Os 7 melhores livros de ficção de todos os tempos

Confira uma seleção de leituras obrigatórias.

Publicado em 27/01/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Para quem gosta de ler mas fica em dúvida sobre qual livro realmente vale a pena investir todo o tempo que uma pessoa geralmente acaba investindo na leitura, confira uma lista d de 8 obras de ficção que podem ser consideradas como fundamentais e que devem ser lidas pelo menos uma vez na vida:

Fahrenheit 451

Os 7 melhores livros de ficção de todos os tempos

Considerado como um verdadeiro clássico da literatura distópica, mesmo sendo considerado como uma obra de ficção em muitos casos acaba sendo classificada como uma previsão do futuro. Lançado originalmente no ano de 1950, ele retrata um futuro no qual a humanidade foi proibida de ler, com todos os livros sendo queimados. Os bombeiros, neste cenário, acabam sendo os responsáveis por iniciar os incêndios para acabar com a leitura. Mas algo começa a mudar quando um destes bombeiros conhece uma jovem cheia de imaginação e curiosidades sobre a realidade.

Admirável mundo novo

Outro clássico da ficção que também pode ser considerado como literatura distópica, pois novamente retrata um futuro bastante sombrio e com mudanças importantes na organização social. O personagem principal é Bernard Marx, que passa a questionar o sistema, que mantém a sociedade controlada e de forma uniforme, quando ele descobre uma reserva na qual as pessoas vivem apenas de acordo com os costumes antigos. Um dos grandes atrativos do livro é sua coleção de personagens, bastante profundos.

Frankenstein

Anúncios

Difícil encontrar alguma pessoa que nunca tenha ouvido falar, pelo menos uma vez na vida, do falar na história do monstro e do seu criador. Este acabou se tornando um dos personagens mais influentes da história moderna e da cultura pop de uma forma geral. Mas nem todo mundo teve contato com a obra original, escrito por Mary Shelley. Para quem não conhece a sinopse: Victor Frankenstein é um cientista que dedica todo seu trabalho para dar vida a uma criatura feita com pedaços de cadáveres. Mas, ao conseguir o feito, percebe que não possui qualquer controle sobre aquela criatura, e passa a conviver com as consequências dos seus atos.

Kindred: Laços de Sangue

Este é um livro de ficção lançado oficialmente no ano de 1979 e que pode aparecer classificado tanto como uma ficção científica como uma fantasia. A personagem principal é Dana, uma jovem escritora negra que é transportada misteriosamente para o século XIX, onde vive experiências de escravidão e opressão. Além de trabalhar com estes horrores cometidos em diversos momentos da humanidade, o livro acaba sendo considerado como uma profunda reflexão sobre a história dos Estados Unidos, especialmente focando nas relações raciais.

Um Estranho Numa Terra Estranha

Anúncios

Neste outro livro considerado como clássico, tendo sido publicado no ano 1961, conhecemos a história de Michael Smith, um humano, mas que acabou crescendo muito longe do local que pode ser considerado como seu local de origem. Mais precisamente, ele é um dos humanos que se desenvolveu em Marte, depois que a humanidade colonizou estes planetas. Ele decide retornar para o planeta Terra, mas acaba tendo que lutar e se adaptar completamente a um mundo que ele não conhece. A obra acaba abordando diversos temas importantes, como religião, filosofia e política.

A Guerra dos Mundos

Outra obra considerada como um verdadeiro clássico e que acabou se tornando não apenas bastante influente para o surgimento de outras obras como também bastante estudada por especialistas das mais variadas obras. Publicado originalmente no ano de 1898, o livro narra a história de uma invasão que o planeta Terra sofre por marcianos. Os vizinhos não chegam com uma missão de paz, ameaçando toda a humanidade com suas tecnologias avançadas e superioridade militar. Mais do que uma história de ETs, a obra reflete sobre a posição de superioridade adotada pela humanidade diante de uma possível falta de conhecimento do que existe lá fora, além de criticar o imperialismo.

1984

O livro de George Orwell acabou se tornando uma importante síntese do mundo que vivemos nos dias de hoje. Ele retrata um futuro sombrio no qual as liberdades individuais acabam sendo completamente suprimidas por um governo totalitário. Neste mundo, as pessoas são vigiadas o tempo todo, 24 horas por dia, inclusive dentro das suas casas. E todos os fatos são revistos e acabam sendo reescritos pelo Ministério da Verdade, para que a população saiba somente o que aquele mundo deseja que ela saiba. Mas uma pessoa, Winston Smith, começa uma luta solitária contra este sistema.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.