Dietas: Por que as pessoas abandonam?

Entenda quais são os principais motivos que levam as pessoas a abandonarem as dietas para perda de peso.

Publicado em 07/10/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Começar uma dieta é uma decisão relativamente simples para as pessoas, e até mesmo um dia específico acabou se tornando conhecido como o momento no qual todos os problemas serão resolvidos e, como em um passe de mágica, quem está acima do peso vai começar a comer menos e emagrecer rapidamente: a segunda-feira. Mas, na grande maioria dos casos, essa é uma decisão que não dura muito tempo.

Dietas: Por que as pessoas abandonam?

E isso está longe de ser apenas uma percepção. Diversas pesquisas já foram feitas para entender melhor essa relação com as dietas, e muitas pessoas simplesmente acabam não conseguindo manter a rotina por alguns motivos que se repetem. Um dos principais é justamente a própria dieta, especialmente aquelas que são consideradas como restritivas.

Pesquisadores afirmam que a grande maioria das pessoas decidem entrar em dietas restritivas apenas com o objetivo de conseguir resultados para ontem. E isso acabou se tornando ainda mais evidente em tempos de redes sociais, que fazem com que exista muita comparação entre corpos. E essas rotinas alimentares acabam sendo completamente diferentes da relação saudável com a comida.

Anúncios

Um outro dado que também acaba ajudando a entender melhor os problemas que as pessoas enfrentam para conseguir manter uma dieta por mais tempo foi divulgado a partir de uma pesquisa conduzida pela Associação Brasileira de Nutrologia: 7 em cada 10 brasileiros já tentaram perder peso por conta própria, ou seja, sem a ajuda de um profissional de saúde.

Outros pesquisadores indicam também que adotar padrões alimentares rígidos de um dia para o outro pode favorecer noções de merecimento e punição, o que aumenta os riscos de um ciclo tóxico com a comida. E o próprio organismo acaba travando uma luta contra as dietas, a partir do momento que as pessoas removem, de uma hora para a outra, uma grande quantidade de alimentos de um determinado tipo.

Anúncios

O ideal, portanto, é sempre seguir dietas que são recomendadas por especialistas, mas partindo de um princípio básico: as pessoas devem ingerir menos calorias do que elas gastam ao longo do dia. E isso deve ser mantido de uma forma constante, ou seja, a partir de um consumo mais consciente dos alimentos e, principalmente, com uma boa variedade de nutrientes.

Mas para quem está encarando um processo de reeducação alimentar, confira algumas dicas que podem ajudar no processo:

Mantenha um diário

Uma boa forma de ter um maior controle em relação ao que acaba sendo consumido ao longo do dia é manter um diário com tudo o que se come ao longo de um dia. Além disso, também é importante ter uma noção geral de quanto aqueles alimentos e quantidades acabam valendo em termos de calorias. Desta forma, será possível identificar quais são os principais problemas em relação aos alimentos mais calóricos que estão sendo consumidos no dia a dia e como elas afetam o processo de emagrecimento.

Crie prioridades e tenha objetivos

A partir do momento em que as pessoas iniciam uma dieta ou processo mais profundo de reeducação alimentar, é muito importante conseguir criar algumas prioridades e ter em mente qual é o real objetivo. A partir disso, será possível entender, de uma forma mais efetiva, como ela está conseguindo evoluir e se realmente ela está trilhando o caminho correto.

Não se abale com dias ruins

Dias que acabam sendo considerados ruins para quem está de dieta, ou seja, aqueles que as pessoas cometem deslizes e acabam comendo alimentos que elas não deveriam ou então coma acima das quantidades. Mas é fundamental entender que isso acontece mas que um deslize não precisa necessariamente se tornar uma avalanche. Ou seja, se isso acontecer em um dia, no outro as pessoas podem retomar sua rotina de dieta.

Tenha acompanhamento

O acompanhamento profissional realmente é muito importante e permite com que as pessoas tenham acesso a uma avaliação baseada na ciência e em anos de estudos. Eles inclusive podem indicar caminhos a partir do momento em que a pessoa se sentir perdida e não estiver alcançando seus objetivos. Mas caso a pessoa não tenha acompanhamento profissional, pode ser interessante buscar acompanhamento de amigos e familiares, como forma de incentivo e acompanhamento do progresso.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.