Onde investir R$ 1 mil por mês? Confira boas opções para aumentar os ganhos
Confira algumas escolhas mais inteligentes para ampliar a possibilidade de retorno.
Começar a investir exige uma série de planejamentos e atitudes que as pessoas precisam tomar no dia a dia, começando por um bom planejamento financeiro. Afinal de contas, de nada adianta as pessoas começarem a guardar dinheiro e investir em alguma opção tendo dividas, já que os juros que acabam incidindo sobre contas atrasadas geralmente costumam ser muito maiores do que as que são pagas mesmo pelos melhores tipos de investimentos encontrados no mercado.
Mas, a partir do momento que as pessoas conseguem arrumar a casa e separar uma determinada quantidade de dinheiro para investir todos os meses elas precisam estudar e entender melhor como este mercado funciona, até mesmo para entender quais são as opções mais seguras ou aquelas que pagam melhor.
Conseguir separar a quantia de R$ 1 mil por mês para conseguir guardar e investir é uma tarefa difícil no Brasil, especialmente para a população que vive com salário mínimo ou menos. Mas, para quem consegue ampliar os seus ganhos, seja através do emprego tradicional ou seja através de negócios e rendas extras, essa quantia pode acabar produzindo um montante interessante, que pode ser utilizado seja para segurança financeira ou seja para adquirir determinado bem.
Confira algumas dicas do que pode ser feito com esta quantia:
Opções mais conservadoras para reserva de emergência
Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas tenham uma reserva de emergência a partir do momento que elas decidem começar a investir na busca de construção de patrimônio. Essa acaba sendo uma reserva que tem como principal objetivo fornecer subsídios para que as pessoas consigam se manter ao longo de um determinado período de tempo, em casos de emergências.
Quando as pessoas perdem o seu emprego, por exemplo. Essa é uma situação que normalmente faz com que as pessoas se desequilibrem financeiramente. E este fundo ajuda a pessoa a manter os gastos mínimos sem que elas tenham que recorrer a opções que podem ser consideradas mais caras, como empréstimos e outras linhas de crédito.
Neste caso, o investimento sempre deve ser feito em opções conservadoras, que ofereçam segurança para que o dinheiro fique parado. Mas a poupança não é considerada como a melhor opção, pois ela geralmente perde para a inflação.
Opções de investimentos para iniciantes e conservadores
A partir do momento que as pessoas decidem começar a investir e já conseguiram criar o seu fundo de emergência, elas podem decidir por continuar apostando naquelas opções que são consideradas como nas conservadoras. Geralmente é a escolha de quem deseja ganhar no longo prazo, sem correr riscos.
Dentre as opções mais interessantes que podem ser encontradas para investimentos nesta categoria temos Tesouro Direto, para CDBs, LCIs, LCAs e fundos de renda fixa. O Tesouro Direto conta com a garantia do Estado, enquanto CDBs, LCIs e LCAs são produtos com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC ).
São investimentos que geralmente são simples de serem feitos, com as pessoas não dependendo de empresas específicas ou de assessorias. A grande desvantagem deste tipo de investimento é o fato de que as pessoas acabam ganhando menos do que outros tipos de investimentos, mas ao mesmo tempo oferecem menor chances de perdas.
Opções de investimentos para moderados e arrojados
Já para os investidores que já possuem uma certa experiencia no mercado e que desejam ganhar mais, ao mesmo tempo que elas correm o risco de perdas, existem diversos outros investimentos que podem ser feitos. Dentre os mais recomendados estão ações, fundos multimercado, fundos imobiliários e debêntures. Dentre os produtos mais interessantes temos crédito privado, CRAs e CRIs.
Mas é importante ressaltar que todas essas opções realmente exigem um maior conhecimento do mercado para que as pessoas potencializem suas chances de ganhar dinheiro. Em muitos casos os investidores acabam tendo que fazer determinados movimentos, diferente das opções mais conversadoras, nas quais as pessoas basicamente colocam o seu dinheiro e esperam.
Além disso, mesmo optando por essas opções mais arriscadas, neste ponto é fundamental que as pessoas entendam o conceito de carteira de investimento, mantendo um percentual dos valores nas opções mais seguras e deixando outra parte para as opções mais arriscadas mas que podem trazer um retorno maior.