Tosse: 7 opções caseiras para aliviar o sintoma

Saiba como manter a garganta e reduzir todo o incomodo que a tosse causa em nosso corpo.

Publicado em 24/10/2022 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A tosse é um dos sintomas mais comuns de diversos tipos de doenças, especialmente aquelas que, de alguma forma, afetam o sistema respiratório do corpo humano. Do ponto de vista médico, a tosse pode ser considerada como o reflexo natural do aparelho respiratório que surge como consequência de um processo irritativo.

Existem basicamente dois tipos de tosse, de acordo com os profissionais da área da saúde: a tosse seca e aquela que é chamada de produtiva. A tosse seca acaba sendo autoexplicativa, mas a tosse produtiva é aquela que uma determinada quantidade de secreção se movimenta, geralmente com o objetivo de ser eliminada. Mas mesmo nas tosses secas as pessoas podem ter alguma secreção interna.

Como a tosse sempre vai ser considerada como um sintoma, o seu tratamento vai depender da doença que está causando a mesma. Mas existem diversas formas de aliviar a tosse que as pessoas podem estar tendo no dia a dia e que podem ser resultado de alguma doença cujo tratamento acontece em um período mais longo, como um resfriado ou uma alergia.

Tosse: 7 opções caseiras para aliviar o sintoma

Anúncios

Confira algumas opções caseiras que podem ajudar a aliviar a tosse:

Inalação com eucalipto, hortelã e pinheiro

As inalações costumam ser muito indicadas para aliviar a tosse de uma forma geral. Para fazer este tipo de procedimento, geralmente as pessoas precisam contar com determinadas ervas, sendo que eucalipto, hortelã e pinheiro costumam ser bastante recomendados para essas situações, e não possuem qualquer tipo de contraindicação.

Chá de tomilho

Anúncios

O tomilho é um dos temperos mais utilizados na culinária do mundo inteiro. Mas também pode acabar se tornando uma erva e um item natural muito interessante para aliviar a tosse que as pessoas podem ter no dia a dia. As suas propriedades ajudam a eliminar o catarro, além de aliviar a congestão nasal e a dor de garganta.

Suco de guaco com cenoura

Até mesmo alguns sucos podem ser interessantes e ajudar as pessoas que já estão com irritação na garganta de tanto tossir. O guaco é uma erva medicinal muito popular no Brasil e que ajuda a melhorar o fluxo de respiração de uma forma geral, combatendo a tosse e também outros sintomas comuns de doenças como gripes e resfriados. Já a cenoura é rica em antioxidantes, como os betacarotenos, que potencializam a ação do suco de guaco.

Xarope de agrião

Os xaropes geralmente são preparos encontrados nas farmácias. E mesmo que as pessoas não precisem de receita para comprar a grande maioria deles, é sempre importante lembrar que se trata de um medicamento, e portanto deve ser ingerido com cautela. Já as receitas naturais, como o xarope de agrião, costumam ser menos invasivas. O agrião conta com uma substância chamada gluconasturcósido, que tem ação antibacteriana, além de vitamina C e A.

Chá de gengibre

Já para quem prefere uma bebida mais quentinha, o chá de gengibre também pode se tornar uma excelente opção para combater a tosse. Trata-se de uma raiz que conta com uma série de propriedades, como ação antibacteriana e também é um antiviral e um anti-inflamatório natural. Além de aliviar a tosse, ele também ajuda a aliviar os problemas que surgem junto com o sintoma, como dores nas cordas vocais.

Chá de amor-perfeito

Uma outra erva muito popular no Brasil e que pode ser encontrada com uma certa facilidade na grande maioria das regiões. Este chá oferece propriedades calmantes, ajudando a reduzir a tosse seca e também ajuda a manter o sistema imunológico mais forte.

Mel

O mel pode ser considerado como um dos itens naturais mais recomendados para aliviar os sintomas de tosse. Ele acaba sendo ainda mais recomendado se a pessoa está tendo uma crise tosse seca, uma vez que ele ajuda bastante a proteger as mucosas da garganta e também ajuda a reduzir a irritação local. O mel pode ser ingerido das mais variadas formas. Muitas vezes as pessoas preferem consumir ele in natura. Mas ele também pode ser misturado nos chás e xaropes indicados acima, aumentando a sua potência.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.