Dietas: confira as 5 mais fáceis de seguir, de acordo com os especialistas
Confira alguns dos programas alimentares que podem se tornar mais simples no dia a dia.
Seguir uma dieta realmente não é uma tarefa nada fácil, e muitos especialistas chegam até mesmo a ser contras aquelas que representam uma mudança muito radicam e repentina nos padrões alimentares que as pessoas desenvolvem ao longo do tempo. E, com isso, a tendencia é de que as pessoas desistam da dieta e fiquem frustradas, retomando todos os hábitos alimentares que podem ser considerados como negativos e ruins para a saúde.
Mas muitos especialistas afirmam também que a questão da dificuldade em seguir uma determinada dieta pode estar simplesmente relacionada ao fato dela não estar dentro de algumas características das próprias pessoas. Existem diversos planos alimentares justamente para conseguir contemplar as pessoas que não conseguem se adaptar a uma dieta específica.
De acordo com alguns estudos feitos, os especialistas conseguiram definir aquelas dietas que podem ser consideradas como as mais fáceis de serem seguidas e mantidas pelos pacientes. Confira quais são:
1 – Dieta mediterrânea
Essa é uma dieta que tem como principais características o fato de ter um baixo teor de carboidratos no consumo diário, mas uma quantidade um pouco maior de gorduras boas do que outras dietas. Dentre os principais alimentos estão vegetais, legumes, frutas, grãos integrais, azeite de oliva e peixes,
Ela foi considerada como uma dieta mais fácil de ser seguida pelos pacientes em virtude de aceitar uma grande variedade de alimentos, o que faz com que pessoas de diferentes gostos consigam se adaptar.
2 – Dieta flexitariana
Basicamente essa é uma dieta que pode ser considerada quase como uma alimentação vegetariana, mas acaba permitindo o consumo de carne de forma esporádica, já que ela acaba tendo um interesse maior nas questões de saúde e de perda de peso do que as questões ideológicas por trás da escolha por não ingerir mais carne.
A dieta acaba se tornando mais fácil de ser seguida justamente por acabar tirando um pouco do protagonismo que a carne acaba tendo nas refeições do dia a dia, o que pode acabar se tornando extremamente simples com um esforço mínimo. Mas as pessoas não precisam eliminar completamente a carne, sendo que algumas opções podem ser consumidas em alguns dias. Mas a ideia é realmente transformar as verdura se os legumes como a principal atração do prato.
3 – Dieta DASH
Essa é uma dieta que não acaba tendo a perda de peso como foco principal. Na verdade, ela é recomendada para os pacientes que possuem hipertensão. Mas, na grande maioria dos casos, essa dieta acaba tendo como um dos seus resultados benéficos a perda de peso para os pacientes de uma forma geral. Ela limita a ingestão do sódio e aumenta a quantidade de alimentos que melhoram a circulação cardiovascular de uma forma geral
E como o sódio acaba estando presente em muitos alimentos que se tornam o vilão do peso, como os industrializados e também os fast-foods, ele acaba tendo um impacto positivo em outros aspectos da saúde. Para quem precisa de orientações e recomendações mais concretas sobre a forma como a dieta será conduzida, essa também pode ser uma boa escolha.
4 - Dieta weight watchers (WW)
Este sistema de dieta envolve um sistema de pontos. Algumas pessoas podem ter mais dificuldade para conseguir seguir este tipo de dieta, mas outras pessoas acham até mais simples ter um esquema de pontos para registrar tudo o que está sendo consumido durante o dia.
Uma das principais vantagens dessa dieta é que nenhum alimento acaba sendo riscado da rotina alimentar dos pacientes, sendo que eles precisam apenas controlar as quantidades de acordo com o objetivo. E, neste tipo de dieta, as atividades físicas acabam entrando como uma espécie de “crédito”, o que permite que as pessoas consumam mais alimento e encontrem um equilíbrio.
5 – Dieta low carb
Essa dieta tem como principal foco reduzir a quantidade de carboidratos ingeridos no dia a dia pelos pacientes. É uma dieta que não costuma ser simples para todo mundo, mas em determinadas pessoas costuma ter um efeito muito interessante. Por isso, pode ser uma boa tentar seguir essa dieta por um determinado tempo.
Ela costuma ser mais simples para as pessoas que gostam de consumir mais proteínas no dia a dia, tanto as de origem animal quanto as de origem vegetal.