Está sentindo um destes 5 sintomas? Seu fígado pode não estar muito bem...
Confira alguns dos principais sinais relacionados a possíveis problemas no órgão.
Cada órgão presente no corpo acaba tendo uma função bastante específica e que acaba contribuindo para o funcionamento do sistema de uma forma geral. Quando existe algum tipo de problema com o funcionamento de determinado órgão, todo o organismo acaba sentindo de alguma forma.
O fígado acaba tendo um papel muito importante dentro de um sistema maior no corpo, que é o digestório. Ele basicamente acaba se tornando responsável pelo sistema de filtragem do sangue, atuando diretamente na eliminação das toxinas que estão presentes circulando pelo corpo.
Nisso acabam entrando substâncias das mais variadas que são absorvidas pelo intestino e medicamentos, por exemplo. Para que essas toxinas acabem sendo eliminadas do corpo, elas precisam passar por este filtro. Por isso o bom funcionamento do órgão é fundamental, justamente para que este filtro consiga bloquear os mais variados elementos que causam algum tipo de prejuízo para o corpo.
A partir do momento que existe uma quantidade excessiva de toxinas circulando pelo corpo e pelo sangue de uma forma geral, o fígado precisa trabalhar com uma maior intensidade, podendo ficar sobrecarregado e reduzindo a eficácia. Quando isso acontece de uma forma bastante intensa, pode até mesmo parar de funcionar completamente.
Confira alguns dos principais sinais emitidos pelo corpo que podem indicar um problema no funcionamento do fígado de uma forma geral:
Cansaço constante
A sensação de fadiga que aparece de uma forma constante e debilitante pode acabar indicando algum tipo de problema com fígado. Este sentimento permanece mesmo depois que as pessoas acabam passando por um bom período de descanso.
Isso acontece basicamente em virtude da grande força que o corpo precisa fazer para metabolizar as toxinas. Isso resulta não apenas em um maior gasto energético mas também em um possível acumulo de toxinas que podem prejudicar o funcionamento do corpo de uma forma geral.
Mudança na coloração dos olhos
Um dos sinais mais evidentes que o corpo acaba dando em razão de uma possível falha nos fígados é uma mudança na coloração dos olhos, com a parte branca ficando mais amarelada. Isso acontece em função do acúmulo de bilirrubina (substância que aparece quando as células vermelhas do sangue se quebram).
A partir do momento que este sinal é observado, é fundamental que as pessoas pesquisem, de uma forma mais atenta, o surgimento de possíveis doenças relacionadas ao fígado.
Dores na região do abdômen
Alguns tipos de dores que as pessoas podem sentir na região do abdômen também podem acabar indiciando possíveis problemas no fígado, especialmente aquelas que estão mais localizadas na parte superior desta região do corpo.
Essa dor pode ter diversas origens diretas, incluindo o acúmulo de uma determinada quantidade de inflamação devido a hepatite ou esteatose hepática, ou ainda a obstrução biliar causada por cálculos biliares, aquelas pedrinhas que se formam na vesícula biliar.
Essas pequenas esferas que podem ir se formando nesta região do corpo acabam sendo compostas basicamente de colesterol e também de algumas outras substâncias, podendo causar uma dor bastante intensa, já que elas acabam justamente bloqueando o fluxo de bile.
Inchaço na região do abdômen
Além disso, as pessoas também costumam sentir um outro sinal relacionado a área do abdômen, que é justamente o inchaço abdominal. Basicamente este aumento do volume se dá em virtude do acúmulo de líquido que acontece dentro da barriga. Este é um sinal bastante comum em pessoas que sofrem de determinadas doenças, como cirrose, onde o fígado não consegue fazer seu trabalho direito.
Lembrando que o processo de filtragem que o fígado acaba promovendo faz com que exista um equilíbrio de fluidos dentro do corpo, e quando o órgão não está funcionando da forma como deveria este balanço simplesmente não acontece.
Mudanças radicais no peso
Quando as pessoas perdem uma grande quantidade de peso rapidamente, sem que ela esteja fazendo algum tipo de dieta ou passando por uma rotina de exercícios que justifique esta mudança, geralmente é o sinal de que ela está doente. E um dos possíveis problemas pode estar relacionado ao funcionamento do fígado.
Muitos pacientes que identificam problemas e doenças no fígado também acabam sofrendo com a perda de apetite, contribuindo também para a perda de peso de uma forma geral.