Manchas na pele: confira rotina de skincare para reduzir o Melasma
Confira os principais produtos que ajudam a criar uma pele mais uniforme.
As imperfeições que vão surgindo no rosto com o passar do tempo são os principais alvos das rotinas de skincare adotadas tanto por homens como também pelas mulheres. Além das rugas e linhas de expressões, outros elementos que costumam ter um grande impacto no visual da pele de uma forma geral são chamado de Melasma ou de hiperpigmentação, mas que é popularmente chamada de manchas.
Este é um problema que pode ser encontrado tanto em homens como também em mulheres e acaba sendo causado pelos mas variados fatores, tanto externos quanto internos. Existem pessoas que, geneticamente, acabam se tornando mais propensas a ter este tipo de mancha no rosto. Mas efeitos externos, como a ação do sol, da poluição, bem como a falta de alguns cuidados também acabam criando um cenário mais propenso ao surgimento do problema.
As rotinas de skincare acabam sendo muito interessantes para combater os mais variados tipos de problema que surgem na pele, incluindo o Meslasma, uma vez que ela acaba sendo composta por uma série de cuidados e também de tratamentos que são feitos na pele, sempre seguindo as características individuais de cada pele.
Confira algumas rotinas de produtos que podem ser utilizados para o tratamento deste tipo de problema, bem como algumas dicas gerais que ajudam a manter a pele longe do problema ou a controlar para que as manchas demorem mais para surgirem:
Rotina diurna
Na parte da manhã, as pessoas devem preparar a pele para o que está por vir em termos de rotina. Na maioria dos casos, quando as pessoas possuem compromissos externos, como aulas, trabalho, atividades esportivas, etc, elas acabam expondo sua pele aos raios solares e a poluição. E, mesmo durante o inverno, o Brasil segue tendo uma alta incidência de raios UV na grande maioria do seu território.
Portanto, é importante utilizar produtos que promovam não apenas uma boa limpeza do rosto como também acrescente uma camada de proteção. Além dos sabonetes ou gel de limpeza utilizados para remover as impurezas do rosto, pode ser muito interessante também utilizar protetor solar especifico para o rosto, junto com produtos como hidrantes que tenham vitamina C na sua composição.
Rotina noturna
Já quando as pessoas chegam em casa ao final do dia as pessoas precisam preparar a pele para o descanso e se preocupar em conter os danos do dia. Tudo começa com uma limpeza de pele, com produtos como gel ou sabonete liquido especifico para essa limpeza, podendo ser esfoliante no caso das peles mais oleosas ou que tenham mais problemas de acne e a fins e também pode ser preciso utilizar produtos para remoção de maquiagem.
Já para o tratamento do melasma propriamente dito, é importante optar por séruns que tenham Vitamina C e outros produtos que sejam adequados para redução de manchas. Um outro componente dos produtos recomendados para o tratamento da pele é o Ácido Glicólico, que pode ser encontrado também em muitas opções disponíveis no mercado.
Melasma na gravidez
Um caso muito específico que envolve o surgimento de manchas na pele é o das mulheres que estão grávidas. Mesmo que os homens também acabem sofrendo com o aparecimento de manchas na pele do rosto as mulheres costumam ser aquelas que sofrem mais. Especialmente quando elas estão esperando bebês.
De acordo com os especialistas, o Melasma na gestação não pode ser interpretado como algo considerado como um problema na gravidez de uma forma geral. Na verdade, é considerado como uma característica e uma resposta fisiológica do organismo devido a todas as alterações hormonais advindas com o processo de gestação de uma criança.
Mulheres que já possuem muitos sinais e algumas manchas na pele antes da gestação podem acabar percebendo um aumento tanto na quantidade como também na área em que essas imperfeições acontecem. Mas nem todos os produtos de prevenção podem ser utilizados durante o período de gestação ou ainda do perídio no qual a mulher precisa amamentar.
Por isso, é muito recomendado consultar um dermatologista para entender quais são os produtos recomendados em cada uma das situações.