Saiba quando identificar a necessidade da psicoterapia na adolescência
Entenda como identificar situações que podem ser melhoradas com estes tratamentos.
A adolescência é um período complicado na vida da grande maioria das pessoas. Quando elas se tornam adultas, muitas acabam esquecendo de como confuso é este momento de transição entre a infância e a vida adulta. E isso pode fazer com que muitos pais tenham dificuldades para conseguir lidar com seus filhos adolescentes.
Mas, antes de mais nada, é sempre muito importante entender o que acontece com os adolescentes. A ciência, a mesma por trás da medicina que permite com que as pessoas vivam décadas com mais qualidade de vida, também já identificou alguns dos motivos por trás do comportamento complicado dos adolescentes. As mudanças corporais e causam efeitos no organismo que causam essa instabilidade. Portanto, não se trata apenas de birra ou de mau comportamento, como muitos adultos ainda pensam.
Mesmo assim, existem determinadas situações que podem se tornar mais fáceis tanto para os jovens como para os adultos com a ajuda da psicoterapia.
Quando o adolescente precisa de terapia?
Essa é uma avaliação que nunca deve ser feita de forma generalista, e sim de forma individual, com uma análise caso a caso. Mas existem alguns sinais que podem ser identificados nos jovens e que realmente podem indicar uma maior necessidade de tratamentos como a terapia.
Quando o adolescente demostra estar, frequentemente, em um estado de angústia, por exemplo. Mesmo que este sentimento esteja muito próxima da ansiedade de uma forma geral, a angústia se torna mais crônica, quando os jovens deixam uma série de acontecimentos na sua vida tornem ele sempre angustiado com o que pode acontecer.
O choro também, quando acontece excessivamente e muitas vezes sem um motivo aparente, deve ligar um sinal amarelo. Especialmente quando ele chora em ambientes como a escola ou qualquer outro local público.
A rebeldia é uma característica dos adolescentes de uma forma geral, mas quando eles acabam desafiando e extrapolando os limites impostos pela família, pode ser um motivo para buscar ajuda na terapia, até mesmo para que ele consiga entender o que está acontecendo e os motivos para este comportamento.
Outras situações mais graves, como, por exemplo, quando os jovens passam a abusar de substâncias como bebidas e drogas, ou ainda quando eles desenvolvem problemas como distúrbios alimentares, podem acabar sendo motivo para procurar a terapia.
Principais benefícios da terapia para adolescentes
Autoconhecimento
Um dos principais benefícios da terapia para os adolescentes é conseguir criar um espaço seguro que permita com que ele explore questões que vão permitir com que ele desenvolva o autoconhecimento. Como é um período de mudanças, os adolescentes realmente acabam tendo uma maior dificuldade para conseguir entender o que ele está se tornando. E o medo de discutir isso com a família e com os amigos pode, em muitos casos, fazer com que os adolescentes se mantenham travados. E na terapia os adolescentes podem acabar conseguindo explorar melhor essas questões.
Autoestima
Muitas pessoas acabam achando estranho o fato de muitos adolescentes acabarem sendo muito inseguros no dia a dia. Mas isso acaba acontecendo, na grande maioria dos casos, justamente em função de uma falta de conhecimento próprio. Portanto, ao conseguir se entender melhor, os jovens acabam desenvolvendo também uma maior autoestima.
Administrar pressão e estresse
Muitos adolescentes também acabam se sentindo pressionados bastante nesta fase da vida, especialmente quando eles começam a chegar próximos do final do ensino médio. E nem sempre eles conseguem lidar bem com toda essa expectativa que o mundo cria para eles. A terapia também pode ser um bom momento no qual os jovens vão conseguir aprender a administrar tanto a pressão do dia a dia e o estresse que naturalmente surge.
Comunicação e relacionamentos saudáveis
Especialistas afirmam que algo fundamental para o desenvolvimento de um relacionamento saudável é aprender a se comunicar de forma efetiva com as outras pessoas. E a comunicação é sempre uma via de duas mãos, ou seja, também é preciso aprender a escutar e entender o que está acontecendo. A terapia também pode oferecer as ferramentas necessárias para que os adolescentes consigam desenvolver suas habilidades comunicacionais, ao mesmo tempo que entende a importância de criar bases sólidas para relacionamentos saudáveis, nas mais variadas esferas.