Cuba de cozinha: 5 dicas para escolher a ideal.
Saiba como definir o modelo ideal para a pia que será instalada neste importante espaço.
A cozinha acaba sendo considerada como um dos locais mais importantes dentro de uma casa. Afinal de contas, é neste espaço que as pessoas acabam preparando os alimentos que precisam ser preparados. E as cozinhas acabam tendo algumas configurações que se repetem na grande maioria das casas.
Dentre os itens que costumam ser encontrados em todas as cozinhas está a pia, que nada mais é do que um sistema que compõe uma entrada de água para dentro do espaço e uma outra parte que acaba dispensando essa água depois que ela é utilizada. O local acaba sendo utilizado, especialmente, para a higienização de todos os itens utilizados para o preparo da comida.
E a cuba acaba sendo um importante elemento neste espaço, junto com a sua respectiva bancada, que é basicamente a estrutura que permite com que todos os elementos da pia acabem sendo instalados.
Confira algumas dicas para conseguir escolher a cuba ideal para o seu projeto de cozinha:
Defina o tamanho que seja necessário
Uma das primeiras decisões que devem ser tomadas para que as pessoas consigam escolher um tipo de cuba é com relação ao tamanho. E isso se torna ainda mais importante naquelas cozinhas que possuem um espaço menor, que acaba sendo a realidade da grande maioria das pessoas nos dias de hoje.
Essa escolha vai depender de uma série de fatores, incluindo os outros móveis e eletrodomésticos que serão instalados no mesmo espaço. Além disso, também é importante que este tamanho seja otimizado, justamente para que não existam riscos dela ocupar um espaço maior do que deve.
Combine a cuba com a bancada
É preciso ter um pouco de atenção no momento que as pessoas acabam fazendo essa combinação, da cuba com a bancada. Especialmente quando ela não estiver em um conjunto já feito especificamente pensando nesta união. É preciso verificar se existe uma harmonia entre os materiais desta bancada e da cuba, para que não exista uma grande discrepância visual.
Além disso, determinadas escolhas podem ainda fazer com que a cuba e a bancada não consigam ser otimizadas para sua função. Por exemplo, quando o tampo da bancada tiver um acabamento liso, a opção mais interessante acaba sendo a cuba de embutir.
Existem também as cubas que são de sobrepor. Neste caso, é muito importante que ela seja instalada por um profissional que consiga nivelar a instalação, para que não exista o acúmulo de sujeira e de água no espaço.
Pense em como o espaço será utilizado
A escolha da cuba também vai acabar dependendo bastante de acordo com a forma como ela será utilizada e com as características da família que utiliza o espaço de uma forma geral. Por exemplo, para famílias grandes, ter uma cuba muito pequena e única pode acabar se tornando um problema para lavar a louça. Neste caso, pode ser interessante ter uma cuba maior ou, se houver espaço, ter uma cuba dupla, com uma ao lado que pode ser utilizada de apoio.
Além disso, também é importante que as pessoas já pensem, no momento da instalação, se pretendem ter determinados acessórios complementares que podem ser utilizados juntos. Por exemplo, existem os sistemas de trituradores de lixo, que podem acabar sendo instalados nas cubas. Mas é preciso que isso seja previsto antes da escolha e da instalação da mesma.
Prefira sempre os materiais resistentes
Existem diversas opções de materiais tanto para a cuba quanto para a bancada de uma forma geral, mas existem determinados modelos que acabam sendo os mais recomendados e também utilizados, especialmente pelos aspectos relacionados a durabilidade. É o caso do inox, que ainda acaba sendo a escolha da grande maioria das pessoas, e também da porcelana.
O inox acaba sendo muito versátil e até mesmo reciclável, quando utilizado da forma correta, além de ser muito durável. A porcelana acaba sendo mais interessante para quem busca um design diferenciado, mas é importante ressaltar que essas cubas costumam ser mais pesadas, e consequentemente exigem uma estrutura que suporte este peso adicional por mais tempo.
Não esqueça da torneira
O estilo da torneira também acaba fazendo parte deste sistema, sendo interessante que ele seja definido ainda durante o projeto. A torneira de parede, por exemplo, costuma ser a mais utilizada. Mas também existem modelos que podem ser instalados diretamente na bancada e outras opções, como os sistemas quentes que precisam estar conectados a uma saída de gás.