Como fazer maquiagem para noite: confira passo a passo para efeito esfumaçado e com brilho

Saiba como obter um efeito na pele que vai chamar a atenção nos efeitos noturnos.

Publicado em 28/08/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Os eventos noturnos costumam exigir uma maquiagem especial para as mulheres. Determinados efeitos costumam combinar muito bem com a vida noturna, como o esfumaçado ou ainda os brilhos de uma forma geral. Mas quem ainda não domina as técnicas pode acabar se perdendo um pouco do que deve ser feito para conseguir o efeito desejado.

Como fazer maquiagem para noite: confira passo a passo para efeito esfumaçado e com brilho

Comece pelo preparo

Antes de mais nada, é muito importante iniciar todo o procedimento com uma boa preparação da pele. Isso passa pela limpeza e pela hidratação, sendo que essas etapas devem acabar sendo feitas de acordo com a rotina de cada pessoa.

Além disso, antes de iniciar a maquiagem como um todo é fundamental que as pessoas apliquem o primer. Existe um mito de que isso deve ser feito apenas por quem tem a pele seca, mas o produto é muito importante e deve ser utilizado tanto por quem tem menos óleo no rosto, optando pelo glow, como por aquelas com a pele mais oleosa, com acabamento aveludado.

Anúncios

O primer também deve ser aplicado na região dos olhos, o que ajuda a aumentar a durabilidade do efeito esfumado. A partir deste momento, as mulheres podem começar a utilizar os produtos específicos para a maquiagem de uma forma geral.

Olho esfumado com brilho, como fazer:

Transição

O primeiro efeito que deve ser feito é uma área de transição, escolhendo uma sombra-marrom para ser aplicada no côncavo. Essa área deve ser feita com a ajuda de um pincel de esfumar que seja mais fofinho, sempre com movimentos circulares para que o acabamento seja feito de uma forma mais precisa. Para quem tem essa região do rosto mais marcada, a sugestão é aplicar a sombra desde a raiz dos cílios até a altura em que, com olhos abertos, seja possível enxergar a sombra.

Lápis preto

Anúncios

O lápis preto será o primeiro item utilizado para iniciar o efeito de esfumado propriamente dito. Ele pode ser também cremoso, de acordo com a preferência de cada uma. O efeito de esfumado deve ser feito com movimentos de vaivém. Na medida em que vão sendo criadas as camadas, a opacidade do efeito vai se formando. A aplicação do lápis deve ser feita até que se obtenha a intensidade desejada.

Sombra líquida glitterinada

Outro item muito importante que deve ser utilizado logo na sequência é a sombra líquida glitterinada, que deve ser aplicada sempre por cima da base preta ou marrom. A cor, neste caso, pode ser da preferência da pessoa. O instrumento ideal é um pincel de cerdas, que ajuda muito nesta etapa. A partir de um local rente aos cílios inferiores, é preciso ir repetindo o processo: utilizando um marrom mais claro como transição, aplicando um pouco de lápis rente aos cílios inferiores, esfumando, e aplicando um pouco de sombra com brilhos.

Delineado e máscara de cílios

Uma dica nesta etapa é fazer um traço com delineador líquido, sempre rente aos cílios superiores. Também é possível fazer o delineado gatinho, que acaba combinando muito bem com este tipo de maquiagem. Finalizando a região dos olhos, o rímel deve ser aplicado e, caso seja o caso, neste momento podem ser colocados os cílios postiços.

Cobertura média de base

A base deve ser passada por cima de tudo. Para este tipo de maquiagem, tendo a noite como principal objetivo, a cobertura mais interessante é a média, com a aplicação de camadas mais finas até que toda a área esteja alcançada com o produto. Neste momento, o recomendado é a aplicação com esponja ou pincel kabuki.

Corrigindo as pequenas falhas

Neste momento o corretivo também surge para conseguir tapar as pequenas imperfeições do rosto, como acnes ou manchinhas. Ele também pode ser aplicado em algumas regiões para reforçar a marcação, como abaixo dos olhos, na testa, no queijo e na ponta do nariz. Lembrando que, para corrigir acnes ou problemas parecidos, a base deve sempre ser do mesmo tom de pele da pessoa.

Efeitos finais

A finalização da maquiagem pode ser feita com um bronzer cremoso, sempre dando batidinhas na pele para não manchar a base. Depois, um blush cremoso nas maçãs e na lateral do rosto é muito importante. E o iluminador finaliza tudo, dando prioridade aos produtos cremosos e translúcidos.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.