Saiba identificar se você está lidando com pessoas narcisistas
Confira os principais sinais que devem ser levados em consideração.
O narcisismo é uma característica de determinadas pessoas que podem acabar prejudicando não apenas a relação das mesmas com aquelas que os cercam, como também acaba se tornando uma armadilha que pode fazer com que ela sofra retaliações. Mas, acima de tudo, na grande maioria dos casos podemos afirmar que as pessoas que são narcisistas dificilmente acabam se reconhecendo desta forma.
Uma das principais características das pessoas que podem ser consideradas como narcisistas é o fato dela ter um senso inflado da sua própria importância. Além disso, essas mesmas pessoas acabam tendo uma profunda necessidade de adoração e também de atenção, partindo justamente do pressuposto que elas se consideram muito importantes.
Além disso, existem algumas outras características que normalmente podem acabar sendo encontradas nas pessoas consideradas como egocêntricas, incluindo o fato delas serem extremamente críticas, egocêntricas, manipuladoras e têm um senso de adoração consigo. Elas geralmente também acabam se tornando pessoas que podem ser consideradas como extremamente persuasivas.
Diante do fato de que uma pessoa narcisista se acha mais importante do que tudo e todos os que estão ao seu redor, ela costuma causar uma sensação de inadequação e até mesmo de diminuição daqueles que estão ao redor. E isso pode ter profundas consequências na vida de quem convive com essas pessoas, incluindo algumas que podem causar problemas ainda mais graves do ponto de vista psicológico.
Confira alguns sinais de que você pode estar convivendo com um narcisista.
Falta de empatia
Uma das características mais comuns e fáceis de identificar em uma pessoa que ode ser considerada como narcisista é uma profunda falta de empatia, que é basicamente a capacidade de alguma pessoa dela acabar se colocando no lugar de outras pessoas nas mais variadas situações.
Com isso, dificilmente uma pessoa narcisista vai conseguir entender e aceitar os problemas dos outros, especialmente quando os mesmos estão sendo comprados com os seus próprios problemas. Além disso, a falta de empatia faz com que o narcisista dê pouca importância para os sentimentos dos outros, incluindo dos seus próprios parceiros.
Consegue sempre que os outros façam as suas vontades
As pessoas narcisistas também sempre conseguem que os que estão ao seu redor façam as suas vontades, ou pelo menos tenta bastante até que a situação que está ao seu redor de fato se torne mais favorável. E, na grande maioria dos casos, o grupo ao redor nem consegue ter a real noção do que está sendo feito e como o outro consegue estes resultados.
E isso acontece basicamente a partir de um poder de manipulação. Os narcisistas sempre estão analisando as situações e as pessoas para conseguir deixar tudo da melhor forma possível para que sua situação se torne favorável apenas para ela, ou principalmente para elas. Existe até um termo que costuma ser utilizado para estes abusos psicológicos, que é o gaslighting.
Tem a necessidade constante de ser admirada
Todo mundo gosta de ser admirado em algum nível, especialmente pelas pessoas que estão mais próximas. Mas os narcisistas acabam colocando isso como uma prioridade, fazendo até mesmo com que outros valores acabem sendo superados. Muito mais do que apenas a admiração, essas pessoas estão sempre em busca de validação e consideração positiva.
Quando o foco de uma determinada situação não está no narcisista, ela tende a não gostar do que acontece ao seu redor, e pode até mesmo causar uma série de mal estares e prejudicar outras pessoas que estão ao redor apenas para que a situação volta a ser focada na sua figura.
Exige muita atenção para ela
O narcisista, como acredita ser uma pessoa superior, acaba, na maioria dos casos, se colocando como prioridade em qualquer relacionamento que ele está, incluindo o relacionamento de casal, mas também os relacionamentos de amizade e até mesmo profissionais. Diante disso, ele tende a apagar os que estão mais perto, justamente para que o foco se torne apenas ele ou ela.
Inferioriza os outros
Como técnica de manter o foco somente no narcisista, essa pessoa geralmente acaba utilizando como principal técnica inferiorizar as outras pessoas que estão ao redor, o que com o tempo pode acabar fazendo com que estas pessoas não consigam mais achar que merecem ser tratadas de uma forma melhor.