Roupas de cama: Dicas para escolher as melhores e mais bonitas

Saiba como combinar a roupa de cama com o resto da decoração da casa.

Publicado em 15/07/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

As roupas de cama costumam causar um grande impacto no quarto de uma forma geral. Elas podem ser tanto um complemento da decoração deste espaço como também as estrelas principais. Mas é sempre importante lembrar que elas possuem algumas funções muito práticas, como a de proteger o colchão e também fazer com que o momento de dormir ou de descansar seja mais confortável.

Roupas de cama: Dicas para escolher as melhores e mais bonitas

Na hora de escolher a roupa de cama, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração, especialmente em relação aos diferentes elementos que acabam compondo o conjunto como um todo. Confia algumas dicas para conseguir criar aquele efeito de quarto de hotel ou de pousada na sua casa:

Crie diferentes camadas

Um dos principais segredos para conseguir fazer com que a roupa de cama se torne a estrela principal da decoração é realmente conseguir criar diferentes camadas sobre o móvel. Isso acaba dando um impacto muito interessante, criando um ambiente com um aspecto muito mais aconchegante.

Anúncios

Uma camada extra que pode ser colocada sobre a cama e que geralmente é muito interessante, mas nem sempre as pessoas lembram, é o pillow Top, adicionado do colchão. Muitos colchões mais modernos já são vendidos com essa camada extra, mas pessoas também podem incluir ela por cima solta, o que pode ser interessante pois permite uma troca também.

O kit de colcha, que na maioria dos casso é composto por um cobre-leito e um porta-travesseiros, também pode ser muito interessante. Além de proteger os lenções no dia a dia, eles ajudam a criar ainda mais camadas sobre a cama, passando um ar de conforto. A dica é apostar nos materiais que são levemente acolchoados.

Aposte nos materiais de qualidade

Anúncios

O material base dos itens que fazem parte da roupa de cama também acaba sendo muito importantes, e fazem a diferença não apenas no momento em que o corpo está tocando eles, mas também no visual. Muitas pessoas acabam não conseguindo perceber a diferença até que eles são colocados lado a lado.

O algodão está entre os mais indicados, pois é uma fibra de tecido que tem origem natural e acaba sendo reconhecida por algumas características importantes, como a durabilidade e também a textura. E, com o algodão, podemos encontrar pelo menos dois tipos de tecidos que são base para a confecção dos itens e que podem ser muito interessantes.

Umm dos mais populares é o parcal, que acaba tendo algumas diferenças importantes, como a textura mais densa e também oferece um conforto térmico muito interessante, que pode fazer com que a roupa de cama seja utilizada tanto durante o inverno como durante o verão. Outro tecido que também é muito indicado é o cetim, que possui um acabamento fluido e suave, além de leve e brilho de alta resistência.

Fique de olho nos acabamentos

Mesmo que o acabamento muitas vezes seja um item que as pessoas não prestem muito atenção, eles também vão acabar se tornando fundamentais para criação de um efeito visual. Um bom exemplo de acabamento que ajuda a compor uma decoração é a fronha com abas, que deixa o espaço mais sofisticado. Já o lençol com dobra, além de deixar um aspecto muito bonito para o quarto de uma forma geral, também torna a rotina muito mais prática na hora de arrumar.

Escolhas os tamanhos corretos

Além de ser um problema no momento em que a pessoa estiver utilizando a cama, quando os itens não seguem o tamanho considerado como correto do móvel o aspecto não fica muito interessante, tanto com as sobras como quanto com o tamanho mais curto. Como referência, as pessoas podem ter como base os seguintes tamanhos:

  • cama de solteiro de 88 x 188 cm: largura equivalente a um travesseiro;
  • cama de solteiro king de 96 x 203 cm: largura equivalente a um travesseiro com folga nas laterais;
  • cama de casal de 120 x 200 cm: largura equivalente a dois travesseiros;
  • cama queen de 158 x 198 cm: largura equivalente a dois travesseiros com folga nas laterais e no centro;
  • cama king de 193 x 203 cm: largura equivalente a três travesseiros.
ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.