Dieta dos ovos funciona? Saiba como fazer e confira os riscos
Cardápio acabou viralizando nas redes sociais.
Enquanto muitas dietas novas acabam surgindo frequentemente, algumas antigas também acabam se tornando famosas novamente, na medida em que começam a ser compartilhadas e citadas nas redes sociais. Os influenciadores digitais, de uma forma geral, acabaram se tornando as pessoas que acabam mais falando sobre o tema, fazendo com que milhares de pessoas sigam receitas e cardápios na tentativa de perderem peso.
Mais recentemente acabou viralizando nas redes sociais, especialmente no TikTok, a chamada dieta dos ovos. Ela não pode ser considerada como uma novidade, uma vez que ela já esteve dentre as mais procuradas na internet há alguns anos atrás e acabou ganhando uma série de variações. Agora, ela volta a ter força, especialmente dentre perfis gringos na rede dos vídeos curtos.
Para quem está interessado na dieta dos ovos, entenda melhor como ela funciona e também saiba dos riscos envolvidos em adotar essa, que é considerada como uma dieta restritiva.
O que é a dieta dos ovos?
A dieta dos ovos surge a partir de uma mudança na forma como a medicina e a nutrição acabam enxergando o ovo de galinha, que é o mais consumido no mundo inteiro, pode ter no organismo humano. Durante algumas décadas ele acabou sendo considerado como um vilão, especialmente para as pessoas que sofrem com problemas de colesterol e de circulação de uma forma geral.
Mas, nos últimos anos, este foi um paradigma que acabou mudando completamente. O ovo passou de vilão para a posição de um dos alimentos mais saudáveis e recomendados para uma dieta balanceada. Ele é uma das fontes de proteínas mais saudáveis e com poucas calorias que existem no mercado, o que ajuda especialmente quem faz dietas mas ao mesmo tempo realiza atividades relacionadas a crescimento muscular.
Com isso, acabou sendo criada a Dieta dos Ovos, que consiste basicamente em passar alguns dias consumindo apenas ovos cozidos, em todas as refeições. Existem diversas variações em relação a quantidade de dias e também a permissão de consumir outros alimentos, mas a versão que se tornou mais divulgada nas últimas semanas é a que exige apenas ovos nas refeições durante um período de 10 dias.
Em cada uma das três refeições principais que as pessoas fazem em um dia (café da manhã, almoço e jantar), as pessoas podem consumir apenas 3 ovos cozidos. Com isso, a pessoa acaba tendo uma dieta de apenas 900 calorias ao longo do dia.
Existe a possibilidade ainda de ingerir alguns outros alimentos e bebidas como complemento, mas que acabam aumentando um pouco a quantidade de calorias que a pessoa consome durante um prazo de 24 horas, tais como chá verde sem açúcar, maçã, mingau de aveia ou flocos de milho. Cenoura e laranja estão liberadas como lanches ao longo do dia.
Quantos quilos é possível perder com a Dieta dos Ovos?
De acordo com os mais variados depoimentos que podem ser encontrados na internet, incluindo da pessoa creditada como a criadora desta dieta, Arielle Chandler, é possível que as pessoas percam até 5,5 kg por semana. Algumas pessoas afirmam que durante o prazo de dez dias da dieta do TikTok perderam, em média, 10kg.
Perigos da Dieta dos Ovos?
Mas será que este tipo de dieta pode realmente ser considerada como saudável? Na opinião da grande maioria dos profissionais da área da saúde e da nutrição de uma forma geral, a resposta não.
As dietas restritivas, de uma forma geral, acabam não sendo consideradas como recomendadas, pois elas já acabam se baseando apenas na quantidade de calorias que a pessoa consome, sem levar em consideração uma série de outros fatores, como os nutrientes e as vitaminas que o corpo precisa para manter suas funções deforma adequada.
No caso desta Dieta dos Ovos, ela acaba sendo ainda mais nutriente, uma vez que durante os dias nos quais as pessoas consomem apenas ovos elas acabam se privando de uma série de componentes importantes para o corpo e que não podem ser encontrados neste alimento. O ovo, por exemplo, não tem nada de carboidrato, uma das principais fontes de energia.
Além disso, essas dietas também não costumam ser efetivas, pois a tendencia demonstrada pela maioria das pessoas é uma rápida recuperação do peso perdido, já que não é possível manter essa dieta por muito tempo.