Ondas de calor: como enfrentar de forma mais saudável

Momentos isolados de alta temperatura exigem alguns cuidados para manutenção da saúde.

Publicado em 08/11/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O Brasil passou recentemente por ondas de calor intensa que foram sentidas em boa parte do território nacional. As temperaturas acabaram se tornando mais elevadas do que a média em diversos estados, mesmo para um país onde as regiões mais acima costumam ter temperaturas mais quentes.

Ondas de calor: como enfrentar de forma mais saudável

Estes fenômenos tendem a se tornar cada vez mais comuns, com dias de calor intenso seguidas por temporais isolados e muito intensos. Eles estão acontecendo em função basicamente de todas as mudanças nos padrões de temperatura do planeta de uma forma geral. E essas ondas de calor acabam tendo que ser enfrentadas de forma diferente das semanas do verão, por exemplo.

Quando as ondas de calor se concentram em poucos dias, de uma forma muito intensa, o corpo humano acaba sentindo os efeitos de uma forma mais contendente. E isso acontece em virtude da dificuldade que o nosso organismo acaba tendo de se adaptar as novas condições de tempo e clima de uma forma geral.

Anúncios

Confira algumas dicas para conseguir enfrentar as ondas de calor de uma forma mais saudável:

Cuidados com os grupos mais vulneráveis

Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas tenham mais cuidados com os grupos que são considerados como mais vulneráveis nestas mudanças bruscas de temperatura. Os idosos, por exemplo, geralmente são mais vulneráveis a este tipo de mudança de temperatura, especialmente os que já apresentam algum tipo de condição medica crônica. Também é preciso tomar cuidado com as crianças nos seus primeiros anos de vida ou ainda pessoas que utilizam determinados medicamentos que afetam a termorregulação.

Mantenha-se hidratado

Anúncios

É fundamental que as pessoas tenham uma atenção redobrada em relação aos níveis de líquidos do corpo de uma forma geral. Por isso, é muito importante que as pessoas consumam bastante água ao longo do dia. Lembrando que nenhum outro líquido será tão eficiente quanto a água natural para que o corpo se mantenha hidratado, uma vez que outras bebidas podem até mesmo acelerar a perda de água do corpo como um todo. O ideal é evitar as bebidas alcoólicas, com cafeína e elevado teor de açúcar.

Consuma menos calorias

A comida que é ingerida nas refeições ao longo do dia também pode acabar tendo um efeito na forma como o corpo vai responder ao calor extremo. O ideal é consumir alimentos que tenham uma menor quantidade de calorias de uma forma geral. Com isso, o corpo vai conseguir metabolizar a comida de uma forma mais fácil, exigindo menos energia, controlando melhor a temperatura interna.

Utilize roupas leves

Durante estes momentos da ondas de calor extremo, é muito importante que as pessoas evitem utilizar roupas pesadas e que cubram completamente o corpo. Hoje em dia existe até mesmo uma maior flexibilização nos locais mais formais, para que as pessoas não tenham que vestir roupas muito pesadas, como ternos. Mas, de uma forma geral, é fundamental que as roupas sejam mais leves e finas.

Utilize protetor solar

Mesmo que a pessoa planeje passar boa parte do seu dia dentro de um ambiente mais controlado, fechado, com ar-condicionado, é muito importante que as pessoas utilizem protetor solar, já que a grande maioria delas vão precisar se deslocar pelo menos em algum trajeto. Além disso, quando a onda de calor é muito intensa, os raios de sol entram com mais força até mesmo dentro de ambientes com janelas. E, mesmo com o protetor solar, é muito importante evitar a exposição direta ao sol nos horários de pico, entre as 10h até às 16h.

Controle bem a temperatura interna dos ambientes

Também é muito importante que as pessoas tenham um controle preciso da temperatura que faz dentro de um determinado ambiente. Com a ajuda de um ar-condicionado tudo fica muito mais fácil, mas nem sempre este recurso está disponível. Neste caso, os ventiladores ajudam a manter o ar circulando. Além disso, nem sempre as pessoas vão conseguir reduzir a temperatura interna de um determinado ambiente mantendo todas as janelas e portas abertas, especialmente nestas ondas de calor. Mas é importante manter o ar circulando o máximo possível.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.