma certa irritabilidade no couro cabeludo. Mas isso varia de pessoa para pessoa. Por isso, o ideal é sempre fazer pequenos testes, tendo maior atenção para determinadas categorias, como os parabenos.

Utilize shampoos com pH ácido

Determinados produtos de limpeza dos fios de cabelo possuem uma característica que é a de pH ácido, que também pode ser chamado de “pH fisiológico”. Eles também costumam ajudar bastante no controle da sensibilidade da região do couro cabeludo de uma forma geral.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.