Dieta da água é perigosa? Saiba mais sobre a rotina de alimentação de Britney Spears

Escolha por se beber apenas água durante períodos do dia voltou a ser muito comentada por ser feita pela princesinha do pop.

Publicado em 16/09/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

De tempos em tempos determinadas dietas acabam se tornando famosas, despertando a curiosidade de pessoas que acabam entrando em contato com o tema nas redes sociais e, desta forma, ganhando uma grande quantidade de adeptos, mesmo que elas nem sempre sejam consideradas como seguras e saudáveis.

Dieta da água é perigosa? Saiba mais sobre a rotina de alimentação de Britney Spears

Recentemente a Dieta da Água, que nem pode ser consideradas como uma grande novidade, pois basicamente acaba sendo uma variação de dietas que envolvem o jejum, acabou se tornando bastante popular novamente a partir de um post feito por Britney Spears na sua conta oficial do Instagram. Ela postou um story segurando um copo d'água com a legenda: "dia um de #jejum- só água".

Por mais que a artista não tenha dado mais detalhes sobre o tipo de dieta que estava seguindo, a quanto tempo estava naquela rotina, quais seriam os principais objetivos ou ainda se estava sendo acompanhada por um profissional da nutrição, o post acaba fazendo com que muitas pessoas que queiram uma perda de peso mais imediata acabam indo atrás deste tipo de dieta.

O que é a dieta da água?

Anúncios

Basicamente essa é uma dieta que acaba combinando dois elementos: uma alta ingestão de água ao longo o dia e um consumo calórico muito restrito. De uma forma geral, a primeira parte da dieta não traz qualquer problema, uma vez que as pessoas realmente acabam tendo que tomar uma boa quantidade de água ao longo do dia.

O problema é que a finalidade da ingestão de um líquido que não possui nada em termos de calorias e que acaba sendo fundamental para o funcionamento do organismo como uma forma geral não se dá pelos benefícios da hidratação do corpo, mas sim para passar uma sensação de maior saciedade para que as pessoas consigam passar mais tempo com menos consumo calórico.

Anúncios

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que um adulto saudável consuma, em média, de 2.000 a 2.400 calorias por dia para fornecer a energia necessária ao corpo. As dietas como da água acabam fazendo com que as pessoas consumam uma quantidade mínima de calorias ao longo de um dia. Nos casos mais extremos, as pessoas não consomem nenhuma caloria, apenas bebem água, durante um dia inteiro.

Quais são os riscos da dieta da água?

Assim como qualquer dieta que envolva uma restrição calórica muito radicam acaba tendo uma série de efeitos no corpo, sendo que alguns deles podem ser bem perigosos. Dentre os principais riscos deste tipo de rotina alimentar, os mais perigosos são os seguintes:

Desnutrição – A partir do momento que as pessoas deixam de consumir os alimentos que normalmente fazem parte de uma rotina considerada como saudável, elas não deixam de ingerir apenas as calorias dos itens em questão, mas também uma série de nutrientes e vitaminas que são consideradas fundamentais para o funcionamento do organismo. E isso pode levar a desnutrição, e consequentemente uma série de outros problemas, incluindo fraqueza, fadiga, perda de cabelo e pele seca;

Fraqueza – Uma das principais consequências da desnutrição de uma forma geral é a fraqueza, que é basicamente causada pela ingestão insuficiente de calorias para a manutenção do corpo de uma forma geral. Ao longo do dia, as pessoas podem acabar sentindo fraqueza muscular, fadiga e falta de energia, prejudicando a capacidade de realizar atividades diárias.

Perda de massa muscular – O baixo consumo de calorias pode realmente fazer com que as pessoas queimam mais gordura em busca das calorias que estão faltando para o corpo e, consequentemente, emagrecer. Mas, além disso, o corpo também pode acabar indo buscando esses nutrientes nos músculos de uma forma geral. E isso vai fazer com que a pessoa perca também massa magra, o que nunca é o objetivo de quem faz uma dieta.

Desequilíbrios eletrolíticos – Este é um outro problema que normalmente acaba sendo causado quando existe uma falta de determinados nutrientes no organismo, como o sódio e também o potássio. Isso pode prejudicar, ao longo do tempo, o funcionamento de órgãos essenciais, como coração, músculos e nervos.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.