Papel de parede para cozinha: Confira dicas e cuidados
Saiba como deixar este ambiente diferenciado com a utilização destes materiais.
O papel de parede é um item muito interessante para quem busca criar uma decoração diferenciada em determinados ambientes sem contar apenas com a tinta para a pintura das paredes. Ainda existe uma ideia geral de que o papel de parede é feito com os materiais que eram comuns antigamente, que basicamente era o papel trabalhado de determinadas formas. Mas, nos dias de hoje, eles se tornaram muito mais versáteis, feitos de materiais diferentes que atendem diferentes locais.
A cozinha, por exemplo, é um ambiente que pode receber papel de parede sem nenhum tipo de problema. Existem até mesmo determinados espaços dentro da cozinha que acabam sendo muito interessantes para os papeis de parede. Mas, antes de mais nada, é importante entender os diferentes tipos de papeis de parede que podem ser encontrados no mercado.
Papel de parede vinílico para cozinha
Este tipo de papel é muito interessante para um ambiente como a cozinha, que pode ser mais úmido e no qual as pessoas podem acabar sujando as paredes com os mais variados tipos de alimentos. Este tipo de papel de parede é produzido em papel duplex, recebendo também uma camada de PVC. Com isso, ele se torna mais resistente do que a maioria das outras versões de papel de parede que podem ser encontrados no mercado. Além disso, a limpeza também costuma ser mais simples, bastando utilizar um pano úmido com detergente neutro.
Papel de parede de TNT para cozinha
Já este tipo de papel de parede é feito basicamente com algodão, tendo fibras de poliéster e celulose. Essa acaba sendo uma versão interessante destinada a adequar diferentes estilos em virtude da flexibilidade do material. O algodão funciona basicamente como uma esponja, que consegue absorver a umidade e também torna mais difícil o surgimento de manchas. Este tipo de papel também costuma ser mais simples de ser aplicado, bastando aplicar ele diretamente nas superfícies com massa corrida.
Onde aplicar o papel de parede de cozinha?
Uma outra informação que sempre é muito importante em relação a aplicação de materiais como papel de parede é a superfície na qual ele pode ser instalado. É muito comum que as cozinhas tenham azulejos nas paredes, por exemplo. E muitas pessoas acreditam que o papel não possa ser aplicado neste tipo de superfície. Mas os papeis de parede mais modernos podem ser colocados sim por cima do azulejo.
O processo de retirada do papel de parede do azulejo, quando aplicado por cima do azulejo, também se torna muito mais fácil, o que acaba sendo uma escolha interessante especialmente para as pessoas que querem fazer pequenas mudanças em casas alugadas, por exemplo.
É claro que essa aplicação precisa de uma série de cuidados. Qualquer papel de parede precisa ser aplicado em uma superfície lisa. Caso contrário, além de ficar um formato estranho, o papel de parede aplicado em locais que não sejam lisos pode acabar reduzindo muito a durabilidade, já que ele pode rasgar mais rapidamente.
Dicas de estampas de papel de parede para cozinha
Outro aspecto que também é muito importante na escolha é a estampa do papel de parede. É claro que isso sempre vai depender muito do gosto pessoal, mas existem alguns truques que podem valorizar o ambiente. Por exemplo, se a cozinha for um ambiente pequeno, um truque interessante é utilizar listras verticais, que ajudam a dar a impressão de um rodapé direito mais alto.
Além disso, também pode ser interessante optar por cores como o bege, branco ou cinza, todos tons claros e neutros que vão ajudar deixar o espaço parecendo maior e mais leve.
Além das cores, as texturas também são muito importantes. Elas ajudam a tornar o ambiente diferenciado, mas devem ser escolhidas com uma certa sabedoria para não deixar o ambiente muito pesado. Uma dica interessante é optar por texturas mais trabalhadas em espaços específicos da cozinha, como a parte de cima da pia. Com isso, o ambiente vai acabar sendo dividido e ajuda a tornar o espaço até mesmo mais organizado.