5 dicas certeiras para fazer a bateria da moto elétrica durar mais

Saiba como conseguir aumentar a vida útil dessas motos.

Publicado em 11/04/2024 por Rodrigo Duarte.

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Se os carros elétricos ainda são uma realidade um tanto quanto distante de boa parte dos consumidores, uma vez que, mesmo diante da queda dos preços dos modelos disponíveis, os valores acabam não valendo a pena quando comparado com a categoria dos carros a combustão que podem ser obtidos pagando o mesmo preço, as motos elétricas já estão mais próximas.

5 dicas certeiras para fazer a bateria da moto elétrica durar mais

E uma das principais preocupações de todos os clientes que adquirem uma moto elétrica acaba sendo justamente a saúde da bateria. Afinal de contas, ela acaba sendo a principal responsável por permitir que as pessoas consigam chegar em um determinado destino sem ficar presas em um local sem tomada, por exemplo. Sem contar que o tempo de carregamento ainda exige um bom planejamento em relação a sua autonomia.

De uma forma geral, cada modelo de moto vai acabar sendo equipada com um determinado modelo de bateria, fabricado por diferentes tipos de empresas. E cada uma delas deve contar com suas próprias regras e suas próprias formas de cuidados. Portanto, uma das dicas mais importantes é sempre ler atentamente o manual de instruções e seguir as orientações do fabricante.

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Mas existem dicas gerais que normalmente podem ser aplicadas a qualquer modelo de bateria de veículos, podendo ser utilizada tanto para as bateias de motos quanto as de carros.

Cuidado com a temperatura

Antes de mais nada, é sempre importante ter em mente que a temperatura externa costuma afetar diretamente a forma como uma bateira funciona no dia a dia. E isso vale para todas as baterias que temos próximas, incluindo as de smartpthone. A diferença é que as te telefone acabam sendo criadas com tecnologias que deixam ela mais resistentes as mudanças, sem contar que elas demandam menos consumo de energia do sistema.

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Mas, de acordo com as orientações que normalmente são dadas pelas fabricantes de motos, o ideal é que elas sempre sejam armazenadas em locais que estejam com uma temperatura amena, em trono dos 25ª C. Uma outra recomendação é que elas sempre fiquem longe do contato direto com a luz solar.

Recarregue com periodicidade

Normalmente as pessoas que possuem motos elétricas costumam utilizar o veículo com uma certa frequência, o que faz com que elas tenham que recarregar as baterias também com uma certa periodicidade. Mas, em determinados casos, pode ser que as pessoas tenham que deixar a moto parada por um determinado período de tempo maior.

Neste caso, é fundamental que a bateria receba recargas periódicas, pois mesmo com ela parada existe uma perda e essa recarga vai permitir que elas demorem mais para perder sua vida útil. Neste caos, o recomendado é que elas sejam recarregadas, no mínimo, uma vez por mês a cada três meses.

Não armazene a bateria descarregada

Uma outra dica que também é importante e que vale a pena ser levada em consideração é quando as pessoas deixam de utilizar a moto por um longo período ou quando elas acabam mantendo uma bateria considerada como extra por perto. Ela nunca deve ser armazenada completamente descarregada.

O ideal é sempre que a pessoa vai manter uma bateria extra, para que ela possa ser utilizada no dia a dia ou apenas em caso de problema na principal, sempre carregue ela completamente. A dica vale inclusive para quando a bateria vai ficar fora da moto por um breve período de tempo.

Cuidado com o momento da recarga

As baterias também acabam tendo determinados níveis que permitem com que as pessoas consigam aumentar a sua vida útil, ou pelo menos manter elas com as devidas condições de uso por mais tempo. Caso a fabricante da bateria não traga qualquer tipo de informação diferente, o ideal é que ela seja sempre recargada quando estiver com o nível em torno dos 10%.

Fique de olho na vida útil

Mesmo fazendo tudo certinho, é natural que as baterias acabem perdendo um tanto do seu desempenho com o passar do tempo. As baterias utilizadas nas motos, na sua grande maioria, possuem uma vida útil de cerca de 2 mil ciclos. Mas é esperada uma perda de eficiência e “saúde” da bateria, que ao longo dos dois mil ciclos pode chegar a 20%.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.