Depressão pós-término: saiba como lidar com a tristeza do final de um relacionamento
Episódio pode casar prejuízos tanto na saúde física como psicológica das pessoas.
O término de um relacionamento costuma ser um momento muito complicado na vida de qualquer pessoa. Alguns conseguem lidar melhores com isso, outros nem tanto. São muitas pessoas que afirmam que estão bem depois de um episódio de ruptura, mas apenas dão sinais externos de que estão bem, mesmo que este não seja um sentimento que realmente esteja dominando o interior da mesma.
Quando as pessoas terminam um relacionamento, seja por iniciativa própria ou seja a partir da iniciativa da outra parte envolvida, existe uma série de mudanças especialmente na rotina das mesmas. Além disso, uma série de processos acabam disparando no cérebro destas pessoas, com algumas reações que lembram outros momentos marcantes, como a demissão ou até mesmo a morte de alguém muito próximo.
É natural que muitas pessoas desenvolvem sentimentos de profunda tristeza, o que pode evoluir para um quadro de depressão mais grave do que as pessoas normalmente estão dispostas a aceitas.
Existem alguns fatores, de acordo com os especialistas, que podem acabar afetando diretamente a forma como o término vai interferir na vida de uma determinada pessoa, tais como o tempo de relacionamento, o significado que ele teve para a vida daquela pessoa, de quem partiu essa decisão, os motivos que levaram o término e também o grau de desenvolvimento emocional. Todos estes fatores, com exceção do tempo, acabam sendo muito difíceis de serem tangenciáveis, uma vez que depende muito da percepção e da forma como aquela pessoa lidou com o momento.
Principais sintomas da depressão pós-término
Mas existe um conjunto de sintomas que pode indicar que essa pessoa está passando por um momento muito mais complicado do que apenas a tristeza por ter terminado um relacionamento significativo ou ainda o medo e as incertezas que surgem a partir deste momento. Neste caso, que pode indicar que o resultado seja a doença conhecida como depressão, acaba sendo muito indicado procurar apoio de um profissional do ramo da psicologia.
Dentre os sinais mais comuns de que a pessoa realmente entrou em uma fase de depressão estão:
- Sensação de tristeza forte e constante
- Diminuição ou ausência de prazer
- Ansiedade
- Pensamentos negativos constantes
- Baixa autoestima
- Redução de concentração
- Cansaço excessivo
- Insônia ou hipersonia
Dicas para superar o fim de um relacionamento
Relembre de quem você era antes do relacionamento
Este pode ser um dos passos mais difíceis, especialmente para os relacionamentos que já perduram um bom tempo, mas que precisa ser dados. É fundamental que as pessoas busquem resgatar suas origens, lembrando do que elas faziam que lhes dava algum tipo de prazer e resgatando essas atividades. Mais do que ficar apenas na teoria ou na lembrança, pode ser realmente tentar buscar essas atividades ou ainda resgatar antigas amizades, mesmo que as pessoas não tenham sucesso em relação a todas elas neste primeiro momento.
Foque no presente
Algo que costuma acontecer de uma forma muito frequente com as pessoas de uma forma geral quando elas terminam um relacionamento é uma dificuldade de focar na realidade e no presente, até mesmo como uma forma de fuga. Mas isso faz também com que essas pessoas, em muitos casos, acabem criando realidades paralelas e fantasias que quase nunca são saudáveis. Por isso, mais do que nunca, é fundamental que as pessoas foquem no presente, por mais difícil que seja.
Afaste-se
As redes sociais e a forma como estamos conectados nos dias de hoje pode acabar tornando muito complicada a tarefa de se afastar da outra pessoa diante de um término. Mas é muito importante que isso realmente seja feito. Afinal de contas, sem este afastamento, o corpo e a mente ainda mantêm os padrões e sinais, o que faz com que o término se torne ainda mais complicado.
Tente evitar a dependência emocional
Este é o quadro de quem acaba dependendo muito da reação de outras pessoas para viver, sem conseguir lidar com os seus próprios sentimentos. E isso se torna muito comum em determinados relacionamentos, quando as pessoas deixam de lado completamente a sua essência e passam a depender somente do outro, o que pode ser algo realmente muito complexo.