Estilo Tomboy feminino: Confira dicas de como usar

Aprenda como combinar elementos e peças de diferentes gêneros.

Publicado em 30/08/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O estilo Tomboy feminino já se apresenta dentro do mundo da moda há alguns anos, mas na última década têm se mostrado com força, se tornando mais popular entre mulheres do mundo inteiro. Existe uma ideia inicial de que basta apenas que elas peguem e passem a utilizar roupas masculinas, mas o estilo acaba sendo muito mais complexo.

Estilo Tomboy feminino: Confira dicas de como usar

Existem diversos motivos que acabam explicando essa tendencia de moda se espalhando no mundo inteiro. Mas, de uma forma geral, ela está muito alinhada com a ideia de conforto e identidade que está sendo assumida por diversas culturas. De uma forma geral, as pessoas estão se desprendendo de conceitos que acabaram se tornando limitadores com o passar dos anos.

E, mesmo que seja uma tendência que pode ser descrita como muito atual, as suas origens já possuem quase um século de história. As mulheres passaram a adotar roupas masculinas a partir da Segunda Guerra Mundial, ao mesmo tempo que elas passaram a ocupar locais que antes eram exclusivos dos homens.

Anúncios

Como elas passaram a trabalhar nas mais variadas ocupações e atividades, passaram a buscar por peças de roupas mais confortáveis para o dia a dia, já que grande parte das roupas utilizadas por elas ao longo do tempo nunca foram consideradas confortáveis e funcionais. Uma das expoentes no estilo foi Coco Chanel, que se tornou conhecida como a primeira grande estilista a assumir um look feminino com roupas masculinas. Ela ainda é considerada como uma referência de moda para as mulheres que buscam este estilo mais descolado.

Estilo Tomboy nos dias de hoje

Nos dias de hoje, o estilo acabou passando por algumas adaptações quando comparado com aquele adotado por Coco Channel, por exemplo. Mesmo assim, a ideia permanece o mesmo: a de criar um visual diferente do que ainda é considerado como padrão, misturando elementos que são considerados tanto como masculinos como quanto femininos.

Anúncios

Os itens que mais costumam ser encontrados nestes looks são roupas de alfaiataria, como blazer, camisa de botão, calça social e sapato oxford, confeccionados com medidas femininas ou até mesmo adaptados do guarda roupa masculino

Dicas para adotar o estilo Tomboy

Invista nos detalhes

Antes de mais nada, é muito importante que este look tenha uma boa quantidade de detalhes, que vão acabar fazendo toda a diferença no conjunto final. Eles inclusive vão acabar dando o tom geral da roupa, adaptando ela para as mais variadas situações. Por exemplo, utilizar elementos como óculos escuros, colares e anéis pode ser muito interessante quando o look vai ser montado para um evento durante o dia ao ar livre.

Companha com um corte de cabelo

Para quem realmente quer adotar o estilo, indo além da roupa, uma dica interessante é combinar o visual com um bom corte de cabelo também. Neste caso, pode ser muito interessante apostar nos cortes considerados como assimétricos, sendo que eles ficam muito interessantes tanto em cabelos lisos como nos cabelos cacheados. Aqueles que possuem cabelos crespos e desejam valorizar os fios podem optar pelos cortes big chop ou black power.

Fala combinações ousadas

Como este é um visual que depende muito da mistura de diferentes elementos que, pelo menos do ponto de vista do padrão, não conversam, é muito importante que as pessoas acabem não tendo medo de fazer combinações ousadas para criar um look Tomboy. Por exemplo, um par de tênis pode ser tranquilamente combinado com um conjunto alfaiataria. Neste caso, as cores contrapostas podem ser muito interessantes. Outra dica para combinar peças de diferentes referências é utilizar um terninho alfaiataria com uma calça jeans.

Use e abuse das camisas de botões

Para um bom visual Tomboy, as camisas de botões realmente acabam sendo muito importantes, se transformando basicamente em uma peça coringa. É importante ter diferentes opções disponíveis, tanto em relação as texturas como em relação as estampas. Elas podem ser combinadas de uma forma muito bacana com uma calça, bermuda jeans ou alfaiataria em um tom mais neutro. E a própria forma como a camisa de botões é utilizada já muda o visual, sendo que elas podem ser utilizadas mais fechadas ou mais abertas.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.