Hemorroidas: confira as melhores dicas para evitar o problema
Inflamação acaba causando os mais variados tipos de desconfortos.
A hemorroida é considerada como uma doença que, pelo menos na grande maioria dos casos, não causa problemas de saúde considerados como mais graves para os seus pacientes. Mas, de uma forma geral, acabam causando um certo grau de incômodo que realmente pode atrapalhar, e muito, a qualidade de vida das pessoas.
Ela é basicamente causada quando existe uma condição médica que traz como principal consequência o aumento da pressão nas veias do ânus de uma forma geral. Ela pode ser causada por diferentes motivos, mas um dos principais é um esforço excessivo que algumas pessoas acabam fazendo durante a evacuação.
Essas veias, quando acabam ficando inflamadas e mais dilatadas, podem acabar surgindo tanto dentro do ânus quando na parte inicial do reto, sendo que estes dois locais acabam sendo os que elas aparecem com mais frequência. Mas elas também podem acabar surgindo na abertura anal, que é quando elas acabam se projetando para o lado de fora.
De um modo geral, os principais sintomas acabam sendo os desconfortos causados por essa inflamação, que deixa toda a área muito mais sensível. Isso faz com que muitas pessoas acabem sentindo dores, especialmente quando estão sentadas ou ainda quando fazem atividades rotineiras, como evacuar.
Mas, quando elas não são tratadas de forma específica e quando existe uma piora no quadro de forma gradual, ela pode acabar causando problemas maiores, como sangramento e dores mais intensas, impedindo até mesmo que as pessoas fiquem sentadas durante muito tempo.
Confira algumas dicas para prevenir o surgimento das hemorroidas:
Coma mais fibras
Um dos primeiros passos é conseguir tornar o hábito de evacuar mais tranquilo para o organismo de uma forma geral. E isso acontece quando as pessoas não precisam fazer grandes esforços para conseguir fazer o número 2. Para isso, a ingestão de uma boa quantidade de fibras na rotina alimentar é muito importante. Elas estimulam os movimentos peristálticos e o bom funcionamento intestinal. As fibras costumam estar mais presentes em alimentos como cereais integrais, grãos, vegetais, verduras e bagaços de frutas.
Beba muita água
A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo de uma forma geral, e também acaba sendo importante para conseguir fazer com que o trabalho do intestino se torne mais fácil, ajudando também no processo de excreção do bolo fecal. A água, combinada com as fibras vegetais, acabam contribuindo para a formação da flora bacteriana intestinal e para a redução do mau colesterol no sangue.
Não demore muito para ir ao banheiro
O péssimo hábito que muitas pessoas acabam tendo de simplesmente não ir ao banheiro no momento em que elas sentem vontade também pode acabar se tornando um problema. Quanto mais tempo o bolo fecal que está pronto para ser eliminado fica preso dentro do intestino, maior a chance dele ficar duro e ressecado, o que vai exigir uma maior força no momento em que ele precisar ser colocado para fora.
Não fique muito tempo no vaso sanitário
Uma outra dica importante que muitos acabam ignorando, não dando a sua devida importância, é não passar muito tempo sentado no vaso sanitário quando for fazer o número 2. Isso faz, na grande maioria dos casos, que as pessoas acabem fazendo mais esforço concentrado na região anal e por mais tempo, o que pode acabar causando um aumento da pressão no local e um inchaço generalizado.
Fique atento ao papel higiênico utilizado
O papel higiênico que as pessoas utilizam também pode acabar fazendo a diferença, especialmente para as pessoas que acabam tendo alguma propensão a ter hemorroidas. Atritos repetitivos e pressão em excesso sobre as veias hemorroidais provocados pelo uso contínuo do papel higiênico são alguns dos fatores de risco para o surgimento de hemorroida. Quando eles são mais macios e acabam tendo menos elementos de atrito, podem acabar causando uma redução considerável neste atrito, o que faz com que as pessoas tenham menos riscos de causar a inchaço.
Mantenha uma rotina de atividades físicas
A obesidade acaba sendo outro fator que aumenta os riscos do surgimento das hemorroidas. O sobrepeso aumenta a pressão sobre as veias da região anal de uma forma geral. Por isso, pode ser interessante incluir atividades físicas e ter uma dieta um pouco mais controlada para que este problema seja controlado.