Dicas de iluminação para melhorar espaços pequenos
Confira como fazer algumas mudanças na luz para tornar o ambiente mais confortável.
Ambientes pequenos exigem planejamento. Existe uma ideia, muitas vezes equivocada, de que as pessoas acabam gastando muito mais para conseguir decorar um ambiente que seja maior em termos de espaço físico, mas o ambiente pequeno pode acabar dando mais trabalho, já que escolhas e renúncias devem ser feitas.
Mas existe algo que realmente não muda quando estamos falando da decoração de um determinado ambiente, independentemente do tamanho, que é a importância da iluminação. E isso vale tanto para os ambientes domésticos como também para os espaços comerciais.
Algumas escolhas de iluminação acabam se mostrando bastante poderosas quando aplicadas da forma correta. É possível, por exemplo, conseguir fazer com que um determinado espaço se torne maior apenas com a iluminação sendo colocada nos lugares corretos. Também é possível criar uma sensação de acolhimento dentro destes lugares, também partindo do posicionamento, da temperatura, das cores, etc.
Confira algumas dicas que podem ajudar a definir e escolher as melhores estratégias de iluminação para espaços pequenos, que podem ser aplicadas especialmente para os apartamentos que possuem um espaço menor e que estão se tornando cada vez mais comuns.
Combinação de luz natural e luz artificial
Para os espaços pequenos, é muito importante que as pessoas consigam fazer a devida combinação entre as fontes e os focos de luz artificial com a entrada da luz natural para dentro dos cômodos. Este balanço acaba ajudando a criar ambientes muito mais agradáveis, práticos e que podem ser visualmente expansivos.
Mas é sempre importante ter pé no chão no momento que o projeto de decoração e de iluminação que está sendo feito para um determinado apartamento pequeno, por exemplo. Nem sempre a luz natural estará disponível na abundância necessária para conseguir iluminar um determinado espaço, por exemplo.
Por isso, pode ser interessante pensar na luz artificial como uma forma de compensar a falta de luz natural, deixando essa segunda como aquela que deve brilhar. E isso pode ser feito de diversas formas, como, por exemplo, escolher luminárias adequadas para complementar a luz natural, ou ainda escolher as fontes de luz com uma temperatura mais próxima dessa luminosidade natural.
Opte por itens compactos e versáteis
Como estamos falando de espaços menores, é muito importante que as pessoas escolham itens que possam ser considerados como compactos e também tenham uma maior versatilidade, podendo ser utilizada de mais de uma forma, ou ainda conseguindo preencher mais de um cômodo com sua luz, por exemplo.
As luminárias, por exemplo, devem sempre ter um tamanho mais compacto. Algumas escolhas que podem ser consideradas nem sempre são as mais comuns, mas podem trazer alguns resultados muito interessantes, como spots de embutir ou sobrepor ou ainda as arandelas articuladas e com haste.
Ilumine os pontos fortes do projeto
Para quem está pensando em um projeto maior de decoração, é importante que a iluminação seja utilizada como uma aliada justamente para conseguir pontuar determinados espaços e locais que mereçam este destaque. Muitos apartamentos pequenos planejados acabam tendo determinados pontos de interesse que podem ganhar um foco maior com suas fontes de luz.
Por exemplo, as luzes focadas para os elementos decorativos de um determinado ambiente podem acabar modificando completamente a impressão que o espaço acaba passando para quem chega. Obras de arte, plantas ou ainda detalhes arquitetônicos podem ganhar uma sobrevida com essa iluminação focada.
Crie uma unidade com a temperatura da luz
Criar cores e temperaturas diferentes dentro de um espaço pequeno, como um apartamento que tenha seus 40 metros quadrados, por exemplo, pode acabar se tornando um tiro no pé. Essa divisão pode fazer com que as pessoas tenham a sensação de estarem em espaços ainda menores.
Por isso, pode ser interessante criar uma unidade maior no ambiente, a partir da escolha da mesma temperatura e do mesmo tom de iluminação para o espaço como um todo.