Saiba como parar de ficar acordado até tarde com estes 6 passos

Siga essas dicas para quebrar o ciclo que muitas pessoas acabam se vendo.

Publicado em 24/10/2022 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Mesmo que existe uma espécie de consenso entre a comunidade médica de que é muito importante que as pessoas durmam uma determinada quantidade de horas todos os dias, que fica na média entre 7 e 8 horas, existem ainda alguns outros comportamentos relacionados ao sono que realmente devem ser observados.

O ato de dormir tarde da noite durante uma série de dias seguidos também pode trazer malefícios para a saúde de uma forma geral, de acordo com uma série de pesquisas. E, nos dias de hoje, existem uma série de estímulos que podem acabar fazendo com que as pessoas realmente não consigam dormir cedo.

Um dos principais problemas é o celular. A grande maioria das pessoas acabam levando o telefone para a cama. Por isso, de nada adianta apenas ir dentar cedo se as pessoas passam horas olhando para a tela do telefone quando está na cama. E, quanto mais as pessoas ficam navegando, mais dificuldade elas podem de pegar no sono.

Saiba como parar de ficar acordado até tarde com estes 6 passos

Anúncios

Um dos grandes problemas de dormir tarde é que essas pessoas raramente conseguem dormir a quantidade de horas necessárias. A nossa sociedade está organizada de forma que obriga a grande maioria dos adultos a acordar mais cedo. E isso faz com que as pessoas que dormem tarde não consigam atingir a quantidade de horas necessárias. Além disso, a qualidade do sono quando já existe uma certa claridade nas ruas também não costuma ser a mesma do que o sono noturno.

Confira alguns passos importantes para conseguir quebrar este ciclo e começar a ir dormir mais cedo:

Investigue e ataque a causa

Anúncios

Antes de mais nada, qualquer mudança de hábito depende muito da forma como a pessoa ataca o problema, e isso depende muito do conhecimento em relação ao que pode estar causando isso. Por isso, é muito importante entender o que realmente está fazendo com que as pessoas vão dormir tarde da noite. E, caso as pessoas não consigam encontrar os motivos sozinhas, existe uma série de médicos e profissionais que podem ajudar, como neurologistas, otorrinolaringologistas, psicólogos e psiquiatras especialistas em sono. Todos estes profissionais acabam atuando em áreas que realmente podem acabar interferindo na qualidade do sono.

Tente trabalhar as preocupações do cotidiano

Uma das principais causas da dificuldade em dormir é o estresse do dia a dia. E isso geralmente acaba estando relacionado as preocupações do cotidiano, que acabam se tornando tão presentes que mesmo quando as pessoas não estão pensando nelas diretamente acabam sofrendo com os seus reflexos. Existem diversas técnicas, como meditação e yoga, que ajudam no processo de esvaziar a mente e não levar os problemas para a cama, com a ideia de que eles raramente acabam sendo resolvidos neste momento e apenas atrapalham a capacidade do corpo e da mente de descansar.

Crie e siga rotinas saudáveis antes de ir dormir

Criar e seguir rotinas antes de ir para cama é uma excelente forma de avisar o cérebro de que ele deve se preparar para o período de descanso. Além disso, seguir esses passos também ajuda muito no alívio da ansiedade, uma das causas de uma má qualidade do sono. A rotina pode ser composta por passos básicos, como escovar os dentes, colocar um pijama, ligar o ventilador, apagar as luzes, etc.

Evite as telas

Um dos passos mais importantes dos dias de hoje e que realmente as pessoas não conseguem seguir: mas é muito importante evitar as telas nos momentos que antecedem o sono. E isso não vale apenas para o smartphone, mas também para a televisão. Se programa para deixar de olhar para as telas antes do começo das rotinas que antecedem o ato de dormir.

Evite alimentos pesados

A alimentação também pode acabar tendo um impacto na qualidade do sono. O ideal é evitar comer e dormir logo na sequência. Também é importante evitar alimentos muito gordurosos, pois eles exigem mais do organismo, o que atrapalha o momento do descanso.

Movimente-se durante o dia

Pratique atividades físicas durante o dia. Isso faz com que o corpo gaste energias acumuladas e ainda produza hormônios que ajudam o corpo a relaxar no momento correto.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.