Dieta arco-íris: conheça o plano alimentar de Christina Aguilera
Cantora teria adotado este plano para perder peso rapidamente e se preparar para sua residência em Las Vegas.
Recentemente a cantora Christina Aguilera deu mais um passo importante na sua carreira de sucesso: iniciou sua residência em Las Vegas, uma série de shows fixos feitos em grande cassino / hotel da cidade e que têm sido uma escolha dos artistas da música que fazem muito sucesso há algumas décadas já.
E a cantora acabou se tornando bastante comentada nas redes sociais ao aparecer com uma silhueta muito mais magra do que estava antes de começar as apresentações. A artista teria conseguido perder peso ao adotar uma alimentação saudável e equilibrada, combinado com uma série de exercícios físicos bastante intenso, uma receita basicamente padrão para este tipo de preparação.
Mas chamou a atenção também o fato de que a imprensa dos Estados Unidos afirmou que a cantora teria adotado a chamada “dieta do arco-íris”, especialmente para conseguir perder peso rapidamente depois que ela foi mãe, em 2008. E essa dieta teria se tornado parte da sua vida desde então, até hoje.
Somente essa menção acabou fazendo com que a dieta acabasse sendo bastante procurada pelas pessoas interessadas em perder peso. Mas, basicamente, essa dieta é apenas uma forma de ilustrar uma escolha que a grande maioria das pessoas sabem que se trata de uma alimentação mais saudável.
O que é a dieta artco-íris?
Esse é um termo que acabou se tornando famoso a partir da definição criada pela nutricionista Dra. Deanna Minich. A ideia é montar um sistema de alimentação baseado nas cores, com as pessoas dando prioridade para conseguir montar pratos que realmente sejam coloridos, como se fossem arco-íris.
A estratégia acaba promovendo alimentos integrais coloridos e suplementos naturais. Para que eles ocupem uma posição principal no que é consumido no dia a dia. mesma maneira, a dieta arco-íris defende os benefícios de comer uma variedade de frutas e vegetais de cores vivas.
Benefícios dos grupos de alimentos pelas cores
A dieta do arco-íris defende que as pessoas consumam alimentos com base nas suas cores, reunindo uma série de itens que possuem características em comum.
Alimentos vermelhos - Alimentos deste grupo contém licopeno, um antioxidante que previne o envelhecimento precoce, ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, além de fortalecer a saúde cardiovascular e evitar infartos. Tomate, pimenta, amora, framboesa, morango, beterraba, melancia e pimentão vermelho são alguns dos alimentos vermelhos.
Alimentos laranja e amarelo - Frutas, cereais e vegetais da cor amarela ou laranja indicam vitamina C, beta-caroteno e presença de fibras. Esse grupo alimentar fortalece o sistema imunológico, pode deixar a pele mais saudável além de contribuir com a saúde ocular. Para obter esses benefícios, basta acrescentar abóbora, milho, cenoura, manga e pêssego na sua dieta.
Alimentos verdes - Dentro desse grupo, os alimentos se destacam por oferecer fibras, ácido fólico e vitaminas como K e C. Os benefícios se estendem a desintoxicação alimentar, ou seja, auxiliam na limpeza do organismo, fortalecimento dos ossos e reforço na saúde do coração. Espinafre, alface, ervilha, brócolis, abacate e kiwi são alguns exemplos do grupo verde.
Alimentos azul e roxo - Já o grupo azul e roxo, que pode conter uvas, ameixas e berinjela, é rico em antocianinas, antioxidantes associados à melhoria da saúde cerebral, redução do risco de doenças cardiovasculares e combate à inflamação.
Alimentos brancos - Presentes em boa parte da alimentação, os ingredientes da cor branca são ricos em fitoquímicos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, esse grupo traz boas quantidades de potássio e cálcio, o que contribui com a manutenção óssea e fortalece o sistema nervoso e muscular. Alguns alimentos deste grupo são: cebola, alho, nabo, cogumelo, banana, feijão branco e couve-flor.
Alimentos marrom - Nesse grupo estão os cereais, nozes, oleaginosas, castanhas e grãos. Os benefícios dos alimentos marrons se estendem ao aumento da quantidade de fibras, magnésio, vitamina E e B. Com essa composição, esses ingredientes melhoram o trânsito intestinal, contribuem com a produção de energia e também ajudam a controlar a ansiedade.
Principais benefícios da dieta arco-íris
Essa dieta acaba basicamente indicando apenas alimentos naturais para que sejam consumidos no dia a dia. Com isso, ela acaba permitindo que as pessoas ingiram muitos nutrientes e fitoquímicos, que vários estudos mostram que está associado a um menor risco de algumas doenças.
Lembrando que uma dieta que seja considerada como rica em vegetais aumenta a proteção contra as mais variadas doenças, deixando de lado alimentos processados e com muita quantidade de gorduras saturadas.