Quer dormir mais cedo? Tente esses 6 passos para mudar sua rotina
Saiba o que fazer para conseguir ir dormir um pouco mais cedo.
Dormir cedo nem sempre é uma tarefa fácil, mas muitas vezes acaba sendo uma tarefa necessária. Mesmo que, cada vez mais, as pessoas tenham uma maior liberdade para conseguir definir suas rotinas, fugindo um pouco de padrões muito rígidos em relação aos horários, muito do funcionamento da sociedade, de uma forma geral, ainda se concentra no chamado horário comercial que pega o turno da manhã e da tarde.
Existem diversos estudos que afirmam que o organismo das pessoas acaba reagindo de diferentes maneiras com relação aos horários do dia, inclusive em relação aos picos de energia e de produtividade. Basicamente a ciência afirma que nem sempre a dificuldade em acordar cedo pode ser vista apenas como “preguiça”.
Mesmo assim, muitas pessoas acabam não tendo esse poder de escolha e precisam realmente acordar cedo, seja para ir trabalhar, para estudar ou para fazer outras atividades. E quem não consegue ir dormir cedo pode acabar tendo problemas. Para tentar mudar essa rotina, confira estes 6 passos que podem ajudar a fazer com que as pessoas durmam mais cedo.
Identifique a causa da dificuldade em dormir
Antes de mais nada, é muito importante identificar a causa da dificuldade que as pessoas acabam tendo de dormir ou do sono irregular. Essa é uma investigação que pode ser feita de uma forma autônoma, mas também pode ser importante que as pessoas busquem a ajuda de profissionais médicos especialistas no assunto para entender melhor o que faz com que as pessoas não consigam ir dormir cedo.
Em determinados casos, podem ser questões psicológicas que estão afetando a qualidade do sono de uma forma geral. Mas existem algumas outras possíveis causas que também devem ser investigadas, como determinadas dificuldades físicas, que podem acabar sendo identificadas como um problema na respiração, por exemplo.
Tente não pensar nas preocupações do dia a dia antes de dormir
Nem sempre é fácil deixar os pensamentos dos problemas fora do travesseiro. Mas é importante que as pessoas tenham consciência de que, na grande maioria dos casos, os problemas não serão resolvidos no momento em que elas estão indo dormir. Caso seja necessário pensar nos problemas, tire alguns momentos antes de ir dormir para pensar sobre os assuntos, e depois vá dormir.
Crie e siga uma rotina antes de dormir
Também é importante definir uma rotina antes que as pessoas vão para cama dormir. Isso vai fazer com que as pessoas comecem a organizar o cérebro e a mente para direcionar o corpo para descansar. Este conjunto de passos que as pessoas seguem, ao longo de um determinado período, vai condicionando para que o corpo se acostume que está chegando a hora de dormir. São pequenos passos, como tomar um banho, escovar os dentes, colocar o pijama, etc. Mas é importante que se torne realmente uma rotina, ou seja, que se repita outras vezes.
Evite as telas
Este é realmente um dos grandes problemas que as pessoas enfrentam nos dias de hoje. As telas realmente atrapalham o sono, não apenas por acabar estimulando muito o cérebro em um momento no qual ele deve começar a reduzir suas atividades para se preparar para uma noite de sono, como também dificulta a produção de da melatonina, que é o hormônio responsável pela redução do estado de alerta e que depende basicamente da queda na iluminação.
Evite alimentos muito pesados
Os alimentos muito gordurosos costumam sobrecarregar o corpo para que sua digestão seja feita conforme o esperado. E isso faz com que as pessoas tenham uma maior dificuldade para conseguir dormir. Por isso as pessoas que já possuem uma certa dificuldade para dormir devem dar uma maior preferencia para alimentos que sejam considerados mais leves no momento do jantar, como saladas e carnes magras.
Pratique atividades físicas
As atividades físicas praticadas ao longo do dia também podem acabar se tornando poderosas aliadas para quem deseja ter uma noite melhor de sono. Mas atenção, é muito importante que elas sejam feitas em um horário mais afastado do momento em que as pessoas pretendem ir dormir, caso contrário elas podem acabar servindo como um estímulo que também pode atrapalhar o sono.