Feng Shui: confira alguns passos para aplicar na sala de estar

Saiba como deixar este importante cômodo mais aconchegante e receptivo.

Publicado em 28/08/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O Feng Shui é um conjunto de técnicas que foram obtidas a partir de práticas antigas que tem como principal objetivo eliminar as energias negativas dos ambientes. As técnicas acabaram surgindo na China, uma nação que sempre valorizou e respeitou muito a escolha da casa onde a família vai morar, sendo algo crucial para que essas pessoas conseguissem uma vida mais amena e saudável.

Feng Shui: confira alguns passos para aplicar na sala de estar

Um conceito importante de ser entendido para que as pessoas consigam pensar no feng shui é o da casa ser considerada como um organismo vivo. Portanto, da mesma forma que as pessoas precisam tomar alguns cuidados com o seu corpo, elas também precisam tomar cuidado com a sua casa, Por exemplo, muitas vezes é preciso fazer um “detox” nos organismos vivos, que é basicamente conseguir se livrar de itens e elementos nocivos que vão se acumulando com o tempo.

Para conseguir chegar nessa organização, os elementos da natureza acabam sendo muito importantes e levados em consideração para a prática. A partir dos elementos utilizados para um determinado espaço, e na forma como eles são posicionados, estes elementos da vida acabam sendo incluídos para fazer com que a energia circule.

Anúncios

Para a sala de estar, o feng shui acaba sendo muito importante, pois este é o ambiente normalmente que acaba fornecendo o primeiro impacto para quem chega de fora. Além disso, também costuma ser uma peça que fornece o equilíbrio para a casa toda, de uma forma geral.

Confira algumas dicas para aplicar o feng shui na sala de estar:

Iluminação central e direcionada

Anúncios

Um dos pontos centrais do feng shui é que os ambientes precisam estar sempre muito bem iluminados. E isso deve ser feito tanto com a luz natural que pode entrar no espaço como também na adoção da iluminação artificial. Na 2ª opção, é muito importante que as pessoas pensem tanto em uma luz central, que vai preencher o espaço com luz, como também as luzes direcionais, que vão ajudar a remover os cantos e espaços escuros.

Plantas nos quatro cantos

As plantas também são elementos muito importantes dentro de uma organização com base no feng shui. O ideal é que elas sejam levadas para dentro da sala de estar no seu estado natural. Além disso, também é recomendado que exista pelo menos uma espécie de planta em cada um dos quatro cantos da residência. Alguns tipos de plantas acabam sendo os mais recomendados, incluindo Ficus lyrata, Costela-de-adão, Ficus Elastica e Jiboia.

Cristais no centro

Os cristais acabam tendo um papel importante também no feng shui de uma forma geral, capacitando a energia boa e vital que circula pelo ambiente. Por isso, o local mais recomendado para que eles sejam colocados é o centro da casa. Como a mesa de centro geralmente fica neste espaço, pode ser interessante colocar alguns cristais ali.

Opte por materiais naturais

Os itens e materiais naturais costumam ter um efeito interessante para o feng shui da sala de estar. Neste caso, pode ser interessante adotar alguns elementos que combinam muito com este espaço, como madeira, bambu e palha. Eles podem estar presentes tanto em itens decorativos como também nos móveis utilizados no espaço.

Sofá em posição de comando

Uma orientação que geralmente é dada para uma organização feng shui da sala de estar é colocar sempre o sofá na chamada de posição de comando, que é de frente para a porta de entrada, para que os moradores tenham sempre uma visão clara de que está entrando no cômodo.

Controle os sons

Harmonizar os sons também faz parte do feng shui, controlando ecos e excesso de barulho. Neste caso, a dica é usar elementos como tapetes, almofadas, mantas e cortinas, de uma forma estratégica pela sala. Dentre os materiais mais recomendados para estes itens estão linho, veludo, seda e algodão.

Tenha um difusor

Os odores que circulam pelo ambiente também são muito importantes para criar a harmonia geral. Por isso, é sempre muito interessante ter um difusor de aroma. Ele deve ser posicionado em um móvel mais alto da sala, para que o cheiro se espalhe mais facilmente pelo local.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.