Tosse: confira 8 dicas para se livrar do problema

O sintoma nem sempre some apenas com tratamentos medicamentosos.

Publicado em 30/08/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A tosse é um sintoma muito frequente que pode indicar muitas coisas completamente diferentes. Mesmo assim, ela ainda é frequentemente analisada pelos médicos com o objetivo de analisar quadros de saúde dos mais variados e também entender a gravidade de um determinado problema.

Tosse: confira 8 dicas para se livrar do problema

Em termos de funcionalidade do corpo, a tosse acaba tendo uma função muito importante, que é basicamente o reflexo de um movimento interno do organismo que está tentando limpar a garganta e os pulmões de determinados elementos que causam problemas, como agentes invasores de uma forma geral.

A tosse também pode ser definida como um reflexo natural do aparelho respiratório que surge basicamente como uma consequência de um processo irritativo. Existem basicamente dois tipos de tosse: a seca e a produtiva, sendo que a diferença entre as duas é basicamente a presença ou não de muco.

Anúncios

Mas mesmo que a tosse seja um movimento necessário de defesa do corpo, determinadas pessoas acabam tendo crises de tosses mais frequentes, causadas pelos mais variados motivos. Mesmo durante o tratamento de uma doença que esteja sendo apontada como a causa da tosse, pode existir a necessidade de alguns tratamentos e cuidados específicos para controlar a quantidade e intensidade de tosse.

Confira algumas dicas para lidar com as crises frequentes de tosse, lembrando que é fundamental consultar um médico caso os sintomas persistam por muito tempo:

Mantenha a garganta sempre bem hidratada

Anúncios

Um dos principais motivos da tosse que persiste é o fato da pessoa estar com a garganta irritada. Isso pode estar sendo causado pela própria ação do agente estranho no sistema respiratório, mas também pode acabar sendo provocada pelo ressecamento causado na área ou até mesmo por algum machucado causado anteriormente. A água vai ajudar a manter a área bem hidratada para diminuir o atrito.

Utilize umidificadores de ambiente

Outro motivo que faz com que a pessoa comece a tossir mais é o clima quando fica muito seco. E quando a garganta já está com alguma irritação, o clima acaba tornando a região ainda mais sensível. Uma boa forma de controlar a umidade de um determinado ambiente, o que acaba sendo importante especialmente para determinadas regiões do Brasil que apresentam a falta de umidade como característica do clima, é utilizar umidificadores nos locais fechados.

Mantenha o ambiente limpo e arejado

Ambientes fechados tendem a acumular uma grande quantidade de poeira, e este item acaba sendo um dos principais causadores de alergias e irritações que fazem com que as pessoas fiquem tossindo o tempo inteiro. Por isso, é fundamental que os ambientes da casa sejam limpos com mais frequência, bem com os de escritórios ou outros locais nos quais as pessoas ficam muito tempo do seu dia. Além disso, também é importante manter o ambiente sempre muito bem arejado.

Consuma alimentos mais fáceis de ingerir

Alimentos que são mais fáceis de mastigar e de ingerir costumam ser menos arriscados para quem já está com algum tipo de inflamação ou irritação na garganta. Nestes casos, a região costuma ficar muito mais sensível e, com isso, qualquer coisa pode acabar provocando uma pio na região, fazendo com que o organismo entenda como uma possível ameaça. Portanto, é muito importante que as pessoas tenham cuidados em tudo o que vai passar pela garganta nestes momentos.

Faça inalações

Fazer inalações com a ajuda de equipamentos como os nebulizadores pode também ajudar bastante as pessoas que já estão com algum tipo de problema na garganta. O valor, quando chega na região desta forma, acaba sendo muito interessante para acalmar as vias respiratórias inflamadas e ajuda também a manter as mucosas hidratadas. Mas é importante consultar o médico antes de fazer este tipo de procedimento, especialmente quando envolver qualquer tipo de medicamento. Mas fazer inalações apenas com soro já ajuda a dar uma aliviada na área.

Aposte nos gargarejos

Para as pessoas que estão apenas com uma irritação na garganta, mas que ainda não estão com ela muito sensível, pode ser uma boa apostar em gargarejos com água morna e sal. Mas o sal costuma ser um tanto quanto agressivo para as regiões que já estão mais expostas. Por isso, a dica é começar aos poucos, com uma pouca concentração. O sal conta com propriedades anti-inflamatórias muito interessantes para cuidar destes problemas.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.