Quarto: 8 dicas de decoração que ajudam na qualidade do sono

Escolhas para o cômodo podem influenciar diretamente no momento do descanso.

Publicado em 29/08/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Cada cômodo dentro de uma casa acaba tendo uma função importante na rotina das pessoas, e o quarto acaba sendo fundamental para algo que realmente é muito importante na vida de todos: o momento do descanso. Nem sempre as pessoas conseguem ter o quarto dos seus sonhos, mas algumas escolhas simples podem criar um ambiente que vai ajudar na qualidade de vida e até mesmo na forma como os ocupantes dormem.

Quarto: 8 dicas de decoração que ajudam na qualidade do sono

Diversos elementos dentro do quarto podem acabar fazendo com que a qualidade do sono seja melhor ou pior. É claro que a forma como a pessoa consegue dormir ou não depende de uma série de fatores, e cada um sente isso de uma forma muito particular. Mas pesquisas mostram que algumas escolhas acabem tendo um efeito positivo ou negativo na média.

Por exemplo, uma pesquisa conduzida pela Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, revela que pessoas que dormem em quartos que tenham uma grande incidência de luz acabem tendo noites de sono com baixa qualidade.

Anúncios

Confira algumas dicas de decoração que podem ajudar as pessoas para que elas tenham uma qualidade de sono melhor:

Controle a iluminação

A luz, seja ela natural ou artificial, faz com que o organismo deixe de produzir determinadas substancias que são consideradas fundamentais para que o corpo e a mente entrem em um estado de descanso que vai permitir com que as pessoas de fato peguem no sono. Por isso, é fundamental que o quarto tenha um bom controle de iluminação. Luzes indiretas quentes costumam ser muito indicadas para que as pessoas não tenham que acender a luz principal durante a noite, por exemplo.

Escolha bem a posição da cama

Anúncios

Quando as pessoas dormem em casal na mesma cama e no mesmo quarto, também é preciso tomar alguns cuidados com a posição da cama. Normalmente sempre existe uma pessoa que acorda primeiro, e é importante que a cama fique em uma posição que não faça com que a luz que entra pela porta acabe atingindo o rosto de quem está dormindo. Além disso, também é importante que a cama fique em uma posição que evite barulhos de outros cômodos ou até mesmo da rua.

Tenha um colchão confortável

Existem diversas opções de colchões que podem ser encontradas no mercado, sendo que alguns deles costumam alguns milhares de reais. Mas existem boas opções com preços em conta que podem ser encontradas para garantir um sono tranquilo. É importante que ele seja feito de um material resistente e que ofereça uma boa estabilidade para o corpo, sem que a cama seja muito rígida.

Opte por roupas de cama com mais fios

A qualidade dos tecidos que são utilizados para a produção de roupas de cama também é muito importante e interfere diretamente na qualidade do sono que a pessoa vai ter. O recomendado é escolher aquelas que apresentam composição acima de 400 fios, de preferência de materiais como algodão egípcio.

Mantenha a organização ao redor da cama

Ou criado mudo, que também pode ser chamada de mesa de cabeceira, é um móvel muito importante, que permite com que as pessoas deixem por perto alguns itens que elas costumam utilizar durante a noite. Mas é importante manter o espaço organizado, pois a bagunça acaba também afetando a qualidade do sono, de acordo com diversas pesquisas. Especialistas também recomendam que o celular não fique tão próximo da pessoa durante o sono, pois ele pode facilmente fazer com que a pessoa perca a capacidade de dormir.

Opte pelo azul

Na dúvida de qual cores utilizar na pintura interna de um quarto? Pois o azul pode ser uma boa escolha para quem pensa na qualidade do sono. De acordo com uma pesquisa feita pela Travelodge, após a análise de 2 mil casas britânicas, 58% dos moradores que dormiram em um ambiente com a parede azul relataram acordar mais revigorados. Outras cores que também tiveram um impacto positivo na noite de sono foram o amarelo e o verde.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.