Dieta Alcalina: Entenda como fazer, prós e contras
Saiba como fazer essa dieta e entenda se ela pode atender suas necessidades.
A chamada Dieta Alcalina é mais um grupo de escolhas de alimentos que acaba tendo como principal objetivo fornecer determinados alimentos para o dia a dia com foco no emagrecimento. Existem várias dietas que apostam no corte ou na prioridade de determinados tipos de alimentos, e essa acaba sendo mais uma, com foco na restrição dos alimentos ácidos.
Basicamente a ideia de restringir o consumo dos alimentos que são classificados como ácidos está no fato de que eles geralmente são mas pesados, além de exigirem mais do organismo para que eles consigam digerir. E isso pode fazer com que as pessoas tenham mais dificuldade de perder peso justamente em virtude destes alimentos ficarem mais tempos ali parados.
Mas, apesar de se basear em determinados elementos dos alimentos que realmente é considerado como ciência, não existe nenhuma comprovação científica de que esta dieta realmente possa trazer os efeitos esperados de uma forma eficiente. Muitos especialistas afirmam que o corpo é perfeitamente capaz de manter o equilíbrio ácido-básico necessário para seu bom funcionamento.
Mas a Dieta Alcalina também não é considerada como muito restritiva e impactante negativamente para o organismo, ela também não podem ser considerada como uma dieta perigosa e que deve ser evitada a qualquer custo.
O que é a Dieta Alcalina?
De uma forma geral, essa dieta é baseada na escolha dos alimentos a partir do pH, conceito químico que quantifica a acidez das substâncias e as classifica em ácidas (pH menor do que 7), neutras (pH igual a 7) ou alcalinas (pH maior do que 7).
A proposta básica dessa dieta é que a inclusão de alimentos alcalinos neutralizaria a acidez do organismo, reduzindo desta forma a inflamação e prevenindo doenças. Mas, de uma forma geral, essa dieta acaba fazendo uma proposta que basicamente está presente em diversas dietas: aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes.
Desta forma, espera-se que as pessoas tenham um aumento no aporte de magnésio e potássio, e resulta em pH da urina mais alcalino no organismo de uma forma geral.
A dieta alcalina é segura?
Mesmo que seja uma dieta que acaba se preocupado em restringir determinados tipos de alimentos e acaba se baseando em regulações de determinadas características do corpo que não estão, cientificamente comprovadas, relacionadas com o aumento de peso, essa pode ser considerada como uma dieta saudável, sendo que isso acaba se tornando um dos grandes prós.
De uma forma geral, a proposta geral desta dieta é evitar o consumo de produtos que sejam industrializados, gordurosos e com uma grande quantidade de farinha branca, o que realmente é comprovado pela ciência para que as pessoas consigam ter uma alimentação mais saudável de uma forma geral.
Ela incentiva também que as pessoas consumam mais alimentos naturais, o que faz com que o organismo, de uma forma geral, tenha mais fibras, vitaminas e minerais, o que traz uma série de benefícios.
Alimentos que podem ser consumidos na Dieta Alcalina
De uma forma geral, as pessoas que optam por este tipo de dieta precisam aumentar a quantidade de alimentos considerados como naturais. Os ingredientes mais importantes dentro dessa dieta são frutas, legumes e verduras, sendo que dentro deste grupo não existem praticamente restrições.
Mas existem alguns tipos de alimentos que são bastante específicos e que ajudam nesta dieta, como feijão branco, alface, brócolis, cebola, tomate, beterraba, rabanete, soja, couve, abacate e lentilha.
Já na categoria de alimentos que devem ser evitados pelas pessoas que optam por manter a Dieta Alcalina estão café, doces, bebidas alcoólicas, condimentos do tipo mostarda, ketchup e vinagre. De u9ma forma geral, todos os alimentos industrializados que imitam um sabor ácido devem ser retirados da dieta do dia a dia.
Dieta Alcalina realmente emagrece?
A tendência das pessoas que acabam consumindo mais alimentos naturais e menos alimentos industrializados realmente é de perder peso. Mas as pessoas devem ter atenção, uma vez que o que realmente vai definir se uma pessoa vai perder peso ou não em uma determinada dieta é a quantidade de calorias que será ingerida.
Portanto, mesmo que as pessoas adorem a Dieta Alcalina, será preciso ficar atento a quantidade de calorias ingeridas no dia a dia.