Prisão de ventre: entenda o que é e saiba como tratar

Problema acaba afetando o organismo das pessoas de uma forma geral.

Publicado em 02/08/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A prisão de ventre é um problema de saúde que normalmente acaba sendo relacionado às mulheres. Mas os homens também podem acabar tendo uma série de dificuldades para conseguir manter uma rotina de idas ao banheiro frequentes. Existem diversos fatores que podem causar esse problema mas, de uma forma geral, para que ele seja considerado como uma doença, a prisão de ventre acaba tendo algumas características.

Prisão de ventre: entenda o que é e saiba como tratar

A prisão de ventre, que costuma ser chamada de uma forma mais técnica como constipação intestinal, acontece basicamente quando os resíduos de fezes se movem muito lentamente através do trato digestivo, ficando duros e ressecados. Isso acaba fazendo com que o organismo tenha que fazer um esforço muito maior para conseguir evacuar, e nem sempre isso acaba sendo possível.

Para que as pessoas possam ser diagnosticadas com este problema de saúde, não existe um número de vezes que a pessoa vai ao banheiro para evacuar que possa ser considerado como referência e decisivo. Os médicos e especialistas afirmam que o intervalo de tempo e duração do tempo em que a pessoa está no banheiro tentando evacuar acabam variando muito de pessoa para pessoa.

Anúncios

Quando as pessoas costumam ficar dois ou três dias sem evacuar no banheiro, mas no momento em que ela vai acaba não sentindo qualquer dificuldade, não existe uma prisão de ventre diagnosticada. Por outro lado, existem pessoas que até conseguem evacuar todos os dias, mas acabam tendo que fazer tanto esforço ou acaba tendo um grande desconforto que pode ser considerada como com prisão de ventre.

O que causa a prisão de ventre?

Existem diversas possíveis causas para a prisão de ventre, sendo que uma das mais comuns são bloqueios que podem ser encontrados no cólon ou no reto. Esses bloqueios também podem acabar acontecendo a partir de diversos motivos, como fissura anal, obstrução intestinal, câncer de cólon, estreitamento do cólon, tumores na região abdominal que pressionam o cólon ou uma condição chamada de Retocele.

Anúncios

Existem também alguns problemas neurológicos que podem fazer com que as pessoas tenham prisão de ventre, como as doenças que afetam os nervos do cólon e reto que podem fazer com que essas partes do corpo não consigam trabalhar de uma forma eficiente para contraírem e movimentarem fezes através do intestino.

Dentre os principais problemas neurológicos que podem acabar causando estes problemas temos a Neuropatia autonômica, a Esclerose Múltipla, a Doença de Parkinson, alguma Lesão Medular e também as consequências de um AVC.

Determinadas doenças que afetam os músculos pélvicos podem causar constipação crônica. Dentre estes problemas temos a inacapacidade para relaxar os músculos pélvios e permitir a evacuação, ou quando os músculos pélvicos não conseguem coordenar o relaxamento e a contratação corretamente ou ainda o enfraquecimento dos músculos pélvicos.

Fatores externos que podem causar prisão de ventre

Além destas doenças ou destes problemas relacionados a saúde das pessoas, existem ainda algumas outras condições externas que acabam afetando diretamente a capacidade que o organismo terá para conseguir evacuar. Um das principais é a baixa ingestão de líquidos, especialmente a água, no dia a dia, pois ela acaba sendo fundamental para a formação de um bolo fecal saudável.

Além disso, alguns momentos específicos da vida da pessoa também podem afetar organismo neste sentido. Viagens, por exemplo, podem fazer com que as pessoas tenham uma maior dificuldade para evacuar, uma vez que elas normalmente acabam ocasionando uma mudança de rotina. Situações de muito estresse também podem acabar causando este tipo de situação.

Além disso, o sedentarismo também pode ser uma condição para o surgimento de prisão de ventre, bem como a ingestão de uma grande quantidade de alimentos de determinados tipos, como produtos lácteos.

Como tratar a prisão de ventre

Laxantes – Essa é uma solução que costuma ser visando o tratamento rápido, mas que não costuma oferecer uma solução quando o problema estiver relacionado a alguma doença mais grave. Apesar de serem vendidos mais livremente, as pessoas nunca devem esquecer que são remédios e que devem ser consumidos com cuidado;

Biofeedback – Ele utiliza determinados dispositivos para relaxar e apertar os músculos da pelve. Durante uma sessão, um tubo especial (cateter) é inserido em seu reto. O terapeuta orienta através de exercícios para relaxar e apertar os músculos pélvicos, alternadamente;

Remédios – Para os casos considerados como de prisão de ventre crônica, existem determinados medicamentos controlados que podem ser indicados, mas somente a partir de uma prescrição médica;

Cirurgia – Em determinados casos mais graves, pode ser necessário um procedimento cirúrgico para remoção do cólon.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.