Preto na decoração de casa, é possível? Confira dicas para utilizar a cor
É preciso ter cuidado para que os ambientes não fiquem muito escuros passem uma sensação de ficarem menores do que realmente são.
O preto é uma “ausência” de cor que agrada muitas pessoas. Em teoria a escuridão realmente pode ser considerada como a ausência de cor em uma determinada superfície ou ambiente, mas sabemos que é praticamente impossível replicar, de forma artificial, essa ausência de cor e itens como uma camiseta ou a tinta de uma parece. Por isso, o preto acaba sendo basicamente uma mistura de tons mais escuros, existindo diversas intensidades.
Se o preto costuma ser bastante utilizado em peças de roupas, por exemplo, nem sempre é uma escolha muito popular quando estamos falando de decoração de ambientes internos de residências, tanto para as coberturas de paredes como também para móveis de uma forma geral. Mas, nos dias de hoje, existe uma tendencia de utilizar cores mais escuras para decoração do interior de imóveis, incluindo o preto.
Mas a escolha exige uma série de cuidados, especialmente diante do grande impacto que as cores acabam tendo em qualquer tipo de ambiente, especialmente os residenciais. Existe uma tendencia de que ambientes que possuem uma grande quantidade de preto em determinados ambientes possam tornar o local pesado e até obsoletos. Mas quando utilizado da forma correta o resultado pode ser muito interessante.
Cor versátil
Durante muitas décadas a decoração de casa considerada moderna sempre seguiu muito a tendencia dos países mais bem desenvolvidos. No caso do ocidente, os Estados Unidos acabaram exportando para o mudo a ideia daquelas casas muito coloridas, com tons pasteis e estampas dos papeis de parede das casas dos anos 50 e 60. E essa tendencia se manteve no Brasil por muitos anos.
Hoje em dia as tendencias de decoração acabam bebendo em fontes globais. E os pretos e as cores mais escuras acabaram se tornando mais do que presentes na decoração de casas, também acabam sendo considerados como uma cor coringa, bastante versátil, na opinião dos mais variados especialistas.
Alguns especialistas em decoração e acabam considerando o preto como uma excelente cor que atende os mais variados estilos, passando pelo décor, do clássico ao rústico. Um dos efeitos que acabam sendo obtidos ao utilizar o preto com inteligência é impotência e elegância no espaço.
Dicas para utilizar o preto na decoração de casas
Utilize como contraste
Para as pessoas que se preocupam com o impacto que o preto terá no ambiente do interior da residência, pode ser interessante utilizar a cor como contraste. Uma grande parede preta com as demais brancas costuma criar um efeito muito interessante, ainda mais quando ela destaca determinados objetos de decoração. O preto também pode ser utilizado de uma forma pontual em partes da mobília ou em itens específicos de decoração.
Trabalhe com brilho e neon
Para as pessoas que querem criar um ambiente mais despojado e divertido utilizando o preto, uma boa dica é combinar elementos que sejam contrastantes relacionados a iluminação. O neon, por exemplo, combina muito bem, que podem ser utilizados tanto com peças de luz que podem ser instaladas na parece como nos móveis. Além disso, o brilho também pode ser acrescentado com alguns truques, como a presença de uma luz focada em um espelho.
Brinque com tamanhos e distância
O preto, quando utilizado em contraste com as cores mais claras, pode acabar se tornando muito interessante para brincar com a sensação que as pessoas acabam tendo em relação ao tamanho das peças. Pintar tetos e a parte de cima das paredes, incluindo a o rodapé, passa a sensação de que a peça não fica mais alta. Uma outra dica de efeito de percepção visual que pode ser obtido com o preto é pintar um cômodo longo e estreito para aproximar visualmente a parede mais distante.
Valorize a iluminação natural
A iluminação acaba sendo um elemento muito importante para qualquer cômodo, mas especialmente aqueles que possuem tons de escuro em maior quantidade. Por conta disso, é muito importante garantir que a luz chegue e preencha este espaço de uma forma geral. Mesmo que a iluminação artificial consiga cumprir o papel, é muito importante garantir também a chegada de uma boa quantidade de iluminação natural dentro dos ambientes.