Dieta do ovo: saiba mais sobre a dieta do momento entre as famosas

A escolha dos alimentos ficou em evidência depois de ser mencionada por Virgínia Fonseca.

Publicado em 19/12/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

De tempos em tempos surgem dietas que acabam ficando na moda. Normalmente, elas ganham força especialmente a partir do momento em que são mencionadas por famosos e celebridades de uma forma geral. Antes, essas pessoas utilizavam a mídia tradicional, mas, nos dias de hoje, as redes sociais acabaram ocupando esse espaço.

Dieta do ovo: saiba mais sobre a dieta do momento entre as famosas
Créditos: Depositphotos

Recentemente, a influenciadora digital Virgínia Fonseca falou que está conseguindo perder peso a partir de uma dieta à base de ovos, o que rapidamente acabou ficando conhecido como “A Dieta dos Ovos”. Ela compartilhou algumas imagens da sua alimentação, incluindo fotos do seu almoço e do seu jantar, mostrando uma grande quantidade de claras de ovos.

Mas, como normalmente acontece, essas dietas que se tornam famosas através da ação das celebridades se resumem a escolhas restritas, o que nem sempre é aprovado pelos especialistas em nutrição de uma forma geral.

Anúncios

Saiba mais sobre a dieta do ovo, confira como fazer e entenda quais são os principais riscos envolvidos:

O que é a dieta dos ovos?

Existem diversas versões de dietas com esse nome, incluindo algumas que já eram famosas antes dessa menção feita pela Virgínia. Basicamente, ela faz referência sempre a uma determinada dieta que tenha, como base, os ovos na alimentação. Mas as quantidades acabam variando bastante.

Anúncios

No caso das escolhas de alimentação que foram feitas pela Virgínia Fonseca recentemente, ela basicamente optou por fazer algumas refeições apenas com ovos. Mas ela não deu detalhes das quantidades de ovos consumidos ao longo de um dia e nem de quanto tempo a dieta vai durar.

Existem, porém, algumas outras versões da dieta dos ovos que normalmente acabam sendo mais variadas, com as pessoas colocando-os sempre como os principais itens, mas acompanhados de outros tipos de proteínas, como pequenas porções de carnes magras, e saladas.

Dieta do ovo emagrece?

Mas o que realmente as pessoas querem saber é se essa pode ser considerada uma dieta que realmente tem a capacidade de fazer com que as pessoas percam peso em um curto período de tempo, o que normalmente acaba sendo buscado por quem adota dietas mais restritivas.

De uma forma geral, independentemente da estratégia que as pessoas seguem, com determinadas escolhas de alimentos, a perda de peso acontece sempre quando existe um quadro de déficit calórico. Ou seja, quando as pessoas gastam mais calorias do que consomem ao longo de um dia, elas perdem peso.

Os ovos são considerados proteínas magras, com baixa quantidade de calorias, especialmente quando são preparados sem nenhum tipo de gordura adicional. Portanto, quando as pessoas se alimentam com mais ovos do que outros alimentos de um mesmo grupo, muito provavelmente elas terão refeições com menos calorias.

Além disso, o ovo acaba sendo considerado um dos alimentos mais interessantes para as pessoas que treinam musculação com uma certa frequência, ajudando no aumento e no desenvolvimento da massa magra, enquanto os exercícios ajudam a reduzir a quantidade de gordura corporal.

Os ovos possuem diversos elementos que ajudam na construção e no reparo da massa muscular, o que faz com que os resultados na academia apareçam melhor.

A dieta dos ovos faz mal?

Mas uma dieta tão restritiva, a ponto de fazer com que as pessoas consumam apenas ovos, pode causar algum tipo de prejuízo para o corpo? Muitos especialistas afirmam que sim. Existem diversas dietas que são puramente baseadas no consumo de proteína, algumas só com essa categoria de alimentos. Se as pessoas decidem se alimentar apenas com ovos, elas estão optando por uma dieta ainda mais restritiva do que as que cortam carboidratos para focar nas proteínas.

De uma forma geral, qualquer dieta que exclua por completo um grupo alimentar vai fazer com que as pessoas consigam perder peso em um curto período de tempo. E, no caso da dieta do ovo, para quem já adotou uma rotina de musculação, ela pode realmente ajudar no ganho de massa magra de uma forma mais rápida.

O problema se dá especialmente no médio e no longo prazo. De uma forma geral, a grande maioria das pessoas acaba tendo dificuldades para conseguir manter uma dieta tão restritiva por tanto tempo. O corpo precisa de um conjunto de diversos nutrientes para conseguir se manter saudável, e isso é seriamente comprometido a partir do momento em que as pessoas comem apenas um tipo de alimento.

Dentre os principais problemas que podem surgir em uma dieta restrita em proteínas, especialmente à base de ovo, estão questões como a desregulação da flora intestinal e a constipação, já que não há o consumo de fibras necessárias. Além disso, podem surgir problemas como cálculo renal pelo excesso de proteína e outros problemas de saúde devido ao déficit de outros nutrientes.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.