Diabetes tipo 2: confira os principais sintomas
Conheça os sinais que devem despertar interesse e cuidados dos possíveis pacientes.
A diabetes é uma doença que acompanha a humanidade a alguns milhares de anos, como já foram comprovados com os mais variados estudos de materiais genéticos antigos encontrados pelos pesquisadores e que pertenciam aos nossos antepassados. Mas também é uma das doenças que mais cresceu nas últimas décadas, se tornando realmente um problema de saúde pública.
A mais comum entre os diferentes tipos de diabetes que existem é a Tipo 2, que acaba se desenvolvendo no organismo das pessoas ao longo dos anos, mas que acaba tendo origem em uma pré-disposição genética. Ela também está relacionada aos hábitos de vida que as pessoas acabam mantendo, especialmente em relação ao consumo de determinados tipos de alimentos e bebidas e a falta de atividade física.
Como é uma doença que não possui cura, a partir do momento que os pacientes acabam identificando os principais sintomas da diabetes elas precisam iniciar o monitoramento junto com um médico, ao mesmo tempo que faz a ingestão de determinados tipos de alimentos e também a mudança no estilo de vida de uma forma geral.
O que é a Diabetes Tipo 2?
Essa é uma doença que acaba sendo caracterizada especialmente pelo aumento nos níveis de açúcar que podem ser encontrados no sangue de uma forma geral. E isso acontece em virtude de uma resposta que o organismo acaba desenvolvendo combatendo a insulina, hormônio que regula a entrada de açúcar nas células.
Uma outra causa da doença acaba sendo justamente a dificuldade que o organismo acaba tendo de produzir a insulina para quebrar as moléculas de glicose e transformar em energia consumida pelo corpo.
A Diabetes Tipo 2 representa 90% dos casos de diabetes no Brasil, sendo mais frequente em adultos, segundo dados do Atlas de Diabetes, divulgado pela Federação Internacional de Diabetes em 2021.
Qual a diferença da Diabetes Tipo 1 e Tipo 2?
Os dois tipos de diabetes acabam tendo diferenças significativas e que acabam impactando na forma como essa doença deve ser tratada. A Diabetes Tipo 1 acaba sendo caracterizada basicamente por um distúrbio no sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Com isso, o organismo não produz hormônio o suficiente. Esse distúrbio acaba nascendo junto com a pessoa, que deve tratar pelo resto da sua vida.
Já a Diabetes do Tipo 2 acaba se desenvolvendo junto com a pessoa. Mesmo estando diretamente relacionada a uma pré-disposição genética, essa doença é basicamente o resultado de uma série de hábitos que vão sendo desenvolvidos ao longo da vida e que não são considerados como saudáveis, como maus hábitos alimentares e sedentarismo.
Principais sintomas da Diabetes Tipo 2
Existem diversos sintomas que podem acabar indicando o desenvolvimento desta doença. Mas esses sintomas também podem estar atrelados a uma série de outras doenças. Por isso, acaba sendo muito importante que as pessoas acompanhem e também e façam os devidos acompanhamentos com os médicos especialistas no tema.
Dentre os principais sintomas da doença estão os seguintes:
Sede constante
Fome frequente
Cansaço
Constante vontade de urinar (poliúria)
Alteração visual (visão embaçada)
Infecções frequentes, como, por exemplo, na bexiga, rins e pele
Feridas que demoram para cicatrizar
Formigamento nos pés
Perda de peso não intencional
Furúnculos
Destes sintomas apresentados na lista, existem alguns que geralmente surgem quando a doença está começando a se desenvolver, em uma fase que acabou sendo chamada de pré-diabetes. Neste ponto, as pessoas podem acabar até mesmo revertendo a situação, voltando a um estágio de normalidade, desde que elas mantenham os cuidados.
O aumento na sede, especialmente durante a noite, mesmo quando as pessoas acabam não fazendo atividades físicas, geralmente estão entre os primeiros que aparecem. Além disso, muitas pessoas também sente o aumento da fome, mas que chega também acompanhada de um certo enjoo e mal estar depois as refeições.
A vontade de urinar com mais frequência, também durante a noite, bem como uma fadiga excessiva e uma visão mais turva também acabam estando entre os sintomas que geralmente se apresentam primeiro.
Principais fatores de risco para o desenvolvimento da Diabetes Tipo 2
Além das questões relacionadas a uma má alimentação e a falta de atividades físicas, existem determinados grupos de pessoas que se tornam mais propensas para o desenvolvimento da diabetes, incluindo hipertensos, aqueles que possuem colesterol elevado ou os que estão com sobrepeso.