Pés femininos: 6 dicas para mantê-los macios e hidratados
Saiba o que fazer para evitar ressecamentos e outros problemas na base dos corpos.
Quando as pessoas pensem em rotinas e cuidados de beleza, a grande maioria delas acabam pensando no rosto, enquanto que algumas também acabam pensando em outras partes do corpo que costumam ficar à mostra, especialmente durante o período mais quente do ano, no qual as pessoas acabam se expondo mais. Mas nem sempre as pessoas acabam prestando os devidos cuidados com os pés.
A ideia não é apenas cuidar dos aspectos físicos dos pés, deixando eles com um aspecto mais bonito, mas ficar de olho principalmente na qualidade de vida que os devidos cuidados com os pés acabam proporcionando. Afinal de contas, qualquer problema nesta parte do corpo costuma realmente atrapalhar a vida de todos, uma vez que os pés, na maioria dos casos, no dia a dia ou está sustentando todo o peso do corpo ou está fechado dentro dos calçados.
É importante manter uma rotina de cuidados específicos com os pés, especialmente os femininos, uma vez que as mulheres costumam ter a base do corpo mais frágeis, especialmente com uma pele que geralmente acaba sendo mais fina.
Confira 6 dicas que podem se transformar em rotinas de cuidados com os pés:
Abandona a lixa e faça esfoliação
A lixa se tornou um item muito utilizado pelas pessoas que desejam remover as células mortas dos pés, tirando aquela casca que vai sendo criada e que, além de deixar os pés muito feios, também acabam deixando o caminhar muito desconfortável. Mas a lixa nem sempre é o item mais recomendado, sendo que a esfoliação acaba tendo um resultado muito mais interessante.
A esfoliação permite com que as pessoas consigam remover células mortas, além de renovar a derme e estimular a circulação. Existem diversos produtos que podem ser aplicados nos pés para que a esfoliação seja feita.
Utilize a água morna
Utilizar a água com uma temperatura muito alta para fazer determinados procedimentos nos pés não é recomendado, pois pode acabar fazendo com que essa parte do corpo se torne ainda mais ressecada. Com isso, todos os cuidados e os produtos acabam tendo o seu efeito reduzido, sem contar na sensibilidade da pele que pode tornar as aplicações ainda mais difíceis.
Mantenha uma rotina de hidratação
Uma rotina nada mais é do que inserir no dia a dia a utilização de determinados tipos de produtos para que os seus efeitos sejam potencializados. No caso dos pés, uma região que acaba estando o tempo todo em fricção com outras superfícies, é muito importante utilizar produtos hidratantes pelo menos 3 vezes por semana, mas pode ser diariamente, caso a situação dos pés esteja de ressecamento muito grave.
Não mantenha os pés úmidos durante muito tempo
Para a grande maioria das pessoas isso é uma realidade. Afinal de contas, elas passam o tempo todo fora de casa, trabalhando, estudando ou fazendo outros tipos de atividades, com os pés fechados dentro de um calçado, retendo todo o suor que é produzido e criando um ambiente úmido. Mas, sempre que possível, é fundamental que as pessoas tenham os seus pés livres destes locais. Além de determinados produtos que podem ajudar a controlar a umidade gerada dentro dos calçados, pode ser importante também utilizar meias de tecidos que ajudam na respiração da pele.
Não use sapatos apertados
Mesmo com todos os cuidados e com as rotinas, nada vai adiantar se a pessoa acabar utilizando calçados apertados durante a maior parte do dia. Estes calçados apertam os dedos, geram desconfortos e criam calos.
Intercale entre os diferentes calçados
Os sapatos que vão sendo utilizados ao longo do dia acumulam essa umidade que vai sendo criada com o suor dos pés. Quando as pessoas ficam utilizando sempre os mesmos calçados, não existe um tempo hábil para que o interior dos calçados seque. E isso vai acabar aumentando a umidade, deixando os pés com cheiro ruim e criando um ambiente que pode acabar dando origem a fungos e outros problemas.
Por isso é sempre recomendado intercalar os calçados, mesmo que todos eles sejam fechados, apenas para que eles tenham um tempo para secar por dentro e manter os pés mais confortáveis.