Cozinha pequena: dicas de como decorar e organizar o ambiente

Saiba como lidar com estes espaços em apartamentos ou casas menores.

Publicado em 31/07/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Com a redução dos tamanhos dos apartamentos e das casas de um modo geral, especialmente nas grandes cidades, um dos cômodos que mais costuma ser reduzido é a cozinha. E isso acontece nos projetos mais modernos, especialmente aqueles que são focados em uma casse social a partir da média, que tende a consumir mais alimentos prontos do que preparar a sua comida.

Cozinha pequena: dicas de como decorar e organizar o ambiente

Hoje em dia a cozinha está deixando, em muitos casos, de ser o espaço de convivência que acabou se consolidando nas últimas décadas. Mas, mesmo para quem ainda mantém o hábito de preparar os alimentos, as cozinhas pequenas podem ser úteis a partir de projetos que visem aproveitar bem todo o espaço e apostem nas soluções mais inteligentes.

Confira algumas dicas de decoração e de organização de cozinhas pequenas.

Aposte nas cores claras

Anúncios

Na hora de escolher as cores, a sensação de espaço costuma ser tão importante como o espaço em si. Por isso, pode ser muito importante que as pessoas apostem nas cores consideradas como mais claras, que ajudam a criar uma sensação de um espaço mais aberto e, consequentemente, maior.

O branco sempre pode ser considerado como um acerto para ambientes como a cozinha, tanto em relação a sensação de um tamanho maior que ele passa como também em relação a limpeza, já que o branco ajuda a manter o ambiente mais limpo e consegue traduzir para as outras pessoas essa limpeza.

Anúncios

Mas o branco também pode ser utilizado em combinação com algumas outras cores um pouco mais fortes ou até mesmo contrastando com os móveis ou com o piso.

Utilize diferentes zonas de iluminação

Ter uma cozinha pequena não significa necessariamente que as pessoas vão conseguir ter todo o seu ambiente iluminado. Em determinadas partes, em função do posicionamento dos móveis, por exemplo, podem ficar ambientes mais escuros que podem tornar até mesmo o trabalho na cozinha um pouco mais perigoso.

Neste caso, pode ser interessante trabalhar com as lâmpadas de LED de baixo consumo para as iluminar as áreas de trabalho da cozinha, como em cima da pia, nos armários ou na região do fogão, e as lâmpadas fluorescentes para a iluminação que possa ser considerada mais ampla e aberta.

Outra forma de trabalhar com a luz de uma forma mais inteligente nos espaços pequenos é contar também com a luzes de nicho. Elas podem ser instaladas próxima são teto e fornecem uma luz direcional para áreas específicas, como armários ou ainda objetos que possam ser considerados como de decoração.

Opte por armários fixados nas paredes

Tanto para as pessoas que pretendem apostar em um projeto mais personalizado para suas cozinhas, com todos os móveis planejados, como para quem pretende usar móveis prontos, o recomendado é apostar nos armários que são fixados na parede. Eles acabam otimizando muito o espaço disponível em qualquer cômodo, mas especialmente nas cozinhas. Mas é importante tirar bem as medidas para que eles realmente consigam ocupar todos os espaços disponíveis, sem ficar deixando lacunas que vão diminuir consideravelmente o espaço de um modo geral.

Tenha somente o necessário

Infelizmente, se a pessoa tem uma cozinha pequena, ela não terá muito espaço disponível para coisas que realmente não sejam utilizadas no dia a dia. Por isso, é importante manter os eletrodomésticos que realmente serão utilizados. Além disso, também é importante pensar naqueles que consigam oferecer alguma vantagem em termos de tamanho e organização.

O fogão cooktop, por exemplo, costuma ser muito mais eficiente em termos de tamanho, além da possibilidade de ficar em cima de um armário que pode ser aproveitado na parte de baixo. Mas é importante lembrar que a cozinha também terá que ter um espaço para o forno elétrico. Também pode ser interessante apostar em geladeiras menores, mas isso depende da quantidade de pessoas que moram no local.

Retire elementos da cozinha

Caso sobre espaço em outros cômodos, pode ser interessante remover determinados itens que normalmente ficariam na cozinha. Por exemplo, para quem gosta de cafeteiras ou itens de bar, eles podem ficar em um móvel na sala de estar, liberando espaço na cozinha. O mesmo serve para as mesas, sendo que o ideal, dependendo do projeto, é apostar nos balcões integrados que também possam ser utilizados para refeições rápidas, por exemplo.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.